Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí, gurizada. Comprei um pc novo e abaixo vão algumas informações sobre ele:

- Processador Intel Core i5 9600KF 3.70GHz (4.60GHz Turbo) 9ª Geração 6-Cores 6-Threads S/Cooler
- placa-mãe Gigabyte Z390 M GAMING, Intel LGA 1151
- Water cooler Corsair H45 120mm Intel-AMD
- Memória DDR4 Kingston HyperX Fury 8GB 3200MHz Black x2
- Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 2060 Super (1-Click OC), 8GB GDDR6, 256Bit
- HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 256MB
- Fonte Corsair CX550 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo
- Gabinete Gamer Aerocool Aero 500, Mid Tower, Com 1 Fan, Black
- SSD Corsair Force MP510, 480GB, M.2 2280, NVMe, Leitura 3480MBs Gravação 2000MBs

Problemas encontrados:

1) Em todos os programas e inclusive na BIOS a temperatura do PC começa, ao ligar, em 55-60. Após leve uso de navegador ou acesso à Steam já sobe para 98-100 graus. Porém quando eu toco lá ele não aparenta estar nessa temperatura. Creio que queimaria o dedo. Já tive um notebook gamer e sei o que é teclar sobre um processador a 70-90 graus. Já diminui a velocidade dos fans e a temperatura permanece a mesma quando eles estão no máximo. O que pode estar acarretando esse problema? É erro de leitura da temperatura ou realmente está quente e eu não percebi com o toque do meu dedo sobre o "negócio" (não sei o nome, mas ta relacionado ao water cooler) que está sobre o processador.

2) Alguns jogos não consegui obter o melhor desempenho. Exemplo: no Ghost Recon Wildlands quando faço benchmark dentro do próprio jogo ele roda no médio a 55 fps. Aí quando entro no jogo as vezes não passa de 26 e nunca chega em 50fps. Já botei no mínimo e não passa de 45fps. Outro jogo que senti problema foi no COD MW (meu irmão tem um pc praticamente igual o meu só muda as marcas e hz das memorias ram e lá funciona lisinho).

Vocês sabem o que pode estar acontecendo? PC novo, chegou sábado. Comprei na Terabyte. Fiz montagem custom.

• Coordenador
Postado
16 minutos atrás, Guilherme Quevedo disse:

1) Em todos os programas e inclusive na BIOS a temperatura do PC começa, ao ligar, em 55-60. Após leve uso de navegador ou acesso à Steam já sobe para 98-100 graus. Porém quando eu toco lá ele não aparenta estar nessa temperatura. Creio que queimaria o dedo.

Se você olhou em diversos programas e aparece essa temperatura, até mesmo na BIOS, seu PC está fritando. Ou a bomba do water cooler não está ligada corretamente ou a montagem do bloco está ruim.

O radiador de um water cooler não fica quente ao toque como o dissipador de um air cooler. Além disso, se o contato do bloco estiver ruim, o calor nem chega ao cooler direito, de qualquer forma...

• Coordenador
Postado

@Guilherme Quevedo Ele reduz os clocks para a temperatura não subir mais e evitar o desligamento. Se você monitorar os clocks enquanto joga, deve perceber que há quedas brutas (e por isso o baixo desempenho). Veja com o HWMonitor e o MSI Afterburner.

O seu caso é o superaquecimento clássico. Tem algum problema na montagem aí.

Postado

@KairanD Pô, obrigado. Então por isso tenho sofrido com o desempenho. Você acha que qualquer técnico daria conta de verificar o problema e montar certinho ou eu mesmo com ajuda de algum vídeo? Moro numa cidade pequena não tenho muita oferta desse tipo de serviço.

Eu notei algo interessante, não sei se tem a ver. O cara da Terabyte pediu pra eu fazer alguns procedimentos. Fiz o que estava ao meu alcance. Troquei as duas memorias de lugar e acabei "desativando" o dual channel e o desempenho no COD melhorou horrores. Porém de tudo que ele falou nada resolveu o problema da temperatura. Ele falou em remover a bateria da placa e pressionar o botão de ligar do PC durante alguns segundos para resetar ela. Não fiz isso porque achei muito alem da minha capacidade técnica. O que achas? Talvez resolva?

Postado

@KairanD https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img-4014-jpg

adicionado 1 minuto depois

@KairanD Parece que vem do fan

adicionado 4 minutos depois

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img-4015-jpg

adicionado 6 minutos depois

@KairanD Vem daqui de trás https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img-4017-jpg

adicionado 18 minutos depois

Parece que ele vem do FAN do gabinete

adicionado 18 minutos depois

E não do FAN do water cooler

adicionado 20 minutos depois

O fan do Water Cooler é o que está na frente e o do gabinete é o que está atrás mais próximo da traseira?

• Coordenador
  • Solução
Postado

@Guilherme Quevedo O water cooler tem dois componentes que devem ser alimentados: bomba e fan. São dois conectores diferentes. Quando vejo casos de superaquecimento gritantes como o seu, geralmente a bomba não foi conectada ou está ligada de forma incorreta, variando a tensão (quando não deveria).

Você precisa localizar os dois cabos que saem do water cooler e determinar onde estão ligados.

• Curtir 1
Postado

Vai ser difícil, tenho medo de estragar a máquina. Aparentemente o que sai do fan está conectado na placa-mãe no CPU_FAN. O outro sai da bomba mas nao consigo acompanhar pra onde vai. Vou desligar o pc e ver.

Tem um cabo que tem 3 pinos e outro tem 4. Pelo que vi no manual o que tem 3 vai no cpu_fan e o que tem 4 vai no sys_fan. Se esse é o correto, o meu pc está ao contrário.

adicionado 1 minuto depois

Tem que fazer força para tirar esses cabos mesmo?

adicionado 40 minutos depois

@KairanD Removi o cooler e achei o cabo da bomba. Troquei o cabo da bomba e o do fan de lugar e deu certo. Muito obrigado cara, já estava ficando chateado com eles da Terabyte (com razão).

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
9 horas atrás, Guilherme Quevedo disse:

Tem um cabo que tem 3 pinos e outro tem 4. Pelo que vi no manual o que tem 3 vai no cpu_fan e o que tem 4 vai no sys_fan. Se esse é o correto, o meu pc está ao contrário.

O de 3 pinos é a bomba, o de 4 é o fan. As bombas da maioria dos water coolers não são feitas para trabalhar fora da tensão máxima (12V). Ou não ligam ou operam de forma errática, estragando ao longo do tempo. O quarto pino é responsável pelo controle PWM. A bomba tem apenas três pinos, mas ainda pode ser controlada por variação de tensão dependendo da placa-mãe. O problema é esse.

Tem que fazer força para tirar esses cabos mesmo?

Um pouquinho precisa sim. Mas puxe pelo plástico do conector, nunca pelos cabos.

Removi o cooler e achei o cabo da bomba. Troquei o cabo da bomba e o do fan de lugar e deu certo. Muito obrigado cara, já estava ficando chateado com eles da Terabyte (com razão).

Você já verificou as temperaturas e estão ok?

A bomba deve ser conectada em uma das entradas de fans que possa ser controlada individualmente. Isso porque você pode ir na BIOS e colocar em "full speed", fazendo rodar sempre a 12V. O CPU_FAN, além de geralmente operar por PWM, sempre tem essa opção: por isso pedem pra ligar nele. A sua bomba muito provavelmente estava sendo controlada por variação de tensão e, por estar consideravelmente abaixo de 12V, nem ligava. Agora deve estar operando em tensão máxima, mas é bom verificar.

Esse é um erro de montagem básico. Eu esperaria ver um novato fazendo isso (tanto é que já dei a sugestão de cara, porque é bem comum), mas é surpreendente como uma loja do tamanho da Terabyte poderia cometer uma falha tão trivial de montagem. Vai ver o "técnico" nunca montou um water cooler antes...

• Curtir 1
Postado

@KairanD As temperaturas atingem no máximo 55 graus rodando um jogo pesado como o COD ou Wildlands. Melhorou mil vezes o desempenho e já consigo atingir 60 fps no mínimo nesses jogos rodando no ultra. Durante uso leve com navegadores e algum programa como Steam aberto junto não passa de 40 graus. 

Pois é, eu abri um ticket no site deles reclamando primeiro que a partição do HD não estava instalado (apenas estava instalado o SSD de 500gb). Aí não me responderam de maneira satisfatória porque logo descobri esse erro nas temperaturas e eles focaram nisso esquecendo de me ajudarem com o HD. Sozinho eu pesquisei o que podia ser e consegui ativar a partição do HD de 2 TB. Ontem encerrei o ticket e abri outro para focar nas temperaturas. Ainda não me responderam, mas vou reclamar porque pareceu ser um erro amador. Eu mesmo tive que retirar o water cooler correndo risco de estragar a máquina já que nunca tinha mexido nisso.

Enfim, muito obrigado pela ajuda. Foi de grande valia tomar o seu tempo e me dar uma mão. Fiz o correto em procurar esse fórum.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
4 minutos atrás, Guilherme Quevedo disse:

As temperaturas atingem no máximo 55 graus rodando um jogo pesado como o COD ou Wildlands. Melhorou mil vezes o desempenho e já consigo atingir 60 fps no mínimo nesses jogos rodando no ultra. Durante uso leve com navegadores e algum programa como Steam aberto junto não passa de 40 graus.

Ótimo. O Corsair H45 é um cooler forte e essas temperaturas estão dentro do esperado. Vai ficar um pouquinho mais quente em testes de stress.

Apenas confira a questão da rotação da bomba na BIOS. Você deve encontrar o system monitor com as configurações de rotação para cada entrada de fan. Mas parece estar normal.

Pois é, eu abri um ticket no site deles reclamando primeiro que a partição do HD não estava instalado (apenas estava instalado o SSD de 500gb). Aí não me responderam de maneira satisfatória porque logo descobri esse erro nas temperaturas e eles focaram nisso esquecendo de me ajudarem com o HD. Sozinho eu pesquisei o que podia ser e consegui ativar a partição do HD de 2 TB.

Essa do HDD é bem fácil de resolver. Você só precisa digitar "criar e formatar partições do disco rígido" no menu iniciar. Aí você cria uma partição para ele e atribui uma letra de unidade.

Ontem encerrei o ticket e abri outro para focar nas temperaturas. Ainda não me responderam, mas vou reclamar porque pareceu ser um erro amador. Eu mesmo tive que retirar o water cooler correndo risco de estragar a máquina já que nunca tinha mexido nisso.

Não apenas parece ser um erro amador. É um erro amador. A pessoa que montou isso estava muito desatenta ou não tinha conhecimento básico sobre o funcionamento de um water cooler.

Pelos prints que você enviou, parece que configuraram o CPU_FAN para rodar a 100% (conforme o Smart Fan ali, que está em fixed para essa entrada), mas acabaram invertendo na montagem e plugaram no lugar errado.

Eu esperava mais da Terabyte.

Sobre o receio de estragar o computador, o hardware não é tão sensível como a maioria das pessoas imagina. E você certamente pode cuidar da manutenção dele daqui para frente, basta buscar material e ler sobre o assunto. É muito, muito simples.

10 minutos atrás, Guilherme Quevedo disse:

Enfim, muito obrigado pela ajuda. Foi de grande valia tomar o seu tempo e me dar uma mão. Fiz o correto em procurar esse fórum.

Fico contente em saber que as respostas foram úteis. Para marcar um tópico com a tag "resolvido", selecione a melhor resposta. Ele permanecerá aberto (tópicos em nosso site sempre permanecem abertos).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!