Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montei um PC novo e ele não liga nem dá sinal de vida...


Posts recomendados

Montei um PC novo e ele não liga, não dá vídeo, as ventoinhas não rodam e a única luz que aparece é a do cabo de rede, quando conectado na placa-mãe.

Já verifiquei os cabos do painel frontal e estão colocados da maneira correta, portanto, descartei essa opção...

 

Segue a configuração do PC

 

Processador: AMD Ryzen 5 1600, Cache 19 Mb, 3,2 GHz

Placa-Mãe: Asus Prime A320M-K/BR

Memória: HyperX Fury 8GB

Fonte: EVGA 450W 80 plus Bronze

SDD: Kingston A400, 240GB, SATA

Placa de Vídeo: RX570 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Acredito ser o módulo de memória.
Apesar de você não ter especificado, vamos supor que ela tenha uma frequência de 3000Mhz e que esteja setado tal frequência neste módulo. Logo, seria necessário colocá-lo em outro PC, reduzir sua frequência para 2133MHz (desabilitando o XMP ou manualmente) e retornando com ele para seu PC. Assim ele conseguiria dar BOOT caso seja, de fato, isso.


Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Eder Neumann disse:

esta parte é novidade para mim.. .achava que quem controlava isto era a bios e o chipset...

O que citei é um fato, porém tal informação fica na BIOS também.

 

Suponhamos que esteja setado numa determinada BIOS uma frequência "X" e esteja setado no(s) módulo(s) qualquer valor abaixo disso, o PC irá Bootar, porém o oposto não é verdadeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ThiagoLuiz disse:

O que citei é um fato

eu não acredito muito nesta possibilidade...

Do que eu estudei de memórias, elas possuem apenas um controlador de endereços e os módulos em si, não possuindo nenhuma forma de parametrização "persistente", sendo toda a parametrização feita na BIOS e a comunicação feita diretamente entre processador e módulos.

o "clock" das memórias não fica nelas, ele vem da MOBO, as limitações de frequência das operações dos pentes (2400,2666,3000, etc) são devido as limitações de slew-rate e capacitância parasita nas trilhas dos módulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Sugiro que faça o teste de prova.

Compreendo que o ônus da evidência é responsabilidade da parte que alega os fatos.

 

Entendo que ausência de evidência não é evidência de ausência, então pus me pesquisar pois não possuo dois computadores para efetuar o suposto teste. Por enquanto a busca resultou em algumas fontes acerca do assunto mas que não geraram muitos resultados...

https://en.wikipedia.org/wiki/DIMM

https://www.researchgate.net/publication/301412054_Design_of_DDR4_SDRAM_controller

https://www.signalintegrityjournal.com/blogs/8-for-good-measure/post/473-ddr-memory-interface-basics

https://blogs.mentor.com/hyperblog/blog/2017/10/

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/cab4a.pdf

 

Diante disto continuo com resultado inconclusivo.

Espero que você possa me ajudar a sanar esta questão.

 

Voltando ao assunto, partindo do pressuposto que tal "fato" seja verídico, como poderia uma memória nova (que pode ser que não seja aplicada num setup high-end) já vir "programada" em frequencia que talvez não seja suportada pelo restante do setup...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho louvável sua atitude em querer aprender/entender e mesmo buscar informações de fontes fidedignas (afinal, você é engenheiro (somos) e isso faz parte de você (nós)), mas também acho que vale um pouco de crença/confiança, assim como todos que aqui vem precisa se fazer valer.

Não entendo a fundo como funciona os módulos de memória e muito além disso não vejo obrigação em ter que evidenciar algo.

Não é meu ganha pão mas monto computadores para amigos, familiares e terceiros e nos últimos dois meses tal fato ocorreu 2 vezes.

 

12 minutos atrás, Eder Neumann disse:

Voltando ao assunto, partindo do pressuposto que tal "fato" seja verídico, como poderia uma memória nova (que pode ser que não seja aplicada num setup high-end) já vir "programada" em frequencia que talvez não seja suportada pelo restante do setup...

Faz todo sentido seu ponto de vista, porém não sei explicar. O fato ocorreu e solucionei conforme sugeri para nosso amigo fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!