Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Qual sensor utilizar para produto


Posts recomendados

Boa noite, estou realizando um produto para venda, porém estou em dúvida sobre quais sensores utilizar. Mexi somente no Arduíno, mas para venda de um produto iria precisar em um nível bem melhor, minhas dúvidas seriam: 

 

- Qual o melhor sensor de temperatura CC? Iria precisar de um com alto tempo de resposta e precisão na medida. Meu protótipo fiz com o LM35, porém vi que ele oscila demais e o tempo de resposta é muito lento, prejudicando assim o projeto.

 

- É preciso fabricar uma placa própria com as configurações do Arduíno? Não entendo direito, mas no protótipo usei o Arduíno uno, creio eu que para usar em algo comercial não seria nada bom, pois é algo muito caro e muito ruim para fazer ligações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

.'s  de vista rápidos ...

 

-A princípio o lm35 é o mais simples atende bem a projetos comerciais. Ele não oscila sua medição. Você pode ter feito alguma cagadinha básica. A precisão você ajusta no sw fazendo a calibração comparando com um termômetro preciso e guardando os dados na eeprom.

 

-Sim use o arduino só como plataforma de lançamento mesmo. Criar uma placa própria com as conexões personalisadas é melhor pois deixa mais enxuto e claro, mostra mais profissionalismo. Nem precisa ter as configurações do arduíno. Apenas use seu mc atmega e pra gravá-lo use seu arduíno.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Falo isso do LM35 pois quando fiz o protótipo com ele e precisava de um tempo de resposta muito alta, pois ficava na frente de uma lampada de Infra Vermelho, e ele acabava esquentando muito, demorando até 3 minutos para normalizar, a ideia do projeto seria ver essa diferença de temperatura. Em questão de calibração, acho que estava oscilando muito por conta de ter vários sensores na mesma placa, chegava a ter até 40C de diferença.

 

Mas muito obrigado pelas respostas, irei verificar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, yaash22 disse:

Infra Vermelho, e ele acabava esquentando muito, demorando até 3 minutos para normalizar

Caso a temperatura for maior que a que ele suporta, claro, ele não deve ser usado. Tem outros como p.ex. termopar + o ci MC9600 que suporta vários tipos de termopar. O módulo é caro mas só o ci, nem tanto pra o que ele oferece.

Sobre os 3 minutos pra estabilização, a culpa não é toda só do lm35. Seu ambiente e as "cargas térmicas", dissipações no sensor, enfim falta de ajustes térmicos  são os principais responsáveis. Vai ter que avaliar seu sistema termodinamicamente...

3 horas atrás, yaash22 disse:

ter vários sensores na mesma placa, chegava a ter até 40C de diferença.

Também o número não justifica esta diferença brutal. De novo, cagadinhas ou faltam-lhe calos kk. Aproveita pra criá-los kk

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yaash22 ,

 

O LM35 é bastante usado comercialmente, você pode melhorar a estabilização da resposta dele usando um capacitor eletrolítico em sua saída, eu faço isso em alguns projetos.

Quanto aos 3 minutos, isso é algo que você vai ter em todo sensor... se sua lâmpada ficar ligada e depois desligar, ela vai emitir calor na forma de infravermelho por algum tempo, e o sensor vai recebendo isso e continua quente.

Depois , como o LM35 deve estar ligado por fios até o local da medida, ele tem pouca dissipação por ele mesmo, e vai demorar   para dissipar o calor que acumulou até voltar a temperatura ambiente.

 

Quanto a ter vários sensores na mesma placa , se todos eles estiverem no mesmo local e recebendo a mesma radiação térmica, não pode ter essa diferença absurda de 40 graus .... tem alguma coisa errada na montagem ou na ligação.

 

Por ultimo, após passar pela fase do Arduino, você pode montar sua placa usando um Atmega328P com um cristal de 16Mhz , e pode literalmente usar o mesmo código do Arduino nele.

 

Enfim, como disse a @Isadora Ferraz , se prepare para os calos ....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!