Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa á todos! Gostaria de me informar a respeito de Overclock, em especificamente ao i9-9900kf via XTU. Eu não sei muito da área e gostaria de saber se estou fazendo algo errado nesse pequeno over para jogos:
image.thumb.png.32093f22bbcead349e11b59b0a3d9cee.png

A temperatura se manteve OK! Com máximas de 80°C em um ambiente de 35°C (no verão óbvio)

O que eu não devo fazer para queimar...

Valeu rapaziada!

Postado
6 minutos atrás, Cem por cento Gamer disse:

Uma dica boa é você instalar um Water Cooler, ajuda demais a refrigerar o processador

Sim irmão, aqui está com um H100i, mas por conta do calor não adianta tanto não, semana passada era sensação de 40 graus na rua, hoje o processador com esse over fica uns 60~70 graus.

Postado

@Launch o que você deve fazer é instalar uma central de ar no seu quarto depois que essa paranoia de corona vírus der uma maneirada. 

Esse processador que você tem pode passar dos 80ºC segundo a fabricante e você disse que a temperatura do local aí está 35ºC, então fica complicado utilizar esse processador e as demais peças no limite sem oc, imagine com oc. 

Um dos motivos de vermos diferenças em testes com as mesmas peças é a temperatura do ambiente. Onda está fazendo de 20ºC até 26ºC é uma situação, onde está fazendo mais de 30ºC é outra situação. 

Quem quer conforto ao utilizar o computador e durabilidade dele morando em um local que a temperatura passa dos 30ºC tem que comprar uma central de ar. Ventilador não vai resolver.

Postado

@Launch

Pra queimar uma CPU, você precisaria fazer algo de propósito.. Tipo, esquecer que precisa de cooler..

Você só vai saber se fez algo errado, se der algo errado.. Não tem valores fixos, pois isso varia de processador pra processador.. Pode funcionar tranquilo ou pode precisar mexer na tensão de Vcore (Core Voltage).. De novo, só testando..

Dito isso, se quer fazer OC, faça via BIOS.. Melhor e dá mais opções..

Postado
1 minuto atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Launch o que você deve fazer é instalar uma central de ar no seu quarto depois que essa paranoia de corona vírus der uma maneirada. 

Esse processador que você tem pode passar dos 80ºC segundo a fabricante e você disse que a temperatura do local aí está 35ºC, então fica complicado utilizar esse processador e as demais peças no limite sem oc, imagine com oc. 

Um dos motivos de vermos diferenças em testes com as mesmas peças é a temperatura do ambiente. Onda está fazendo de 20ºC até 26ºC é uma situação, onde está fazendo mais de 30ºC é outra situação. 

Quem quer conforto ao utilizar o computador e durabilidade dele morando em um local que a temperatura passa dos 30ºC tem que comprar uma central de ar. Ventilador não vai resolver.

Então, no caso 35ºC foi nos dias mais quentes, mas de agora em diante a máxima está prevista para uns 30 graus, então aqui no quarto ficaria uns 25 graus, o gabinete é bem ventilado também.

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, RS Faria disse:

@Launch

Pra queimar uma CPU, você precisaria fazer algo de propósito.. Tipo, esquecer que precisa de cooler..

Você só vai saber se fez algo errado, se der algo errado.. Não tem valores fixos, pois isso varia de processador pra processador.. Pode funcionar tranquilo ou pode precisar mexer na tensão de Vcore (Core Voltage).. De novo, só testando..

Dito isso, se quer fazer OC, faça via BIOS.. Melhor e dá mais opções..

Entendi, por enquanto está bem estável com essa config que está no XTU. E gostaria de saber de outra coisa, se pode prejudicar o processador ficar aumentando e diminuindo o over, eu aumento quando eu geralmente vou jogar e consequentemente baixo quando não estou jogando, tem problema nisso?

Postado

@Launch 25ºC com a umidade lá em cima com quarto fechado? Isso aí vai te matar aos poucos. 

Dormir com a casa fechada é uma das coisas que as pessoas não fala muito, mas é complicado, porque aí a circulação do ar é barrada, o que aumenta a sensação de calor, mas se for dormir com janela aberta os insetos entram e tem o risco de ladrões invadirem a casa. Pra contra-balancear esse calor de 30ºC pra frente no quarto, só com central de ar. 

Postado
9 minutos atrás, Launch disse:

Entendi, por enquanto está bem estável com essa config que está no XTU. E gostaria de saber de outra coisa, se pode prejudicar o processador ficar aumentando e diminuindo o over, eu aumento quando eu geralmente vou jogar e consequentemente baixo quando não estou jogando, tem problema nisso?

O processador faz isso naturalmente.. Você teria problemas se usasse um Core Voltage muito alto ou deixasse a temperatura fora de controle..

Alias, 4.7GHz é o clock Boost dele, quando todos os núcleos estão sendo usados.. Oficialmente, nem OC você tá fazendo..

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, RS Faria disse:

O processador faz isso naturalmente.. Você teria problemas se usasse um Core Voltage muito alto ou deixasse a temperatura fora de controle..

Alias, 4.7GHz é o clock Boost dele, quando todos os núcleos estão sendo usados.. Oficialmente, nem OC você tá fazendo..

Sim, não é um baita Overclock, mas só queria ter certeza de que não estava fazendo *****, então se eu quiser aumentar o clock dele pra uns 5.0GHz ou mais eu posso? 

Postado
4 minutos atrás, Launch disse:

Sim, não é um baita Overclock, mas só queria ter certeza de que não estava fazendo *****, então se eu quiser aumentar o clock dele pra uns 5.0GHz ou mais eu posso? 

Daria, claro, vendo temperatura e necessidade de mexer na tensão dele.. Mas, 5.0 GHz é meio que o padrão de OC, pra essa CPU..

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, RS Faria disse:

Daria, claro, vendo temperatura e necessidade de mexer na tensão dele.. Mas, 5.0 GHz é meio que o padrão de OC, pra essa CPU..

Entendi! então, pra mim mexer na tensão, eu preciso observar o que? se ele estiver instável?

Postado
3 minutos atrás, Launch disse:

Entendi! então, pra mim mexer na tensão, eu preciso observar o que? se ele estiver instável?

Basicamente, sim.. 

Você consegue subir o clock, até certo nível, deixando a tensão no auto.. Uma hora, ele vai falhar (desligar ou tela azul), por falta de tensão.. Aumentando o Vcore, você consegue aumentar o clock, um pouco mais.. O que mais vai aumentar a temperatura é o aumento de tensão, então você precisaria ajustar bem clock e tensão, pra chegar onde quer, com o mínimo de incremento no Vcore, possível..

Postado
25 minutos atrás, RS Faria disse:

Basicamente, sim.. 

Você consegue subir o clock, até certo nível, deixando a tensão no auto.. Uma hora, ele vai falhar (desligar ou tela azul), por falta de tensão.. Aumentando o Vcore, você consegue aumentar o clock, um pouco mais.. O que mais vai aumentar a temperatura é o aumento de tensão, então você precisaria ajustar bem clock e tensão, pra chegar onde quer, com o mínimo de incremento no Vcore, possível..

Huuum, acabei de fazer um teste com 1,29VCore e 5.1GHz, isso foi o máximo, aumentei pra 5.2GHz e deu tela azul, temperatura ficou entre 75~85 graus, testei jogando o Forza Horizon 4.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Launch disse:

Huuum, acabei de fazer um teste com 1,29VCore e 5.1GHz, isso foi o máximo, aumentei pra 5.2GHz e deu tela azul, temperatura ficou entre 75~85 graus, testei jogando o Forza Horizon 4.

Esse é o caminho..

Só tem dois detalhes: temperatura, que parece OK, considerando as circunstâncias e o consumo dele.. O 9900K, quando está dentro do TDP, não é algo que consome tanto.. Em OC, o consumo sobe bastante.. Tendo fonte e refrigeração adequada, o limite seria a placa-mãe e a CPU..

• Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, RS Faria disse:

Esse é o caminho..

Só tem dois detalhes: temperatura, que parece OK, considerando as circunstâncias e o consumo dele.. O 9900K, quando está dentro do TDP, não é algo que consome tanto.. Em OC, o consumo sobe bastante.. Tendo fonte e refrigeração adequada, o limite seria a placa-mãe e a CPU..

i9-9900KF
2080 Ti
EVGA 850W
Z390-H Rog
H100 

adicionado 0 minutos depois
3 horas atrás, RS Faria disse:

Esse é o caminho..

Mas valeu pela ajuda mano! Só tinha essas dúvidas e sempre ficava com um pé atrás, apesar de eu já ter procurado saber sobre... Tenha uma boa noite!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!