Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer fonte de bancada com fonte ATX de computador


Posts recomendados

boa noite pessoal não sou técnico em eletrônica mais estou tentando fazer uma fonte de bancada usando uma fonte de computador

estou tentando criar uma fonte de bancada com regulagem de tensão bom estou usando um regulador de tensão Lm317 um potenciômetro 10K

um resistor 220 ohm porém esta funcionando em partes porque quando coloco algo para funcionar tipo um motorzinho ele fica oscilando mundo no voltímetro alguém tem algum esquema para uma fonte de bancada que não oscila quando esta em funcionamento ou sabe como resolver esta questão

 

vale lembrar que não entendo nada de eletrônica

 

desde já muito obrigado espero obter alguma ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente testar com outro tipo de carga, diferente de um motor. Motores elétricos alimentados com LM317 exigem alguma proteção no circuito bem como agregar alguns capacitores no circuito. Consulte o datasheet do CI e siga as recomendações.

 

Não espere nada diferente de ajuste de tensão variando de 1,2 Volts até algo como 10 Volts, nunca 12 volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia meu caro muito obrigado pela resposta na verdade a minha esta dando mais ou menos 11,5 voltes quase 12v ela esta perdendo um pouco como disse ela esta funcionando porém esta oscilando quando você disse em colocar um capacitor qual capacitor você me indicaria e como fazer a ligação dele esqueci de falar minha fonte é de 200/máximo 450w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como lhe disse. Olhe no datasheet veja figura 17

https://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm117.pdf

 

Você fala que ela oferece 11,5 Volts quando alimentada com 12 Volts na entrada. Isso deve ser completamente sem carga alguma, que é onde ela é completamente inútil.

Experimente colocar uma carga de 12 Ohms, que é quando ela teria de oferecer 1 Ampere na saída. A tensão de saída não vai chegar a 10 Volts, com certeza..

Para entender isso olhe o gráfico da figura 4 no datasheet.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia faller então você acha esta fornecendo pouca corrente na saída por isso esta variando

se eu aumentar a potencia da fonte para 13,8 resolveria esta questão o seria de outra forma ? me desculpa é que não tenho conhecimento em eletrônica sou apenas um curioso eu já estou batendo cabeça com esta fonte por um mês já e nada de resolver este problema você tem alguma fonte de bancada feita com fonte de pc atx ou conhece algum circuito que me dê tensão de saída sem variar ? porque esta variando muito já busquei muitos vídeos pelo YouTube e nada ou você já viu algum vídeo que você acha que dê certo se tiver visto manda o link pra mim por favor e desde já me desculpa estar tomando seu tempo.

 

 

abraço tenha um bom dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma dica importante é você colocar na entrada do regulador uma tensão de pelo menos uns 3 Volts maior que a máxima tensão regulada que desejas obter na saída da fonte. Pois coloque 18 volts na entrada se quiseres um ajuste até 15 Volts, entendeste...

 

Uma boa alternativa é se colocar como fonte primária uma dessas fontes para notebook, como por exemplo essa dai:

https://www.nodaji.com.br/fontes/notebook/fonte-aut-p-note-sony-vaio-19vdc-4-7a-plug-fujitsu-90o-6-5-x-4-4mm

 

Outra dica importantíssima é a de colocar um super dissipador no CI regulador. Exagere nessa hora, não poupe dissipador..

 

Igualmente importante é a elaboração da fiação do CI que deve ser a mais curta possível e se possível auto portante (sem placa de circuito impresso), com fiação a mais curta possível e de boa bitola de fiação. acima de 1 mm quadrado de área da secção do fio.

 

Tem diversos tópicos por ai nos fóruns descrevendo esses tipos de arranjo de fontes. Dê um bela lida neles, certamente vai ajudar.

Vou te citar dois, de minha autoria:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!