Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer fonte de bancada com fonte ATX de computador


Posts recomendados

boa noite pessoal não sou técnico em eletrônica mais estou tentando fazer uma fonte de bancada usando uma fonte de computador

estou tentando criar uma fonte de bancada com regulagem de tensão bom estou usando um regulador de tensão Lm317 um potenciômetro 10K

um resistor 220 ohm porém esta funcionando em partes porque quando coloco algo para funcionar tipo um motorzinho ele fica oscilando mundo no voltímetro alguém tem algum esquema para uma fonte de bancada que não oscila quando esta em funcionamento ou sabe como resolver esta questão

 

vale lembrar que não entendo nada de eletrônica

 

desde já muito obrigado espero obter alguma ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente testar com outro tipo de carga, diferente de um motor. Motores elétricos alimentados com LM317 exigem alguma proteção no circuito bem como agregar alguns capacitores no circuito. Consulte o datasheet do CI e siga as recomendações.

 

Não espere nada diferente de ajuste de tensão variando de 1,2 Volts até algo como 10 Volts, nunca 12 volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia meu caro muito obrigado pela resposta na verdade a minha esta dando mais ou menos 11,5 voltes quase 12v ela esta perdendo um pouco como disse ela esta funcionando porém esta oscilando quando você disse em colocar um capacitor qual capacitor você me indicaria e como fazer a ligação dele esqueci de falar minha fonte é de 200/máximo 450w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como lhe disse. Olhe no datasheet veja figura 17

https://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm117.pdf

 

Você fala que ela oferece 11,5 Volts quando alimentada com 12 Volts na entrada. Isso deve ser completamente sem carga alguma, que é onde ela é completamente inútil.