Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Tempo de boot arduino uno


Posts recomendados

Percebi que quando ligo o arduino uno/nano

ele demora uns segundinhos para começar a atuar, piscando umas luzes até ficar pronto...

creio ser a demora que ele leva para dar o boot e se "encontrar"...

 

Alguma maneira de acelerar isso?

pois ele demora assim mesmo para o código mais básico como piscar um LED...

 

Alguma opção mais rápida (neste boot), que seja barata de MC a me indicar?

 

Obrigado

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso não tenha como, mais umas rapidinhas mas não muito óbvias...

-coloque-o para dormir com consumo quase zero e acorde com qualquer evento

-pra aplicação final,  grave sem bootloader: vai economizar espaço e de repente liga mais rápido.

 

Ah thá me lembrei... aquelas piscadelas não devem ser da sua aplicação ou do seu mc e sim do m. controlador adicional que está na placa. Pra comprovar, remova seu mc (se estiver num soquete) e monte o pisca num protoboard...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sabia que dava pra gravar sem boot loader, vou pesquisar sobre o assunto.

A versão que estou usando, neste teste, não sai o CI da placa.

Mas é bom saber que pode ser referente ao resto dos componentes da placa.

 

Valeu pelas dicas..

adicionado 29 minutos depois

Perguntinha básica: se eu gravar meu código no arduino através de um destes (Gravador AVR USBasp),

Ele estará gravado sem o bootloader (mesmo que ainda soldado na placa)?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Blumer Celta ,

 

Bom, uma vez programado o seu Arduino, você pode ler todo o Atmega328 com um desses USBASP da vida, e pode sim gravar em um outro chip igual, numa plaquinha, basta colocar um cristal de 16Mhz e dois capacitores de 18 pF e pronto, vai rodar. Só que tem de saber certinho como fazer isto ....

 

Esse delay é do sistema do Arduino, quando você liga ele faz algumas coisas e demora um pouco para executar imediatamente o programa.

 

Se você usar um outro compilador C e fizer o programa com ele, verá que a execução é imediata. Só que vai ter de sofrer um pouco mais do que fazer tudo na IDE do Arduino ...

 

Paulo

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Adquira um gravador USBASP e faça a gravação via ICSP (aqueles 6 pinos da placa UNO/NANO) sem bootloader.

Pra isso você gera o código HEX pela IDE (CONTROL+ALT+S) , e através do soft de gravação como o PROGISP que eu uso você grava o uC. A execução é imediata.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, aphawk disse:

@xyko-2020 ,

 

Grande amigo, faz tempo ein ?

Saudades dos velhos tempos né ?

 

Um abraço !

 

Paulo

Grande Paulo. 

Em tempos de "reclusão doméstica" imposta por um certo "bichinho", lembrei que tinha o FCH pra me ocupar e ser útil. Só em 3 dias, já estou ficando viciado aqui novamente.🤗

Grande abraço!

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só pra esclarecer o tempo

Em 25/03/2020 às 12:13, Blumer Celta disse:

...ele demora uns segundinhos para começar a atuar, piscando umas luzes até ficar pronto...

creio ser a demora que ele leva para dar o boot e se "encontrar"...

 

 

Só para esclarecer, é isto mesmo. O arduino fica aguardando os dados na serial pelo  bootloader. Por isso, é importante não receber nenhum dado de outros equipamentos pela serial neste tempo. Pode ser que, por acaso, os primeiros bytes coincidam com os mesmos que o bootloader identifica que é para gravar o chip.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...