Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fx 8300 a 4ghz caindo clock!


SkyBuster

Posts recomendados

Fala ae galerinha do forum, preciso de uma ajuda aqui, possuo o computador que mostra ai no meu perfil, ontem e hoje estive tentando manter meu fx 8300 em um clock que nao seja stock e estável, porém é pessimo essa placa-mãe por causa dos VRMS, fiz essa gambiara da foto, para aliviar um pouco dessa temperatura, sei que tem os heatsinkers para colocar nos VRMS, mas não acho de jeito nenhum aqui no brasil pra comprar. Vamos ao assunto, estou com o clock na bios a 4GHZ e a vcore em 1.368(creio que seja a padrão), passei o RealBench e passou normal porém percebi que no HWMonitor a minima que bate é 2.9GHZ creio que seja devido aos VRM caindo o clock para diminuir a temperatura (maximas de 75 graus), teria algum jeito de resolver isso sem ter que trocar o cooler cpu ou fazer alguma gambiarra nas vrm, como alguma config nas bios ? trocar de setup está fora de mão.

Screenshot_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkyBuster pode ser duas coisas CPU esquentando de mais (clássico dos FXs) ou pode ser o VRM da placa-mãe que ta esquentando de mais olhe as temperaturas no HWmonitor e sobre essa gambiarra não vai funcionar não viu pois não tem uma chapa de algum metal para tirar o calor dos VRM você ta basicamente jogando ar frio em algo quente esperando que ele esfrie

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, SkyBuster disse:

sei que tem os heatsinkers para colocar nos VRMS, mas não acho de jeito nenhum aqui no brasil pra comprar.

 

https://informatica.mercadolivre.com.br/thermal-pad

 

https://eletronicos.mercadolivre.com.br/pecas-componentes/dissipadores/

 

Bom, tem de dar uma filtrada, mas tem opções por aqui.. A não ser que queira um mais específico ou sei lá...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@SkyBuster pode ser duas coisas CPU esquentando de mais (clássico dos FXs) ou pode ser o VRM da placa-mãe que ta esquentando de mais olhe as temperaturas no HWmonitor e sobre essa gambiarra não vai funcionar não viu pois não tem uma chapa de algum metal para tirar o calor dos VRM você ta basicamente jogando ar frio em algo quente esperando que ele esfrie

bom saber, pois não notei muita diferença mesmo, mas sou meio esquecido ou poderia ta louco de que não tinha feito diferença.

 

6 minutos atrás, RS Faria disse:

 

https://informatica.mercadolivre.com.br/thermal-pad

 

https://eletronicos.mercadolivre.com.br/pecas-componentes/dissipadores/

 

Bom, tem de dar uma filtrada, mas tem opções por aqui.. A não ser que queira um mais específico ou sei lá...

vou dar uma olhada, o thermal pad tem muita diferença pro dissipador?, tem algum problema o dissipador ser um pouco maior que o vrm? pois vejo que não tem nenhum com a medida certa, só bem proximo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, SkyBuster disse:

vou dar uma olhada, o thermal pad tem muita diferença pro dissipador?, tem algum problema o dissipador ser um pouco maior que o vrm? pois vejo que não tem nenhum com a medida certa, só bem proximo mesmo.

É pra usar os dois em conjunto.. Thermal Pad embaixo, dissipador em cima..

 

E não precisa se um pra cada MOSFET.. Nenhuma fabricante faz isso.. Poderia usar um, de um tamanho um pouco maior que a area do VRM, em si..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8 minutos atrás, RS Faria disse:

É pra usar os dois em conjunto.. Thermal Pad embaixo, dissipador em cima..

 

E não precisa se um pra cada MOSFET.. Nenhuma fabricante faz isso.. Poderia usar um, de um tamanho um pouco maior que a area do VRM, em si..

entendi, vou ver o que faço aqui, sobre o thermal pad, eu colocaria em cada mosfet ou posso colocar na area do vrm mesmo (duvida bem grotesca) mas creio eu que seria melhor corta do tamanho dos mosfets e colocar o dissipador em cima, correto? vou ver o que faço, valeu ae rapaziada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkyBuster

 

Pode ser na área.. Um exemplo de uma placa da Gigabyte

 

GIGABYTE%20Z390%20Aorus%20Pro%20WIFI%20M

 

Fonte - https://www.anandtech.com/show/14111/the-gigabyte-z390-aorus-pro-wifi-motherboard-review/2

 

Thermal Pad cobre até mais que os MOSFETS ali e o dissipador vai por cima.. Na placa do link, o dissipador é preso à placa-mãe, então diria pra não usar Thermal muito espesso, ou ele vai virar um cobertor, invés de ajudar na transferência térmica..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, RS Faria disse:

@SkyBuster

 

Pode ser na área.. Um exemplo de uma placa da Gigabyte

 

GIGABYTE%20Z390%20Aorus%20Pro%20WIFI%20M

 

Fonte - https://www.anandtech.com/show/14111/the-gigabyte-z390-aorus-pro-wifi-motherboard-review/2

 

Thermal Pad cobre até mais que os MOSFETS ali e o dissipador vai por cima.. Na placa do link, o dissipador é preso à placa-mãe, então diria pra não usar Thermal muito espesso, ou ele vai virar um cobertor, invés de ajudar na transferência térmica..

isso que eu tava vendo mesmo, tava pensando em algum jeito de pegar uma dissipador exemplo desses da foto mesmo, e fixar junto dos parafusos que fixam a placa-mãe, matando 2 coelhos com 1 cajadada só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Esse cooler do processador inevitavelmente vai ter que ser trocado, ele não dá conta de um FX-83xx nem a pau.

obrigado pela dica, saberia me dizer qual aguentaria tranquilo ele?, uma vez vi em algum lugar que aqueles tipo torre que tem dois cooler, um de cada lado ajuda refrigerar os vrms, poderia me dizer se isso é verdade? obrigado!, tem algum watercooler que eu poderia usar nesse FX e mais pra frente quando eu for trocar de plataforma usar também na nova plataforma? numa am4 por ex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, SkyBuster disse:

obrigado pela dica, saberia me dizer qual aguentaria tranquilo ele?, uma vez vi em algum lugar que aqueles tipo torre que tem dois cooler, um de cada lado ajuda refrigerar os vrms, poderia me dizer se isso é verdade? obrigado!, tem algum watercooler que eu poderia usar nesse FX e mais pra frente quando eu for trocar de plataforma usar também na nova plataforma? numa am4 por ex.

 

Air cooler eu gosto bastante do Gammaxx 400 da Deepcool, ele é bom e se importar fosse uma opção nesse momento, tem o Snowman no Aliexpress, é barato e tem um ótimo desempenho também.

 

Já water cooler depende bastante do seu gabinete atual, a Corsair, CoolerMaster, e outras fabricantes tem ótimos water coolers de 120/140/240/280/360/420 mm, porém ai depende bastante de qual seu gabinete atual suporta e também de qual gabinete você pensa em usar no futuro, caso considere trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo  tenho um gabinete antigasso aqui, mais velho que andar pra frente, só tem a parte de tras pra colocar o fan (que é o fan da gambiarra da foto), e uso ele aberto, pelo que fiz bem por cima a distancia dos furo é entre 90-95mm, creio que seja os fan de 92mm, agora não sei, investir em um watercooler pra mais pra frente eu nao precisar usar um BOX, ou investir em um aircooler, quais sao os wc custo/benefício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkyBuster nesse caso water cooler tá bem fora de questão mesmo, pelo menos nesse gabinete ai.

Dos water cooler com bom custo-benefício tem os Iceberg 240 ou 360 da Gamemax, eu uso o de 360 mm e tenho estado bem satisfeita até então, de entrada tem o Maelstrom 240T da Deepcool, mas há air coolers high end que chegam muuuuito perto ou até mesmo que o superam.

 

Coo tu usa o gabinete aberto mesmo, creio que um air cooler decente seria a melhor opção pra tu, mas é bem provável que caso algum dia você quisesse fechar o gabinete, talvez não fosse possível fecha-lo por causa do tamanho do cooler, embora eu não ache que seja uma preocupação agora né? Se em algum momento no futuro você trocar de gabinete, não vai ter esse tipo de problema. E também, no nosso clima quente os water coolers chegam a perder um pouco da eficiência (no alto verão), além dos fatores de manutenção a longo prazo, etc.

 

Creio que de modo geral e para overclocks leves e moderados, um air cooler decente vai ter mais custo-benefício que um water cooler de entrada ou intermediário, agora é claro que se a meta for um overclock mais forte, ai só um water cooler muito bom mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

@SkyBuster nesse caso water cooler tá bem fora de questão mesmo, pelo menos nesse gabinete ai.

Dos water cooler com bom custo-benefício tem os Iceberg 240 ou 360 da Gamemax, eu uso o de 360 mm e tenho estado bem satisfeita até então, de entrada tem o Maelstrom 240T da Deepcool, mas há air coolers high end que chegam muuuuito perto ou até mesmo que o superam.

 

Coo tu usa o gabinete aberto mesmo, creio que um air cooler decente seria a melhor opção pra tu, mas é bem provável que caso algum dia você quisesse fechar o gabinete, talvez não fosse possível fecha-lo por causa do tamanho do cooler, embora eu não ache que seja uma preocupação agora né? Se em algum momento no futuro você trocar de gabinete, não vai ter esse tipo de problema. E também, no nosso clima quente os water coolers chegam a perder um pouco da eficiência (no alto verão), além dos fatores de manutenção a longo prazo, etc.

 

Creio que de modo geral e para overclocks leves e moderados, um air cooler decente vai ter mais custo-benefício que um water cooler de entrada ou intermediário, agora é claro que se a meta for um overclock mais forte, ai só um water cooler muito bom mesmo.

Entendi, não sabia que tinha que fazer manutenção a longo prazo nos WC, eu queria um cooler pra levar um bom tempo tanto que estou na linah tenue entre comprar um gabinete pra melhorar o fluxo de ar ou um aircooler, to pensando em comprar o aircooler, eu vi varios por ai, o cooler torre com 2 coolers é melhor ou pior que o 1 cooler só na torre. Vi varios modelos, estou perguntando isso pelo fato que gostaria de comprar e não precisar trocar de cooler por um bom tempo, mesmo trocando de plataformas pois pelo que vi serve tanto em am3+ e am4 (plataforma que pretendo trocar num futuro breve). Gostaria um que suprisse esse meu OC em 4.0 GHZ, mais ou menos em torno de 100 reais. Estou vendo alguns coolers, vi sobre o HYPER H410R (92mm), DeepCool Gammaxx 400 (120mm) que foi o qual você me recomendou, Hyper H412R (92mm), Deepcool Gammaxx GTE (120mm), Hyper TX3 EVO (92mm) (creio que não sirvam no AM4 caso eu queira fazer upgrade), impressão minha ou a DeepCool sempre usa nos cooler 120mm. Estou aberto a dicas em torno desse preço ai, qual seria o melhor pra suprir agora e mais pro futuro, visando que estou usando um fx com oc. Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho preferível os de 120 mm, caso algum dia você venha a querer trocar as fans por outras melhores, 120 mm pelo menos é padronizado. Tanto que até hoje nunca achei uma fan de 92 mm por ai, rs.

Nesse momento o Gammaxx 400 está a $ 119 na Terabyteshop, é um bom preço pro tipo de performance que ele oferece, e o Gammaxx GTE está a $ 139 na mesma loga, a diferença entre os dois fica por conta do RGB e pequenas reformas no projeto que o tornam ligeiramente superior em performance, ai fica a seu critério a escolha.
Ambos são melhores que o Hyper H412R e o Hyper TX3 EVO inclusive.

 

Voltando aos Gammaxx, o GTE eu sei que suporta o socket AM4 de fato, mas não tenho certeza sobre o 400, pode ser que seja preciso entrar em contato com a Deepcool para mais instruções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Eu acho preferível os de 120 mm, caso algum dia você venha a querer trocar as fans por outras melhores, 120 mm pelo menos é padronizado. Tanto que até hoje nunca achei uma fan de 92 mm por ai, rs.

Nesse momento o Gammaxx 400 está a $ 119 na Terabyteshop, é um bom preço pro tipo de performance que ele oferece, e o Gammaxx GTE está a $ 139 na mesma loga, a diferença entre os dois fica por conta do RGB e pequenas reformas no projeto que o tornam ligeiramente superior em performance, ai fica a seu critério a escolha.
Ambos são melhores que o Hyper H412R e o Hyper TX3 EVO inclusive.

 

Voltando aos Gammaxx, o GTE eu sei que suporta o socket AM4 de fato, mas não tenho certeza sobre o 400, pode ser que seja preciso entrar em contato com a Deepcool para mais instruções.

Vi alguns video e o Gammax 400 funciona nos AM4, irei comprar ele, obrigado pela ajuda, juntamente com todos que saciou minhas dúvidas. valeu!

EDIT: GTE ou 400, 400 está R$117  e o GTE está R$ 130, vale a pena esses R$ 13, a mais pelo GTE? Estava vendo que o 400 tem um sistema ruim de fixação, mas quero saber sobre o desempenho, qual é melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkyBuster eu usei por bastante tempo o Gammaxx 400 com o meu kit atual, a única diferença é que na época eu tinha um Core i7-980X (TDP: 130W) @ 4.13 GHz a 1.2750v, e ele mantinha o processador a no máximo ~65° C. Não posso dizer o quão bem ele vai performar no FX, mas creio que vá ser no mesmo nível ou ligeiramente melhor do que no Core i7.

 

Mas a fixação do Gammaxx 400 é chatinha de lidar mesmo, nos Intel é aquele mecanismo de apertar e girar de sempre (QUE EU ODEIO, rs) nos AMD, eu tive um kit AM2 com Phenom II X4 antes do meu com o Core i7, fixar foi fácil, o difícil foi tirar depois porque o sistema ficou preso com uma pressão tão forte que na hora de remover tive que brigar um pouco.

 

Nesse ponto vejo que o sistema de fixação do GTE é bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo

59 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

@SkyBuster eu usei por bastante tempo o Gammaxx 400 com o meu kit atual, a única diferença é que na época eu tinha um Core i7-980X (TDP: 130W) @ 4.13 GHz a 1.2750v, e ele mantinha o processador a no máximo ~65° C. Não posso dizer o quão bem ele vai performar no FX, mas creio que vá ser no mesmo nível ou ligeiramente melhor do que no Core i7.

 

Mas a fixação do Gammaxx 400 é chatinha de lidar mesmo, nos Intel é aquele mecanismo de apertar e girar de sempre (QUE EU ODEIO, rs) nos AMD, eu tive um kit AM2 com Phenom II X4 antes do meu com o Core i7, fixar foi fácil, o difícil foi tirar depois porque o sistema ficou preso com uma pressão tão forte que na hora de remover tive que brigar um pouco.

 

Nesse ponto vejo que o sistema de fixação do GTE é bem melhor.

Comprei na Kabum o GTE mesmo só pelo fato da fixação e poder desligar os leds, obrigado a todos ai que me ajudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparação entre o coolerbox (com a gambiarra) e o Gammax GTE no GTA V. Uso um gabinete antigo, aberto e só tem um fan adicional que fica atras ajudando a tirar o ar quente.

Duas primeira imagens com o Cooler Box e a terceira com o Gammax GTE, quebrei um pouco a cabeça pra instalar ele pois no am3+ a fixação tem que pressionar demais. Mas é isto, diferença gritante. Relembrando que uso um gabinete com uma tampa aberta.

gtav.jpg

gtav3.jpg

gta v gammax gte.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!