Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC nao permite instalar windows


Rafa C San

Posts recomendados

Gente, eu sou um pouco leigo na parte de hardware, apesar de fazer muitas formataçoes e saber os processos. Mas e o seguinte. Eu estou sem meus HDs antigos e so tenho um ssd novo que chegou agora em casa. Eu gravei um win 10 bootavel em pendrive, e dps em dvd, e ambos, nao conseguem ser lidos, recebo a mensagem de boot device errado.

 

Minha placa-mãe eh a m5a78l-m lx/br. eu dei uma olhada ja e vi sobre secure boot, que nao tem nela, e coisas do tipo que possam estar impedindo, mas nao vejo nada de errado. alem do que um dos meus hds antigos era um outro ssd que tinha o windows, entao nao entendo por que meu windows nao faz boot em nenhuma midia pra instalar. a questao que li sobre o sata estar em ice e ahci, mas como falei, eu nao mexi nada depois que tirei o ssd antigo.

 

Usei o proprio software da microsoft, que ja usei milhares de vezes e chequei e ja troquei os cabos sata do ssd com o dvd algumas vezes, e as portas leem. mas o curioso que ao colocar o pendrive nem quase da tela inicial meu pc passa., mas no notebook que uso agora tb deu isso, ja a midia de dvd, iniciou normalmente aqui no note.

 

Desculpem se falei coisa demais desnecessaria, so quero expor todos os detalhes para facilitar quem puder me ajudar, pois preciso muito usar o pc a trabalho :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns SSDs novos vem zerado, ou seja, sem a Tabela de Partição (MBR ou GPT)

O recomendável é colocar este disco em um computador com Windows e ir no Gerenciamento de Disco

Se ele estiver zerado, ou seja, não Inicializado o próprio Windows irá abrir uma janela para voce Inicializar o disco

 

E para configurar o Rufus voce tem que saber o formato em que está o disco, se em MBR ou GPT

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh que eh o seguinte gente, eu troquei de hd porque os meus antigos estão com ban de id, entao, ja que vou fazer um upgrade, ja troquei o hd. minha pergunta eh se eu ligar ele junto com meu hd antigo (que eu preciso ver onde esta) o windows ja recolhe os dados de hardware id junto com os antigos e etc e salva caso algum software solicite futuramente? nao queria ter que explicar isso porém eh meu medo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto e no caso como eu comentei acima, se eu ligar junto de um dos meus hds antigos, o windows vai gerar um hardware id 'igual' ou com algum registro dos meus antigos, por que nao posso ter nenhum registro dos ids dos hds antigos nesse novo. tenho medo de colocar e acabar acontecendo isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deletar partições de sistema é difícil, talvez usando o diskpart com o parâmetro override, abra o cmd como Admin e digite

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco desejado)

list partition

select partition x (onde x é a partição desejada)

delete partition override

exit

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Sabe quando voce vai instalar e pede pra confimar a particao. "deletei" a do ssd e estou colocando no hd, pra ver se faz minha placa-mãe entender que eu tenho um hd so. caso nao funcione tentarei por essas linhas de comando que voce me informou.

adicionado 29 minutos depois

@f_neto consegui tirar o ssd antigo, deixando so um hd com windows. mas colocando o ssd novo ele ainda nao reconhece ele para instalar. meu medo eh que se eu colocar os dois juntos, o windows pode criar os ids "iguais" sabe, baseado nessa instalação do windows, ai automaticamente eh o id que esta banido. eu posso deixar o ssd meio que vazio sem nem partição pra quando eu tentar instalar o windows, eu criar a particao, e ja deletar a do hd na mesma hora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto consegui, mas eh o seguinte, deixei nao alocado o hd, porém, ele tem aquele pedaço que fica system reserved. era 500 mega, consegui diminuir pra 50 no partition master, queria saber, como faço pra me livrar, por que queria fisicamente desligar o hd,mas por ele ter esses dados de boot "primario" mesmo o windows estando no ssd, eu quero saber se eh algo de correção de mbr ou alguma outra forma de forçar a deletar. pelo override nao consegui tambem deletar ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto eh que o sistema diz que por ter parte do "Boot" ele nao permite. pelo partition magic acho que consegui, mas esta levando um tempo enorme. no caso, eu deletando essa parte de system reserved, e o OS instalado no ssd, preciso corrigir alguma coisa de mbr ou boot no ssd ou ele vai ler normal mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafa C San disse:

depois que apaguei os dados do hd, ele apagou algo que fazia tb parte do boot

Sim, deletou a partição responsável pelo boot do HD, foi o que voce pediu

Mas como voce informou que tem o Windows no SSD, seria padrão ter uma partição responsável pelo boot no SSD

 

 

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Rafa C San disse:

nenhum hd que eu coloco, eu consigo fazer boot pelo pendrive que tem o windows

Refaça o pen, tente no modo MBR, depois no modo GPT

Ou use um DVD

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto ironicamente no notebook ele boota pra instalar o windows normalmente ja no meu pc ele simplesmente nao entende o pendrive. eu gravei um windows 7 ate, so pra instalar e reviver o pc e ele fica como se estivesse lendo e dps da erro de boot normal. e na vdd como eu instalei o windows no ssd, entendi eu que o pc ia reconhecer o boot por la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pendrive bootável pode funcionar em uma máquina e em outra não

Depende do modo em que está a placa-mãe, se BIOS Legacy, UEFI ou CSM (compatível com os dois)

E o formato do disco, se em MBR ou GPT

E como o pen foi preparado, se para BIOS ou UEFI

Por isso é importante o usuário ter essas informações para preparar o pen adequadamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim sim, testei criar o pendrive tanto em mbr e gpt e ambos nao foram, no note vai normal.pior que nao tenho outra forma no momento, vou acabar esperando as lojas abrirem so p alguem pegar e zerar o ssd e instalar porque nao vejo mais solucao. e meu leitor de dvd acho que ficou tanto tempo parado que nao ta lendo quando eu ponho o dvd gravado com windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto amem tive progresso. parece piada mas testei outro pendrive e foi. no caso eu n consegui instalar no ssd direto, instalei o windows no hd. ai a pergunta eh, eu posso ate abrir o hd no partition master, e zerar, ja que ele tem uma instalacao corrompida.

 

mas como eu faço pra deixar o windows somente no ssd e desconectar, pois quando instalei e zerei ele ontem, ainda ficou arquivos de boot no ssd. o partition master tem uma opção de clonar o OS, resolveria, ou que outra forma eu posso fazer pra deixar tudo somente no ssd ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Rafa C San disse:

instalei o windows no hd

Então o Windows está funcionando no HD, certo?

11 minutos atrás, Rafa C San disse:

eu posso ate abrir o hd no partition master, e zerar, ja que ele tem uma instalacao corrompida.

Zerar o SSD, é isso?Se sim, a resposta é sim, pode formatar o SSD 

Até pelo próprio Windows voce pode formatar o SSD

14 minutos atrás, Rafa C San disse:

partition master tem uma opção de clonar o OS, resolveria

Sim, mas antes seria recomendável formatar o SSD

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...