Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ryzen 5 3600x vs i5-9600k


Posts recomendados

@Ali Diniz é só dar uma olhada no youtube...

intel não é nada boa hoje em dia AMD além de poder usar o mesmo soquete para uma nova geração tem nm menor e tem custo x benefício muito maior inclusive a única coisa que diferencia a serie K da intel para as outras nem pode ser usada mais que se não perde garantia

e se resolver ir de amd recomendo uma placa-mãe B350 ou B450 com um bom dissipador nos VRM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Ali Diniz disse:

e pegar uma x570 aorus elite da gigabyte. 

@Ali Diniz Precisa disso não, pega uma boa B450. Se pensa em fazer OC no processador compra uma placa-mãe com uma boa dissipação nos VRM's. X570 tem mais sentido para quem vai usar um Ryzen 9 3xxx, mas nada te impede de comprar uma.

Se for um pc para jogos vai de Ryzen 5 3600, a versão com o X não tem tanta diferença da versão sem o X, o dinheiro que você economizar investe em uma GPU melhor, isso sim irá te dar um ganho significativo em FPS

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaciel Riff Setup que estou querendo montar é 

placa-mãe x570 aorus elite 

Processador Ryzen 5 3600x

Placa de vídeo Rtx 2070 super 

Memória e g.skill Trident z neo 3600mz

SSD m.2 240 gb 

HD 1TB 

Fonte 650w da Corsair 

Watercooler nzxt x52 

Gabinete nzxt h500

 

adicionado 1 minuto depois

@Kaciel Riff Meu foco e mais para games CS GO, DAYZ, GTA e PUBG 

E fazer livestream TMB 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ali Diniz Tem algumas coisas que na minha opinião podem ser mudadas. 

 

Eu compraria memórias de 3200mhz, acima disso, para os Ryzen, não vale o investimento, você inclusive pode pegar a de 3200mhz e fazer OC, segue o vídeo que me baseei nisso: 

 

Eu compraria a mobo Asus TUF X570 PLUS/BR, teste da mesma: 

 

Como tem um foco em live eu iria de Ryzen 3700x, com a economia feita em memória RAM e mobo da pra investir nele, para live um 8c/16t é perfeito.

 

Te recomendo o Watercooler EVGA CLC 240mm, segue o teste BR dele: 

 

Fonte uma CX650 é suficiente

 

A 2070 super é mais que suficiente, uma excelente GPU

 

Gabinete é bem pessoal, não que o H500 não seja um bom gabinete, mas eu iria de Husky Storm Full Tower, meu primo tem um e ele é incrível, espaço interno enorme e já vem com 3 fans com uma boa qualidade, sem falar que tem RGB que da mais FPS.

 

Como você pode ver os 3 vídeos são do Peperaio, gosto muito do trabalho dele e os testes dele sempre tem uma qualidade absurda.

Enfim, seja feliz com a sua máquina, qualquer uma das duas configurações, tanto a que citei, como a sua, são excelentes e da pra brincar um pouco, porém não é uma boa hora para a compra de hardware no Brasil, com o aumento do dólar o preço subiu muito, a cerca de dois meses atrás você montava a config que citei por uns 200~500 reais a menos se comparado com hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom dia galera!

 

Essa aqui é pra quem está cogitando um upgrade e entrou procurando uma resposta definitiva para saber qual, dentre os dois, é o melhor. Eu tinha escrito uma bíblia, mas resolvi deixar a bíblia para uma postagem.


Cara, no resumo da obra, a 9600k gera mais FPS, sim.

Ela realmente atinge um clock relativamente mais alto, e isso compensa em muitos jogos. Além de também possuir uma GPU integrada, o que pode ser um alívio no bolso de alguns usuários que não pretendem investir agora em placa de vídeo. 

Mas...

Isso não significa que ela é a CPU mais poderosa aqui.

 

Comparar desempenho de processadores não é tão fácil assim... Temos que levar vários pontos em perspectiva:

_ Frequências

_ N° de Núcleos

_ N° de threads

_ Memória Cache

_ Latência

_ Suporte à Memória Ram 

_ Chipsets

_ Gráficos Integrados (depois das APUs, se popularizou)

_ Placas Mãe e Chipset compatíveis

_ Consumo de Energia e Temperaturas

 

E quando abrimos a visão olhamos pros demais pontos, vemos falhas na cpu da na Intel e, por outro lado, acertos cruciais da AMD. Mesmo com o Ryzen sendo o mais barato dentre os dois.

 

Bem, a maior falha do i5 é a multitarefas, que é lamentável e perde feio para o Ryzen. Isso porque, embora tenha uma frequência mais alta, ele não trabalha com o HyperThreading, além da performance dos núcleos ser desigual. No Ryzen isso não acontece, seus 6 núcleos podem processar um total de 12 tarefas, empregando quase 100% dos 4.6GHz em todos eles. O i5 possui uma limitada memória cache de 9Mb, enquanto o Ryzen 5 possui 35Mb, permitindo um número bem maior de instruções por acesso, o que aliado a uma latência menor maximiza seu ganho por acesso.

 

Mas a falha decisiva está aqui:

O chip 9600k só tem função de overclock (que exatamente o que o torna mais poderosos em jogos) em placas da serie Z.

Ou seja, se você comprou um processador e pensou que já estava voando alto nos preços, prepare-se para desembolsar ao menos R$1.100,00 em placa de vídeo.

E como se isso já não fosse ruim, vem aí outra notícia: essas séries costumam ser descontinuadas facilmente. Portanto, caso no futuro a placa der PT ou você queira fazer um upgrade, pode ser que você tenha que trocar mais componentes do que gostaria ou perca seu tão labutado overclock. E tudo isso tendo pago uma diferença significativa pelo i5 e ainda tendo pago pelo dissipador (que não acompanha a caixa).

 

Somando todos os pontos, você vai continuar pagando uma diferença de preço exorbitante pela logo da Intel impressa num chip que só te entregará desempenho máximo em placas vultuosas, trabalhando no talo e, mesmo assim, de forma limitada pelo baixo número de threads e cache.

 

Se você procura montar um setup completo, versátil, vai no Ryzen 5. Agora se você procura um setup pra jogar, especificamente, e só; vai no Ryzen 5 de novo. A diferença de benchmark em jogos não justifica o custo nem a falta de versatilidade ou qualquer um dos N pontos negativos. 

 

Enfim, você decide.
Qualquer coisa dá uma olhada no Tom's Hardware.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!