Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como faço Overclock em Intel Core i5 9600k? Está dando ERRADO


Posts recomendados

Olá a todos, sou novo aqui no Clube do Hardware e novo também nesse maravilhoso mundo do OC, recentemente fiz a aquisição de uma placa Z390 da ASUS TUF-Plus Gaming, pois eu queria fazer o tão sonhado OC do meu processador (i5-9600k) que tinha comprado e não estava usando todo o seu potencial (além de fazer um leve OC nas memórias), porém para minha decepção eu não consigo rodar nos clocks que sempre vejo o pessoal do youtube rodando, mesmo tendo as mesmas specs o meu i5 9600k não chega nos tão sonhados 5Ghz (já vi um cara rodando até 5.2Ghz), o máximo que ele vai é até 4.7/4.8, porém aí que entra uma questão importante, não sei NADA de OC, já tentei procurar vídeo aprofundado ou em fóruns e nada, não mexi em tensão nem sei como se faz isso, e a maioria dos vídeos e tutoriais de OC são sempre pra Ryzen, principalmente pra memória RAM, e falam que vão mostrar o "básico" mas nunca no avançado não mechem em nada além do clock, parece mágica nos vídeos, eles vão lá coloca em 5Ghz reinicia e sobe o sistema, comigo da tela azul, ou o sistema nem sobe. Meu alvo é 5Ghz não quero algo exagerado.

 

Outro problema é o OC da memória RAM, outro maldito que não vejo NINGUÉM que usa processador da intel fazer, pelo menos não postam no youtube (eu sei que funciona mais com processador da AMD mas com Intel também da ganho sim! como vocês podem ver nesse vídeo do canal Casual Gamers), enfim, são 2x8 HyperX Fury HX424c15fb2/8, de 2400Mhz, o máximo que consigo chegar com ele é 2666Mhz, mais uma vez não mexo em tensão nem sei como faz isso nem sei os clocks primários e secundários, apenas ligo o X.M.P e vou almentando, acima de 2666Mhz ele não da sobe o sistema, ou liga mas não da imagem no monitor (não sei por que), sendo que já vi essas mesmas memórias em tópicos aqui mesmo no fórum que chegam a 3200Mhz, eu não quero tanto, pra mim já está ÓTIMO se eu chegasse a 3000Mhz.

 

O resumo é estou desesperado pensando que joguei dinheiro fora em um setup q eu montei pra fazer OC e não consigo kkkk, estou aqui pra pedir ajuda a vocês, velhos de guerra experientes na arte de fazer OC, os que tem um bom coração e/ou p*u grande pra me ajudar esse pobre miserável que não sabe fazer um simples OC no processador e memórias

 

Estou começando a me arrepender de ter comprado o i5 9600k deveria ter pego um processador da amd, que pelo menos disso a internet tem vídeo a rodo de OC...

 

PS: sei que tem aquela especulação de "loteria do silício", o mesmo processador pode ser diferente ter um melhor ou pior desempenho, se esse for o caso eu peguei o pior dos dois kkk...

 

PS2: sei também que posso estar reclamando de barriga cheia e posso ser ganancioso por querer sempre mais e mais do componente, mas poxa montei meu pc pra isso mesmo e não consigo fazer um "simples" OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

Meu alvo é 5Ghz não quero algo exagerado.

Spoiler: é meio exagerado sim, não é algo que vem tão de graça, os 4.7/4.8 são bem mais o que eu esperaria.

 

Em todo caso, qual o seu cooler e gabinete? Você controlou as tensões manualmente? Como fez o teste de estabilidade?

 

7 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

Outro problema é o OC da memória RAM, outro maldito que não vejo NINGUÉM que usa processador da intel fazer, pelo menos não postam no youtube

Procure por OC em processadores Skylake / Kaby Lake, não tem muito vídeo recente porque não mudou nada desde essa época, ao contrário da AMD, que teve uma verdadeira revolução e ninguém sabe como mexe.

 

8 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

eu sei que funciona mais com processador da AMD mas com Intel também da ganho sim!

Sim, isso é algo que pessoas entendidas já sabem tem vários anos, mas como não é tão acentuado quanto nos Ryzen, o pessoal simplesmente esquece.

 

9 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

enfim, são 2x8 HyperX Fury HX424c15fb2/8, de 2400Mhz, o máximo que consigo chegar com ele é 2666Mhz, mais uma vez não mexo em tensão nem sei como faz isso nem sei os clocks primários e secundários, apenas ligo o X.M.P e vou almentando, acima de 2666Mhz ele não da sobe o sistema, ou liga mas não da imagem no monitor (não sei por que),

Ué... você próprio já deu a resposta de porque não liga: você não mexeu na tensão e nas latências. Sem isso, realmente o pente não vai rodar direto em 3000, a final se rodasse, o fabricante tinha colocado isso na etiqueta e te cobrado uma nota pelos pentes.

 

Como eu disse antes, procure vídeos de OC em com Sky / Kaby Lake, o princípio é o mesmo. Mas eu só aconselho fazer isso depois de focar no OC do processador, pois OC na ram não só é mais difícil como também tem ganho bem menor.

 

12 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

O resumo é estou desesperado pensando que joguei dinheiro fora em um setup q eu montei pra fazer OC e não consigo kkkk, estou aqui pra pedir ajuda a vocês, velhos de guerra experientes na arte de fazer OC, os que tem um bom coração e/ou p*u grande pra me ajudar esse pobre miserável que não sabe fazer um simples OC no processador e memórias

 

Estou começando a me arrepender de ter comprado o i5 9600k deveria ter pego um processador da amd, que pelo menos disso a internet tem vídeo a rodo de OC...

É, na realidade você jogou dinheiro fora não pelo setup para OC, mas sim por ter comprado um i5. Não necessariamente você tem que comprar AMD, um 9700k (ou 8700k, se já tivesse antes) também fazem sentido, mas um i5 certamente que não.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Imakuni disse:

Em todo caso, qual o seu cooler e gabinete? Você controlou as tensões manualmente? Como fez o teste de estabilidade?

Gabinete Gamer Mesh Gear Kali com 2 ventoinhas frontais sugando o ar e duas (uma em cima e outra atrás), tacando o ar pra fora (acredito que seja o correto), fonte Corsair VS 600W, um aircooler cooler master Hyper H412R (vou trocar por um watercooler CASO SEJA NECESSÁRIO, em 4.7Ghz ele pega 72°C a 100% em jogos e 80°C em bench como Aida64 e Cinebench já respondendo a sua pergunta de que benchmark eu uso, um bom aircooler visto que paguei 80 reais por ele).

 

Como eu disse amigo e você concordou o erro pode ser as tensões mas nem sei como mexer nisso o tópico era mesmo pra ajudar pessoas newbies como eu a começar a mexer em OC mudando as tensões, e mexendo nos timings de memórias etc. 

 

Muito obrigado pelas dicas vou ver esses OCs de Sky/KabeLake e posto aqui os resultados, na sequencia de processador -> RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

Gabinete Gamer Mesh Gear Kali com 2 ventoinhas frontais sugando o ar e duas (uma em cima e outra atrás), tacando o ar pra fora (acredito que seja o correto), fonte Corsair VS 600W, um aircooler cooler master Hyper H412R (vou trocar por um watercooler CASO SEJA NECESSÁRIO, em 4.7Ghz ele pega 72°C a 100% em jogos e 80°C em bench como Aida64 e Cinebench já respondendo a sua pergunta de que benchmark eu uso, um bom aircooler visto que paguei 80 reais por ele).

A boa notícia é que o gabinete não é horrível de airflow, como é a maioria hoje em dia... a má notícia é que seu cooler é fraco de mais para querer jogar um OC alto e as tensões necessárias para suportá-lo.

 

4 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

Como eu disse amigo e você concordou o erro pode ser as tensões mas nem sei como mexer nisso o tópico era mesmo pra ajudar pessoas newbies como eu a começar a mexer em OC mudando as tensões, e mexendo nos timings de memórias etc. 

Tensão de RAM é fácil, coloca em 1.35v e pronto. Já timings é tentativa e erro, não é algo que dá para explicar fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Tensão de RAM é fácil, coloca em 1.35v e pronto. Já timings é tentativa e erro, não é algo que dá para explicar fácil.

beleza, hoje depois que eu sair do serviço eu tento fazer e posto o resultado aqui, ou os componentes queimados, vou investir então em um cooler melhor, dar uma pesquisada e pegar um bom, uma dúvida que tenho é OC de processador é eu só mexo em frequência e tensão nele correto? Não precisa mudar mais nada? Por exemplo, para memória é frequências, tensão e timings(1° e 2°), e para o Processador? é só a frequência que quero e vou aumentando as tensões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então resolvi meu problema, pra quem estiver com a mesma dúvida é só fazer o que o amigo ali falou, encontrei um tópico de como fazer Over em uma Skylake e segui mais ou menos o que ele descreveu, sucesso, até consegui o 5Ghz mas a tensão ficava muito alta e a temperatura consequentemente alta também, então resolvi abaixar tô a 4.8Ghz com 1.3V mas tem q lapidar muito ainda. Rodar vários testes pra ver se fica estável e vida que segue.

 

O tópico que usei foi do fórum da Adrenaline:

https://adrenaline.com.br/forum/threads/kaby-lake-guia-de-overclock.608256/

(Se for proibido postar link de outros lugares me avisem eu realmente não sei se pode só tô colocando pra ajudar quem for ver e não saber nada de OC pra ter pelo menos uma direção).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!