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PC Congelando do nada


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Já fazem um tempinho que esse problema acontece, porém durante esta semana ele está começando a ficar insuportável, o PC congela do nada, geralmente é enquanto eu jogo alguma coisa, porém também e ocorre quando estou apenas mexendo no pc sem nenhum programa pesado rodando(apenas browser, discord, explorer) e também já ocorreu de o pc congelar logo após ele iniciar sem nada aberto. Quando ele congela, não da pra mexer em nada, nem no mouse, e a única maneira de desligar é tirando ele da tomada(que apresenta mal contato o que dificulta bastante na hora de ligar o pc de novo). Acho interessante ressaltar que houveram duas vezes em que logo após o PC travar o próprio Windows deu uma tela azul de erro e reiniciou o computador sozinho, sem eu precisar tirar ele da tomada.

Aqui estão as especificações do PC:

Placa-mãe: Asustek TUF H310M-PLUS GAMING/BR

Placa de vídeo: GTX 750TI

Processador: Intel Core i5 8400

RAM: 16GB

HD: 1TB

Antes de realizar qualquer teste mais avançado, eu havia percebido que logo após ligar o PC abrindo o gerenciador de tarefas aparece que está sendo usado 100% do disco e depois ele fica oscilando um pouco indo de 0% até 100% em bem pouco tempo, até que ele establiza e fica parado em 1-3%.

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Isso me levou a pensar que o problema fosse o HD, porém quando realizei teste pelo HD tune, não apareceu erro nenhum (realizei apenas o teste rápido até agora) e estava tudo constando como ok na aba de saúde.

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hdtune2.thumb.png.5cf3f6068f5e3db2f89e8c6223bc2e78.png

 

Testei a RAM pelo diagnóstico de memória RAM do windows, e ela também não apresentou nenhum erro .

 

Depois disso baixei o HWMonitor, pra verificar a temperatura do hardware, primeiro testei sem nenhum outro aplicativo aberto, e este foi o resultado:

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Depois abri o Assassin's Creed Unity(o jogo mais pesado que eu tenho) e fui na área do jogo em que ele mais trava pra mim, e quando abri o monitor esse aqui era o resultado:

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Inclusive, logo depois de salvar este print, eu fui fechar o jogo e o PC congelou mais uma vez.

 

Enfim, mesmo após esses testes ainda não consegui identificar qual peça está com problema, ainda acho que o uso de 100% do disco possa ter algo a ver com isso mas não tenho nenhuma evidencia. Poderiam me ajudar? Tem algum outro teste que eu possa fazer?

 

 

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  • Moderador

Boa tarde,

 

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. 

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma. 

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada.

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  • Membro VIP
12 horas atrás, jooji disse:

Antes de realizar qualquer teste mais avançado, eu havia percebido que logo após ligar o PC abrindo o gerenciador de tarefas aparece que está sendo usado 100% do disco e depois ele fica oscilando um pouco indo de 0% até 100% em bem pouco tempo, até que ele establiza e fica parado em 1-3%.

 

O HD ficar em 100% de uso por alguns momentos é normal, pois o Windows e outros programas acessam e gravam arquivos no disco constantemente -- será considerado anormal se ele ficar em 100% por mais de 30min sem nada pesado sendo processado, e isso pode indicar que seu sistema possui algo causando bug no disco.

 

Se o problema ocorre apenas nos momentos de processamento pesado (jogos, scan de antivírus, boot do Windows, abertura de programas e etc.), então isso é normal e só comprando um SSD vai resolver. Agora, se o problema ocorre com nada aberto, com o disco ficando a 100% por muito tempo, então pode ser um bug e você deve fazer as soluções do artigo.

 

Leia esse artigo: 27 soluções para o problema do HD a 100%

 

Citação

O que não pode ser considerado bug HD100 (apenas um SSD vai resolver):

- quando o Windows Update está em uso (pois às vezes ele precisa utilizar muito o disco rígido)
- quando você está jogando ou utilizando um software que exija muito do computador (pois o uso constante do disco é normal nesses cenários)
- quando o disco rígido do seu computador é lento (5.400 rpm) e o disco rígido fica constantemente em uso quando você utiliza programas “pesados”
- quando o antivírus está realizando uma varredura completa

 

Citação

O que pode ser considerado bug HD100 (você deve fazer as soluções do artigo):

- quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% sem nenhum motivo aparente
- quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% por vários minutos (mais de 30) se o computador não está sendo utilizado ou não

 

Citação

Para você confirmar que o seu computador tem bug HD100, o ideal é você ligá-lo, fazer login no Windows, desabilitar a proteção de tela e deixá-lo ligado por cerca de uma hora, pois esse período é suficiente para todos os programas realizarem tarefas (atualização, varredura, etc). Se depois disso você começar a trabalhar e o disco continuar em uso constante, isso indica que certamente seu computador está com o problema do HD a 100%.

 

 

Quanto aos congelamentos:

 

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

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Olá, obrigado pelas respostas e desculpe a demora, passei praticamente o dia inteiro tentando arrumar o PC. Realizei alguns dos testes que vocês recomendaram porém a partir do teste de integridade do processador Intel o PC começou a congelar bastante(tentei testar três vezes, nas três travou). 

Depois disso peguei emprestado um SSD de um colega pois o disco ainda era o que eu mais estava suspeitando, porém mesmo com o SSD no lugar do HD o problema continuava o mesmo. Após alguns testes tirei a placa de vídeo, e no final das contas parece que o problema estava nela. Achei estranho pois a temperatura dela estava normal, e ela não aparentava nenhum dano físico. Emprestei ela pra esse meu amigo testar no PC dele e tentar arrumar, se ele obtiver algum sucesso, dou uma atualizada na thread. Grato pela ajuda de vocês, caso tenham mais alguma suspeita sobre o que exatamente esta errado na placa de vídeo e como resolver, por favor digam. 

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Vim aqui pra dar mais uma atualizada. Fui testar um jogo(COD Mobile pelo Gameranger, especificamente) pra ver se ele funcionava com a placa de vídeo integrada, e estava indo tudo bem a partida começou o jogo estava sem problemas, porém dps de um tempo o jogo fechou sozinho, quando fui abrir ele de novo o PC congelou seguido por uma tela azul. Depois da tela azul o pc reiniciou sozinho. Aí eu resolvi tentar realizar o teste da ferramente de diagnóstico Intel, afinal esse teste tinha falhado as outras vezes que eu tentei com a placa de vídeo normal, porém o diagnóstico deu que meu processador não apresentava nenhum erro. 

 

A partira daí imaginei que provavelmente  eu não devia ter tentado abrir o emulador de android, e que ele era muito pesado pra placa onboard. Mas então aconteceu de novo, o PC congelou e foi pra tela azul, e ficou congelado na tela azul, sendo que eu não estava jogando nenhum jogo estava apenas vendo vídeo no Youtube. Agora eu realmente estou sem saber qual é o problema, vou tentar realizar mais alguns dos testes acima amanhã.

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Esse meu amigo já testou a placa de vídeo e realmente, ela não apresenta erro nenhum. 

 

Realmente, depois de todos os testes eu dei uma olhada na fonte e o problema está nela mesmo. De acordo com o site do Power Supply Calculator, eu deveria ter uma fonte de no minímo 350w, porém a minha atual só tem 200w. Uma coisa que eu gostaria de entender porém, é como meu computador aguentou tanto tempo funcionando bem(mais de um mês) com um número de watts tão baixo? Os componentes só não estavam usando 100% da capacidade deles?

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