Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

desktop desligando - não sei o que fazer


Posts recomendados

Hey guys, tudo bem?

 

Meu pc está desligando, DO NADA!

 

Estava jogando, ele desligou, estava no Youtube, ele desligou, abri o Illustrator, ele desligou. Não é um cara forte mas roda tudo isso que falei, o jogo nem é pesado é um MMORPG fraquíssimo (Tales of Pirates - Private Server). Enfim, estava vendo um vídeo no YT e desligou, quando fui ligar percebi que ele pediu "Insira uma mídia de boot e aperte qualquer tecla", a princípio penso que seja o HD, mas gostaria de ajuda nisso. Segue print do resultado do teste que fiz, não sei dizer se isso é bom.

 

image.png.2bcaabdeb6d179c036c4b5b901975284.png

 

Obrigado, aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. 

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma. 

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.898bd749376bc4c05d6db126f60e0f1f.pngimage.png.9241f9f02b51170c3bc5aef9aba24e87.png

config gerais - vou passar os testes

adicionado 3 minutos depois
23 horas atrás, Caio Ferreira disse:

@marchezi ele desliga ou reinicia? coloque toda a configuração do seu pc no post...

Ele desligou umas 3 vezes, mas a maioria das vezes ele reinicia.

 

A configuração está na resposta de cima.

adicionado 5 minutos depois
23 horas atrás, bm143 disse:

Começaria vendo HD ou Processador.
Veja a temperatura do processador.
Como está a saúde do HD pelo crystaldisk? 
Mostre mais informações.

@bm143 Como vejo a saúde pelo Crysyaldisk?

Sobre a temp, segue um print do SpeedFan no momento só com o chrome aberto, uso ele, mas vou baixar outros.

image.png.55992bca07763bf95c85308c886fe441.png

adicionado 5 minutos depois

@Mr. Caio Augusto Vou fazer tudo kkkkk bastante coisa, daí retorno.

adicionado 22 minutos depois

Com o jogo aberto e outro print. Nem sei o que é importante aqui kkkkkkkkkk


Screenshot_3.png.385babcf4980a00dcaff711e1799fa36.png

 

Screenshot_4.thumb.png.8eb6bd0ba730a02e35c7e4059ae85d9a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, beleza? 👌

 

Foi mal, ia fazer uns testes mas fiquei enrolado.

Percebi que meu HD está fazendo uns "clicks", agora há pouco estava na cozinha e o pc desligou no quarto, corri pra ver e não tinha nada aberto. Ele faz um barulho tipo de um CD player (Diskman) començando a reproduzir e depois "clica" e faz isso umas 5 - 8 vezes seguidas, alguma luz aí dos experientes, por favor?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste no HD Tune, mas não consegui salvar o LOG pois o PC desligou.

 

Nesse momento está travando enquanto digito, tenho sorte se conseguir publicar...Mas, digamos que deu 2 Damage Blocks no teste, a partir de 130MB...foi uma tela parecida com essa (https://www.hardware.com.br/comunidade/attachments/13-novembro-2015_01-34-png.44662/)  só que o ERRO foi na segunda linha de teste...enfim.

 

HD novo é a solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala aí, beleza?

 

Troquei de HD, tranquilo, formatei esse novo, até aí tudo bem...o PC continua apagando, do nada!

Estava instalando att do windows e "pum" desligou...tive que ligar e esperar até reinstalar.

Já passei teste de stress no PC e nada de desligar, sobrecarreguei CPU, Memória, HD, existe a possibilidade de ser fonte? Ou quando a fonte está ruim ele simplesmente desligar e não liga mais?

Outra coisa, quando uso o estabilizar pra ligar o PC, não liga. Porém antes ligava normalmente.

 

Obrigado, aguardo,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não se faz uso de estabilizador, é prejudicial a saúde da fonte e dependendo do tempo que isso ocorre, provavelmente a fonte tá refletindo o mau uso do estabilizador e pedindo arrego. Aliás, com base no seu relato inicial já era pra ter desconfiado dela (fonte) antes de qualquer outra peça. E com tantos liga / desliga, naturalmente o sistema corrompeu e não necessariamente o HD que foi pro saco.
Se testar com outra fonte, não mais faça uso de estabilizador. Tem uma ótima matéria explicativa aqui no fórum, busque, leia e entenda.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Athom disse:

Cara, não se faz uso de estabilizador, é prejudicial a saúde da fonte e dependendo do tempo que isso ocorre, provavelmente a fonte tá refletindo o mau uso do estabilizador e pedindo arrego. Aliás, com base no seu relato inicial já era pra ter desconfiado dela (fonte) antes de qualquer outra peça. E com tantos liga / desliga, naturalmente o sistema corrompeu e não necessariamente o HD que foi pro saco.
Se testar com outra fonte, não mais faça uso de estabilizador. Tem uma ótima matéria explicativa aqui no fórum, busque, leia e entenda.


 

@Athom  

Caraca, dessa eu não sabia. Vou arrumar uma fonte pra testar então.
Sobre o HD, pode haver a possibilidade do sistema ter corrompido, logo formantando e reinstalando o WIN pode ter sucesso?

2 horas atrás, Athom disse:

Tem uma ótima matéria explicativa aqui no fórum, busque, leia e entenda.

Vou procurar aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Marchezi,

 

No iniciou eu solicitei a marca de sua fonte, mas como você deu continuidade e mostrou a tela do teste de HD eu acabei por não comentar.

 

Respondendo sua pergunta: Não, caso o problema foi exatamente o que você descreveu acima não há como recuperar. Uma formatação de baixo nível simplesmente ira mascarar o problema do HD e fatalmente ele vira causar problemas de novo. Danos físicos na parte interna do HD (fora placa) não se arruma, mascara. Não adianta solução miraculosa na internet que não adianta. Corrompido dados por ele desligar pode ocorrer sim, mas ão DADOS e não problemas fisicos na qual aparentemente é o seu. Seu HD esta com problema e ponto final.

 

O simples fato de desligar o HD e ligar novamente NÃO o danifica, o que danifica é um surto eletrico, fonte de má qualidade e etac.

 

Seu sistema pode estar com mais de um problema, ou ate mesmo a fonte ter prejudicado mais de um componente ao mesmo tempo. FACA TODOS os testes que solicitei.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Hi guys!

Desculpe a demora em dar um retorno. HD está com bastante bad sections e a fonte também não estava aguentando. Em suma, comprei uma fonte nova e coloquei um SSD no meu dino, agora ele aguenta mais um tempo rsrs consigo até rodar Ps e Ai nele sem travar kkkkk

Obrigado por toda ajuda prestada por cada um, às ordens se necessário! Abraços.

 

(Não sei encerrar o tópico, se puderem me ajudar nessa! rsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!