Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

oi, então, eu gostaria de saber se tem como usar um hdd IDE como o master, como o primário, e usar um SATA como o secundário, e se tem como usar mais de um sata, pois o meu que eu usava com o windows fica travado na logo do windows

Postado

@Poblamk Quando o sistema trava na logo do Windows é que o HD tem algum badblock.

É possível usar mais um HD sim.

Não entendi muito bem o que você quis dizer.

Postado
57 minutos atrás, Poblamk disse:

oi, então, eu gostaria de saber se tem como usar um hdd IDE como o master, como o primário, e usar um SATA como o secundário, e se tem como usar mais de um sata, pois o meu que eu usava com o windows fica travado na logo do windows

A placa-mãe sendo compatível com as duas tecnologias (possuindo as duas conexões) IDE / SATA, em tese é possível.
No BIOS setup teria que selecionar a sequência de boot e em algumas placas-mãe também há a necessidade de se habilitar o SATA / IDE via jumper, consulte manual.

Postado

@Poblamk Estou te falando algo que já ocorreu comigo faz muito tempo, já anos que não tenho nada IDE, e eu tinha problemas no boot justamente por isso, eu no seu lugar aposentava esse hd IDE alias, não sei como ele ainda funciona...

Postado

No BIOS a configuração é para todos os discos, não tem como separar

No ModeSATA ou ConfigurationSATA ou algo similar voce escolhe entre IDE, AHCI, RAID, etc...e esta configuração é para todos os discos conectados

Postado

@f_neto eu dei uma olhada na configuração da bios da minha placa, e coloquei o sata mode em "Combine" o que eu acho que deveria fazer poder usar um hd ide junto de um sata, mas não deu certo

adicionado 1 minuto depois

@Daianne Limeira então, eu cheguei até a jumpear o hd sata pra ficar como escravo, e mesmo assim sequer reconheceu o hd ide

Postado

@Poblamk Amigo o dispositivo IDE, no caso o contator, necessita de usar um jump traseiro para orientar o sistema, já o SATA não usa esse dispositivo, creio que essa é a fonte do conflito, não estou afirmando, estou apenas tentando achar uma justificativa, isso independe de configuração, já aconteceu comigo logo que surgiu a SATA, as placas vinham com as duas interfaces, assim como já tive placas com slot ISA quando este já era descontinuado.

Inclusive elas vinham com dois slots IDE e ainda sim, se houvesse mais de um hd em uma porta tinha a posição certa no cabo flat (não lembro agora se master era no meio ou na ponta)...

Obs: SE sua placa ainda tem essa interface, ela já passou da hora de trocar faz tempo...só falta ela ter slot de disquete ainda...😄

Abaixo uma placa com dois IDE e um ISA entre outros:

D_NQ_NP_878917-MLB25553936818_042017-O.j

Postado

@Daianne Limeira  oi, desculpa a demora, então, eu baixei o cpuz, a minha placa-mãe é uma Gigabyte modelo 945GZM-S2 ddr2 dual channel, e o hd é um Maxtor DiamondMax Plus 9 com 80gb

adicionado 3 minutos depois

@misterjohn não kkk, a minha placa só tem 1 slot ide, porém eu queria saber como usar assim porque eu quero ter um hd de pouco espaço pra só usar o windows e conectar + 2 sata pra  usar de slave

Postado
Em 18/04/2020 às 16:35, Poblamk disse:

@f_neto eu dei uma olhada na configuração da bios da minha placa, e coloquei o sata mode em "Combine" o que eu acho que deveria fazer poder usar um hd ide junto de um sata, mas não deu certo

adicionado 1 minuto depois

@Daianne Limeira então, eu cheguei até a jumpear o hd sata pra ficar como escravo, e mesmo assim sequer reconheceu o hd ide

Primeiro você precisa ter certeza que o HD IDE esteja funcionando e o cabo de dados (Flat 80 Vias Ultra DMA) esteja perfeito.
image.png.6e8a47cb54ed0a7db58d5e29dd988bc0.pngimage.png.deb0358f02a02d4b79ac19439b89deec.png
Conecte a extremidade azul (cabo flat 80 vias) ao conector IDE da placa-mãe e a preta ao HD, juntamente com a alimentação (cabo molex). Não precisa colocar o jumper no HD.
Liga e vê se o HD IDE é reconhecido.
No BIOS setup selecione: IDE Channel 0 Master/Slave > Auto

Qual S.O. você usa?

Postado
Em 23/04/2020 às 15:09, Daianne Limeira disse:

Primeiro você precisa ter certeza que o HD IDE esteja funcionando e o cabo de dados (Flat 80 Vias Ultra DMA) esteja perfeito.
image.png.6e8a47cb54ed0a7db58d5e29dd988bc0.pngimage.png.deb0358f02a02d4b79ac19439b89deec.png
Conecte a extremidade azul (cabo flat 80 vias) ao conector IDE da placa-mãe e a preta ao HD, juntamente com a alimentação (cabo molex). Não precisa colocar o jumper no HD.
Liga e vê se o HD IDE é reconhecido.
No BIOS setup selecione: IDE Channel 0 Master/Slave > Auto

Qual S.O. você usa?

eu uso o win 7

adicionado 2 minutos depois
Em 19/04/2020 às 09:43, misterjohn disse:

@Poblamk Amigo o dispositivo IDE, no caso o contator, necessita de usar um jump traseiro para orientar o sistema, já o SATA não usa esse dispositivo, creio que essa é a fonte do conflito, não estou afirmando, estou apenas tentando achar uma justificativa, isso independe de configuração, já aconteceu comigo logo que surgiu a SATA, as placas vinham com as duas interfaces, assim como já tive placas com slot ISA quando este já era descontinuado.

Inclusive elas vinham com dois slots IDE e ainda sim, se houvesse mais de um hd em uma porta tinha a posição certa no cabo flat (não lembro agora se master era no meio ou na ponta)...

Obs: SE sua placa ainda tem essa interface, ela já passou da hora de trocar faz tempo...só falta ela ter slot de disquete ainda...😄

Abaixo uma placa com dois IDE e um ISA entre outros:

D_NQ_NP_878917-MLB25553936818_042017-O.j

o pior é q eu fui ver um tempo dps q eu te respondi e realmente tem um slot de disquete : /

adicionado 3 minutos depois

é q a minha placa é ddr2 ainda

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...