Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu uso um ssd de 512gb onde está meu sistema operacional e outras coisas instaladas e tenho um HD secundário onde coloco todos os meus backups instalações de programas musicas dentre outras coisas, e de algum tempo para cá meu pc vem congelado a tela e desligando completamente dai tenho que esperar alguns minutos para liga-lo novamente se fizer isso no mesmo momento em que desliga ele não da vídeo tenho que esperar por alguns minutos para ele dar vídeo, já troquei fonte removi todos os periféricos e reinstalei no gabinete e o problema persistia, no entanto ontem eu abri o gabinete e observei os componentes internos durante o funcionamento do pc, e observei que o meu hd secundário o mecânico estava muito quente em um dos chips a ponto de se estar colocando o dedo sobre o chip e queimar o dedo, então visto que ele era meu hd secundário onde não estava meu sistema eu desliguei a alimentação dele e os desligamentos aparentemente pararam, a dúvida que fica é a seguinte mesmo que esse hd não fosse o meu primário apenas meu hd de backup poderia ele ser o responsável pelos desligamentos e congelamentos no meu pc?

Postado

@Pasolini Só por curiosidade, qual a marca/modelo da fonte? Tanto a antiga quanto a atual.

E sim, o seu HD pode estar travando seu sistema. Perdi um HD tendo os mesmos sintomas que você, e foi a fonte que estragou ele. Por isso a pergunta acima. 

Recomendo fazer backup imediato, pois a possibilidade dele morrer é grande. 

Postado
13 minutos atrás, Kleber Peters disse:

@Pasolini Só por curiosidade, qual a marca/modelo da fonte? Tanto a antiga quanto a atual.

E sim, o seu HD pode estar travando seu sistema. Perdi um HD tendo os mesmos sintomas que você, e foi a fonte que estragou ele. Por isso a pergunta acima. 

Recomendo fazer backup imediato, pois a possibilidade dele morrer é grande. 

Então durante alguns anos eu use uma bluecase 500watts bomba com esse hd era alimentado por ela e ja havia essas falhas não sei se foi essa fonte que estragou ele se for esse o caso, e agora estou com uma corsair vs600

Postado

É, no meu caso foi uma Gamemax. Quase certeza que a fonte baleou o HD. Como disse, pode fazer backup dele. Até recomendo você fazer um pendrive de boot linux e desconectar o SSD para evitar que uma eventual travada possa corromper o sistema operacional. 

Postado
8 minutos atrás, Pasolini disse:

Então durante alguns anos eu use uma bluecase 500watts bomba com esse hd era alimentado por ela e ja havia essas falhas não sei se foi essa fonte que estragou ele se for esse o caso, e agora estou com uma corsair vs600

Fontes podem queimar HDs sim, mas só por curiosidade: quantos anos de uso tem esse HD antigo? HDs são componentes que falham depois de algum tempo de uso, e depois de 6 anos é basicamente uma loteria quanto tempo a mais ele vai durar. 

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Fontes podem queimar HDs sim, mas só por curiosidade: quantos anos de uso tem esse HD antigo? HDs são componentes que falham depois de algum tempo de uso, e depois de 6 anos é basicamente uma loteria quanto tempo a mais ele vai durar. 

Então tem algo em torno de uns 8 a 9 anos esse HD...

Postado
4 horas atrás, Pasolini disse:

Então tem algo em torno de uns 8 a 9 anos esse HD...

Então durou até bastante. Eu tive um samsung que durou de 2007 até 2018 e não fiquei espantado o dia que pifou. O que pifou, por sinal, foi a placa lógica e não o motor que é o mais comum. Como o @Kleber Peters disse, faça backup dos dados para ontem. Se o sistema estiver instável demais, pode usar o hirens boot disk como alternativa, ou até mesmo prompt de comando em ultimo caso. Uma outra alternativa é o macrium reflect, que pode fazer o backup do disco inteiro de uma vez muito mais rápido do que se você estivesse copiando arquivos individualmente, ou até pasta a pasta se preferir, contando com a opção de criação de mídia inicializável (pendrive de boot).

Depois disso, terá de aposentar o drive. Pessoalmente eu costumo retirar os imãs de neodímio que tem dentro deles (cuidado, material perigoso de manusear) e sei que tem outras coisas para se aproveitar, mas no geral é bom apenas apagar tudo com uma formatação zerofill e descartar como sucata (existem locais e entidades próprias para descarte). Não jogue no lixo comum.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Então durou até bastante. Eu tive um samsung que durou de 2007 até 2018 e não fiquei espantado o dia que pifou. O que pifou, por sinal, foi a placa lógica e não o motor que é o mais comum. Como o @Kleber Peters disse, faça backup dos dados para ontem. Se o sistema estiver instável demais, pode usar o hirens boot disk como alternativa, ou até mesmo prompt de comando em ultimo caso. Uma outra alternativa é o macrium reflect, que pode fazer o backup do disco inteiro de uma vez muito mais rápido do que se você estivesse copiando arquivos individualmente, ou até pasta a pasta se preferir, contando com a opção de criação de mídia inicializável (pendrive de boot).

Depois disso, terá de aposentar o drive. Pessoalmente eu costumo retirar os imãs de neodímio que tem dentro deles (cuidado, material perigoso de manusear) e sei que tem outras coisas para se aproveitar, mas no geral é bom apenas apagar tudo com uma formatação zerofill e descartar como sucata (existem locais e entidades próprias para descarte). Não jogue no lixo comum.

beleza obrigado pela ajuda...

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, WOZ Dods disse:

Eu tive um samsung que durou de 2007 até 2018

Então estou ganhando... :) 

Tenho um Samsung 502HJ e um WD10EZEX que estão comigo há 12,5 anos. O WD está com status 'Saudável' no diskinfo e o Samye com status 'Alerta' por Current Pending Sector Count. Ambos já passaram de 110.000 horas de operação (acima do MTBF).

Claro, podem pifar a qualquer momento, mas estão ai, firmes e forte, funcionando perfeitamente. O fato do micro ficar ligado 24/7 ajuda, pois o boot é o momento de maior estresse pro HD e uma fonte de qualidade são primordiais para isso. 

• Curtir 1
Postado

@Kleber Peters O irmão gêmeo do que eu tinha que queimou funciona até hoje, 13 anos de idade bem vividos, mas depois que um falhou eu arquivei o outro. Quando falhou, por sinal, estava 100% saudável. Um dia funcionava, no outro não. A placa lógica simplesmente cansou de viver... 😆

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...