Ir ao conteúdo

Cabo CFTV ao invés de UTP?

Ir à solução Resolvido por Rafael Delazeri,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei um cabo que, segundo o vendedor, seria UTP, Cat 5, com conector rj45 para usar em lan. No entanto, recebi um cabo CFTV Blindado HD. Posso usar mesmo como cabo de rede? Pode haver algum dano ao PC e ao modem?

obrigado!

20200422_160428-1.thumb.jpg.96c3689116f80c76ba49fd4dcd0326da.jpg20200422_160438-1.thumb.jpg.da86d6f2a71a1706b0a8f55381a752f6.jpg

Postado

@WOZ Dods Ao que parece, o que me enviaram foi esse do link que você compartilhou. Como vi que em alguns sites eles colocam que serve como cabo de rede, veio a dúvida. O cabo CFTV tb serve para ligar em Lan ou só o UTP mesmo?

O vendedor anunciou como sendo: 

MarcaChipSCE

ModeloCat 5

Tipo de cabo de redePar trançado UTP

Categoria do cabo de rede Categoria 5

Comprimento 10 m

Conectores Sim

Conector de entrada RJ-45

Conector de saída RJ-45

Ambiente Interior-exterior

Postado

@Jubgp Não compreendi a diferença. São todos cabos TP no final das contas. Se alguém que entende mais de redes do que eu (só trabalho com redes domésticas e de pequeno porte), talvez possa te falar se realmente existe alguma diferença enter CFTV UTP CAT 5 e simplesmente UTP CAT 5, o que eu não consegui enxergar até agora.

Postado

@WOZ Dods É para uma rede doméstica mesmo. O que eu gostaria de saber é se posso usar esse cabo CFTV para ligar o meu PC direto no modem (em Lan mesmo, para não ter que usar o Wifi).

Postado
1 hora atrás, Jubgp disse:

@WOZ Dods É para uma rede doméstica mesmo. O que eu gostaria de saber é se posso usar esse cabo CFTV para ligar o meu PC direto no modem (em Lan mesmo, para não ter que usar o Wifi).

Que eu saiba será a mesma coisa que o cat 5 tradicional, sem stress. Teste e nos diga se ficou bom

Postado

Não é o recomendado, e ainda mais sendo CAT5, quando deveria ser CAT5-E

Postado

@roblox_gamer Pois é. Vou enviar uma reclamação ao vendedor. Não me preocupei muito com a questão de ser cat 5 ou cat 5e porque a net daqui é muito ruim, kkkk. É para uma rede doméstica mesmo, algo eventual. Normalmente uso o Wifi. Nessa situação de quarentena, eu quis testar se iria dar certo. O problema mesmo foi que eu esperava um cabo UTP e me enganaram. Não sabia se ele serviria pra rede. Valeu!

Postado
3 horas atrás, Jubgp disse:

@WOZ Dods Testei. Deu certo. Funcionou sem problemas. 

Valeu pela ajuda! 

Pois é, me resguardei de falar isso, mas para todos os efeitos, CAT 5 ou CAT 5-E tem a mesma velocidade para redes domésticas. Se você precisar de alta velocidade, com alto volume de tráfego de dados, CAT 5-E é imprescindível. Para rede doméstica, internet de alta velocidade comum, não faz diferença alguma. Pesquise comparativos e verá.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Valeu! Acredito que o CAT 5 resolva por enquanto. É para uso em um programa estilo o Skype.

Como requisito, ele não funciona com o Wifi, só com o cabo de rede. 

Agradeço bastante a sua ajuda e as dicas!

• Solução
Postado

@Jubgp Amigo, vai funcionar perfeitamente. A grande diferença desse cabo "específico" pra CFTV, está na blindagem. O cabeamento pra CFTV precisa ser blindado pois geralmente misturam o cabo UTP com outros cabos que podem causar interferência de campo eletromagnético, como o próprio cabo de energia da câmera, e uma interferência que seja pode matar um milésimo de segundo da gravação que mostra quem atirou em quem por exemplo. Outra recomendação da blindagem, é quando você usa dispositivos que recebem energia pelo próprio cabo de rede! Chamados PoE, tipicamente câmeras, centrais de alarme modernas e APs. Esse cabo é chamado de STP (Shielded Twisted Pair), e o de rede comum chamado de UTP (Unshielded Twisted Pair). Entendeu? Na prática, você tem um cabo muito bom, resistente. Tudo vai funcionar numa boa.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Rafael Delazeri Valeu! Esclareceu bastante! Pelas pesquisas aqui na net, tive a impressão de que esse CFTV não duraria muito. Se bem que não é para durar uns 10 anos, porque aqui tem muita maresia e afeta em tudo, mas pelo menos 1 ano, já tá valendo. Aprendi bastante com vcs aqui no forum. 

Postado
Em 22/04/2020 às 21:18, Jubgp disse:

eu cheguei a usar esse cabo quando minha net era abaixo de 100 mbps, pois quando coloquei um roteador gigabyte, tive que colocar o utp cat 5e, a diferença fica na estrutura interna

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...