Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, recentemente li em algum lugar que se uma fornecedora de internet utilizar o próprio dns na instalação da rede doméstica, eles terão acesso a todos os sites que acessamos. Então entrei nas configurações do roteador aqui de casa e encontrei esse endereço DNS (anexado). Minha dúvida é, alguém tem conhecimento desse dns se é público ou de fato pertence mesmo a empresa que me fornece internet? E se eu utilizar uma VPN como a TouchVPN (extensão do Chrome) eu consigo navegar de maneira segura, sem que meus dados sejam expostos? Obrigado desde já!

dns.png

• Membro VIP
Postado

Esse DNS parece ser da própria operadora. Se não for possível alterá-lo, pode fazer manualmente nos aparelhos que você mais utiliza. Os mais populares são o DNS do Google, Cloudflare e OpenDNS.

Postado

Esse endereço de DNS é o endereço do seu próprio roteador. DNS primário 10.1.1.1 (seu roteador) e DNS secundário 0.0.0.0 (significa que não está configurado). Isso quer dizer que pros seus dispositivos, quem resolve o DNS é seu roteador, que por sua vez encaminha a solicitação de DNS pra outro servidor, como do Google por exemplo ou da sua operadora. Essa configuração se chama DNS Relay. Se você quer alterar pra rede inteira, acesse as configurações do seu modem / roteador e no servidor DHCP, coloque o DNS resolver que você quer, como do Google por exemplo 8.8.8.8.

Postado

Particularmente eu nunca vi até hoje nenhum equipamento da marca TP-Link que seu IP de acesso comece com 10

Mas de acordo com as informações da imagem apresentada, é o mesmo que o gateway padrão

Postado

Não era mais negócio perguntar para a empresa que você contratou? 

Tem que ver o que como ela lida com o que você acessa na internet e o que a legislação autoriza. 

Se parar para pensar para onde vai as informações que você acessa na internet e quem pode vê-las, vai descobrir que o seu controle dos dados é muito limitado. 

Postado

@Diego6D Sim. Pra fazer um teste e ver se realmente seus dispositivos estão pegando o  DNS configurado, usa um computador Windows e digita no prompt de comando:

ipconfig /all

Se tiver usando Linux, digita no terminal:

nmcli

Em servidor DNS, deve estar o do Google: 8.8.8.8 / 8.8.4.4

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!