Ir ao conteúdo

Dell G3 insiste em dar boot pelo HD e não pelo SSD

Ir à solução Resolvido por SirCaio,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Comprei um Dell G3 3590 e realizei a instalação de um M.2 Nvme. Segui um passo a passo que encontrei na internet de como instalar o windows 10 e, a princípio, ocorreu tudo bem. No entanto, quando inicializava o notebook ele seguia tentando dar o boot pelo HD de 1tb. Na época, resolvi este problema desabilitando o SATA-0 na BIOS, conforme imagem abaixo (No caso eu desmarco a opção SATA-0). Embora eu conseguisse usar o windows normalmente, eu perdia esse 1TB, visto que estava desabilitado.

image.thumb.png.030b2e6aba8fc0504f49feda62dcb3aa.png

Isso foi há alguns meses. Porém, agora estou precisando usar o HD (afinal, são 1tb de armazenamento parados no notebook). Quando deixo habilitado a opção SATA-0, o windows dava boot pelo HD. Segui a recomendação de um colega para deletar a instalação do Windows do HD, porém isso resulta agora em o windows dar tela azul após a inicialização ou entra no recoverysupport da Dell. Se eu desabilitar o SATA-0, volto a iniciar normalmente, sem poder utilizar o HD.

Já tentei ligar para o suporte da Dell, mas eles afirmam que não podem ajudar quando há uma instalação de M.2 feita pelo usuário.

Eu realmente já busquei em muitos tópicos e vídeos, mas nenhum dos casos parecia ser o mesmo problema. Meu notebook reconhece o M.2, tanto que eu tenho usado ele todo esse tempo, mas preciso conseguir usar o HD de 1tb como armazenamento também.

Desde já agradeço a ajuda.

Postado

Quantas portas SATA tem?

Quando é usado um M2, seja SATA ou NVME eles podem desabilitar algumas portas SATA, principalmente as primeiras

Tente colocar em outra porta SATA

Postado
Em 26/04/2020 às 18:51, f_neto disse:

Quantas portas SATA tem?

Quando é usado um M2, seja SATA ou NVME eles podem desabilitar algumas portas SATA, principalmente as primeiras

Tente colocar em outra porta SATA

Então, ele possui uma entrada específica para o M.2. Pelo menos não vejo como alterar a entrada dele, visto que há apenas um local para encaixar o M.2.

adicionado 2 minutos depois
Em 26/04/2020 às 23:23, mick 07 disse:

Você alterou a ordem de sequência na opção "boot sequence"? Lá dá pra desativar o boot pelo HD também.

Em boot sequence aparece isso:

image.thumb.png.391e68cedcc4d534015194f7bab76dda.pngJá tentei trocar a ordem para a UEFI. Também tentei escolher o UEFI apertando F12 após a inicialização e escolhendo essa opção. No entanto, ambos resultam em tela azul.

Postado
13 horas atrás, SirCaio disse:

Então, ele possui uma entrada específica para o M.2. Pelo menos não vejo como alterar a entrada dele, visto que há apenas um local para encaixar o M.2.

Não é o M2 que voce tem que mudar e sim os discos que vão nas portas SATA

Leia o manual da placa, se não tiver ele procure no site do fabricante da placa

• Coordenador
Postado
5 horas atrás, f_neto disse:

É um notebook da Dell.

@SirCaio você instalou o Windows no SSD com o HD desconectado?

Postado
17 horas atrás, mick 07 disse:

É um notebook da Dell.

@SirCaio você instalou o Windows no SSD com o HD desconectado?

Sim, quando tentei instalar o Windows, usando um pendrive, ele sempre tentava instalar no HD. Precisei desabilitar a porta SATA para ele entender que tinha que instalar no SSD.

adicionado 4 minutos depois
23 horas atrás, f_neto disse:

Vou tentar isso. Agora confesso que não vejo muito sentido ser esse o motivo, já que o problema está no boot ser dado pelo próprio HD e não pelo M2. Assim, pelo menos na minha visão, o HD está sendo identificado.

Só reforçando, o problema está em tentar deixar habilitado o M2 e o HD, que resulta no boot sempre ser feito pelo HD.

• Coordenador
Postado

Na aba boot sequence, desclique a opção Windows Manager, deixe apenas o SSD.

2 horas atrás, SirCaio disse:

Sim, quando tentei instalar o Windows, usando um pendrive, ele sempre tentava instalar no HD. Precisei desabilitar a porta SATA para ele entender que tinha que instalar no SSD.

mas você desconectou o HD do notebook ou não?

adicionado 5 minutos depois

Abra o Gerenciador de Discos pra ver onde está a partição de boot.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 30/04/2020 às 12:33, mick 07 disse:

Na aba boot sequence, desclique a opção Windows Manager, deixe apenas o SSD.

mas você desconectou o HD do notebook ou não?

adicionado 5 minutos depois

Abra o Gerenciador de Discos pra ver onde está a partição de boot.

Desculpe a demora na resposta. 

Não desconectei fisicamente o HD. Não foi preciso.

Quanto a partição, segue imagem do gerenciamento de disco:

image.png.81ca4995686d1ded5649b46b25a1fca4.png

Postado

Na imagem não dá para identificar a primeira de 500MB, 
Eu acridito que seja a Partição Reservado pelo Sistema, e assim seria a responsável pelo boot
Ou ela pode ser uma simples Partição de Recuperação que não serve para nada
Verifique 

Postado
15 horas atrás, mick 07 disse:

@SirCaio continua dando boot pelo HD?

Isso, eu consigo usar o notebook normalmente quando eu desabilito o HD. Quando eu habilito ele na BIOS, volta a dar Boot pelo HD

adicionado 1 minuto depois
17 horas atrás, f_neto disse:

Na imagem não dá para identificar a primeira de 500MB, 
Eu acridito que seja a Partição Reservado pelo Sistema, e assim seria a responsável pelo boot
Ou ela pode ser uma simples Partição de Recuperação que não serve para nada
Verifique 

Neste de 500 MB ele diz "partição de Sistema EFI"

Postado

Então está correto, o seu problema é realmente a ordem de boot

Sugestão:Deixe conectados os dois, inicie o computador por um Linux Live Ubuntu, ou seja, o Linux roda direto de um usb, e vá na opção de Experimentar Sem Instalar

No menu procure o Gparted que é um particionador

Com ele voce pode manusear as partições dos discos

Exclua as partições de sistema do HD, ou todas se puder e recrie uma nova

Postado
2 horas atrás, f_neto disse:

Então está correto, o seu problema é realmente a ordem de boot

Sugestão:Deixe conectados os dois, inicie o computador por um Linux Live Ubuntu, ou seja, o Linux roda direto de um usb, e vá na opção de Experimentar Sem Instalar

No menu procure o Gparted que é um particionador

Com ele voce pode manusear as partições dos discos

Exclua as partições de sistema do HD, ou todas se puder e recrie uma nova

Só para confirmar, a ideia seria deletar todas as partições do HD apenas, correto?

Vou tentar essa ideia. Obrigado.

• Solução
Postado
2 horas atrás, f_neto disse:

Sim, no canto superior direito você seleciona o HD, tenha atenção ao selecionar o disco correto que quer manipular

Problema Resolvido Galera!

Quando tentei usar o Linux Live Ubuntu, ele ficou eternamente travando em checking disks. Eu até suspeitei de algum problema no HD anteriormente, mas por se tratar de um notebook novo, descartei a possibilidade.

Enfim, depois do erro ao iniciar o Ubuntu, eu retirei fisicamente o HD e pluguei ele em um desktop como HD externo. Em gerenciador de discos, ele aparecia como não inicializado, desconhecido. Peguei um HD antigo que tinha aqui, limpo, e coloquei no notebook. Desta vez a BIOS deu o boot pelo SSD normalmente e consigo encontrar o HD em "Meu Computador". 

Ou seja, o problema era no próprio HD. Ao colocar um com funcionamento correto, o problema foi resolvido.

Agradeço muito a ajuda de "Mick 07" e "f_neto". 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...