Ir ao conteúdo

Memória Team Group T-Force Dark Z 2666MHz rodando a 2400MHz

Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.
Comprei na PICHAU as memórias TEAM GROUP T FORCE DARK Z 2666MHZ, mas quando fui ver no CPU-Z elas estavam a 2400.
O que faço?
SETUP
ASUS PRIME a320 K-BR
RYZEN 5 1600 AF
Obrigado.

• Solução
Postado
7 minutos atrás, Alucard__BR disse:

Olá pessoal.
Comprei na PICHAU as memórias TEAM GROUP T FORCE DARK Z 2666MHZ, mas quando fui ver no CPU-Z elas estavam a 2400.
O que faço?
SETUP
ASUS PRIME a320 K-BR
RYZEN 5 1600 AF
Obrigado.

É preciso ir na BIOS da placa-mãe e ativar o XMP pra que as frequências sejam liberadas a 2666.

Postado
3 horas atrás, NIGHT FALL disse:

É preciso ir na BIOS da placa-mãe e ativar o XMP pra que as frequências sejam liberadas a 2666.

Primeiramente, muito obrigado por responder a minha dúvida.
Então, eu fui na BIOS e ativei um lance semelhante lá.
DOCP.
Minha dúvida é se eu estaria fazendo algum tipo de overclock de memória, o que eu não desejo (não entendo nada de over por isso nada de arriscar)

Postado
9 horas atrás, Alucard__BR disse:

Primeiramente, muito obrigado por responder a minha dúvida.
Então, eu fui na BIOS e ativei um lance semelhante lá.
DOCP.
Minha dúvida é se eu estaria fazendo algum tipo de overclock de memória, o que eu não desejo (não entendo nada de over por isso nada de arriscar)

O XMP apenas destrava a frequência da memória, neste caso não é um overclock, ele vai apenas permitir que a memória trabalhe na frequência nativa dela (2666) ao invés de ficar limitado a 2400.
Falando sobre overclock, não há nenhum motivo para medo sobre o assunto, hoje em dia é um processo super seguro e super simples de fazer, mas claro, pra quem tem intuito em realiza-lo.

Postado
agora, NIGHT FALL disse:

O XMP apenas destrava a frequência da memória, neste caso não é um overclock, ele vai apenas permitir que a memória trabalhe na frequência nativa dela (2666) ao invés de ficar limitado a 2400.
Falando sobre overclock, não há nenhum motivo para medo sobre o assunto, hoje em dia é um processo super seguro e super simples de fazer, mas claro, pra quem tem intuito em realiza-lo.

Valeu!!!
Cara, eu já estava pensando em ligar pro suporte pra saber os motivos disso porque eu comprei 2666... não faz sentido reconhecer como 2400 e, como meu conhecimento em informática (sonhando muito alto...) é no máximo intermediário, vim aqui pra saber.
Vcs são a melhor comunidade em termos de esclarecer e ajudar as pessoas.
Sobre o over, eu tenho vontade de saber mais sim, mas pra casos de necessidade.
Enquanto o modo stock estiver dando conta não pretendo fazer.
Agradeço muito por me deixar mais tranquilo quanto ao assunto.

• mês depois...
Postado

Vou acrescentar que essa memória realmente dá um nó em quem só quer plugar no pc e usar. Ela mostra que é 2400 até no CPU-Z. Basicamente só na caixa diz que é 2666, além do part-number dela conter o valor 2666. Também tomei um susto quando liguei, mas ao ativar o DOCP ficou corretamente nos 2666, e funcionando corretamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...