Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

-Vídeo demonstrando o erro-

https://drive.google.com/folderview?id=1x4w16ULarfJAMowQRHC01kFPI2ZpDPio

Olá, boa tarde! Estou buscando ajuda de todas as fontes possíveis, pois nessa quarentena não tenho como deixar o notebook em alguma loja de confiança para consertar, já que todas estão fechadas. Espero que possam me dar uma força.
Vamos direto ao problema: Meu notebook reinicia sempre que abro um jogo com gráficos "pesados". Ocasionalmente reinicia ao usar navegadores para asistir a vídeos ou quando existe algum jogo aberto em segundo plano, mas ocorreu menos vezes do que o primeiro caso.
O jogo principal é o League of Legends. Até a metade de 2019, que foi quando o problema começou, conseguia jogar nesse notebook com os gráficos no médio sem problemas, mas desde então ele vem mostrando esse problema.
Quando digo reiniciar, me refiro a ele desligar bruscamente e iniciar novamente. Nenhuma mensagem é mostrada, ele apenas desliga, faz um bipe e inicia novamente.
O comportamento dele é bem estranho: Após a tela de carregamento de partida do LoL, no mesmo instante em que a partida inicia, ele reinicia. Caso a partida inicie mas eu esteja no Alt + Tab em outra tela, sem mostrar a tela do jogo, tudo ocorre normalmente e eu consigo ouvir o jogo todo acontecendo sem que o notebook reinicie, mas se eu retornar a tela do jogo ele reinicia. Tudo isso ocorre com os gráficos no mínimo.
No passado, o notebook reiniciava da mesma forma só que após uns 20 minutos de partida, mas com o passar dos meses esse tempo foi diminuindo até chegar ao ponto atual.
Houve um caso em que a conexão com a internet caiu enquanto eu estava com o jogo em segundo plano e curiosamente eu consegui abir a tela do jogo nesse momento sem que reiniciasse. A tela mostrava aquela clássica mensagem de "Reconectando", eu podia clicar no mapa inteiro, arrastar a câmera o quanto fosse que o notebook não reiniciava.
O problema não é exclusivo desse game, pois testei tambem no Digimon Masters Online (DMO). Antes, o jogo reiniciava o notebook logo ao abrir o mapa, assim como o LoL, depois de trocar a memoria RAM de 4GB por outras duas de 4GB(somando 8GB), o jogo passou a não reiniciar o notebook sempre, apenas 20% das vezes, porém 3 dias de teste depois tudo voltou a ser como estava, passando a desligar assim que o jogo abria o mapa.
Dito isso, queria saber as opiniões de vocês quanto ao que possa ser isso para que eu mesmo possa resolver o problema, sem precisar recorrer a un técnico agora, visto que nessa quarentena o tédio está muito grande.

O que já tentei:
-Trocar as memórias RAM. Ele originalmente tem um pente de 4GB, mas para testar eu troquei por 2x4GB novos e, apesar do problema ter se repetido, sinto que ele aguentou um pouco mais no DMO por causa disso, mas pode ser impressão minha;
-Testar as memórias RAM. As duas memórias novas que coloquei foram testadas em outras oportunidades recentemente, nenhuma delas apresentou problema algum.
-Reparar e reinstalar o LoL. Como o problema não acontece só nele, sei que não resolve nada, mas vale dizer;
-Atualizar drivers e Windows Update. Não mostrou nenhum sinal de melhora;
-Abrir e limpar um pouco por dentro;

O que não tentei ainda:
-Formatar. Não tenho hd externo em casa e daria muito trabalho tentar fazer isso para não resolver no fim das contas;
-Trocar a pasta térmica. Ela nunca foi trocada desde a compra e ele já sofreu por superaquecimento, chegando a desligar de vez;
-Trocar qualquer outro componente, como HD e Processador para teste. Não tenho outros para substituir.

Informações sobre o notebook:
Gateway NE57007B
PROCESSADOR: Intel Core i5 3337U 1.8 até 2.7 GHz, 3 mb de cache;
MEMÓRIA RAM: 4 GB DDR3 1600MHz;
PLACA DE VÍDEO: Intel HD Graphics 4000;
DISCO RÍGIDO: 1 TB;
TELA: 15.6″ com resolução HD 1366 x 768 pixels;
CONEXÕES: 1 USB 3.0, 2 USB 2.0, 1 HDMI, 1 VGA, 1 RJ45 ,1 COMBO audio jack e leitor de cartão de memória;
SISTEMA OPERACIONAL: Windows 8.1 64bits;
BATERIA: 4 células 2500 mAh.

Postado

Boa Tarde 

Primeira sugestão é instalar um software que mede temperatura, teu equipamento pode estar desligando porque aqueceu demais. 

O Cooler fica audível, ou não escuta som nenhum ?

Pode usar o MSI Afterburner ou um mais simples como o HWinfo. Executa o jogo e verifica a temperatura.

Postado

@Matheus Henrique Serpa baixe o HWINFO e veja as temperaturas do processador sem que esteja rodando nada pesado. ademais, baixe o MSI Afterburner e confira as temperaturas durante os jogos. eu suspeito que seja sim superaquecimento por questão de sujeira/pasta térmica ressecada ou porque simplesmente o cooler parou de funcionar.

Postado

@Caio Ferreira  e @LuisFGH , perdão pela demora. Realizei a medição de temperatura usando o HWMonitor, mas consegui apenas quando nenhum programa estava aberto pois o computador passou a reiniciar quando jogos estão abertos em segundo plano também. Realizei outros testes usando o Aida 64 e todos eles foram normais, mas quando encontrei uma opção para testar a placa de vídeo e, por curiosidade, selecionei, assim que o teste começou o notebook reiniciou. Sendo assim, vocês acham que pode ser algo na placa de vídeo integrada ao processador (Aquela Intel Graphics) ou em algum barramento da placa-mãe que foi causado por superaquecimento no passado?

IMG-20200429-WA0072.jpg

Postado

Uma opção interessante para saber se é Windows é rodar um Linux que roda direto do CD. 

Se não me engano, o Ubuntu faz isso. 

Pode instalar e rodar um teste de stress, se não acontecer nada é o teu Windows com problema. Se acontecer é hardware, ai só testando as peças em separado.

Postado

@LuisFGH Eu posso tentar tentar fazer isso sim, mas tirei o dia hoje pra abrir e trocar a pasta térmica que consegui comprar. Inclusive, quando abri notei algumas coisas estranhas, a começar por essa mancha estranha que encontrei (Foto 1). Decidi passar um cotonete seco e acabou limpando, parecia só sujeira, mas ainda assim é estranho.

Ao abrir mais e chegar ao processador, notei que a pasta térmica estava bem seca, mas parecia ter saído e tocado algumas partes prateadas ao lado do lugar onde ela deveria estar (Foto 2), isso causaria algum problema? E mais, limpei a pasta seca e ficou bem agradável, aparentemente (Foto 3) e quando apliquei novamente, ficou assim (Foto 4), essa quantidade está boa?

IMG-20200430-WA0085.jpg

IMG-20200430-WA0101.jpg

IMG-20200430-WA0104.jpg

IMG-20200430-WA0114.jpg

Postado
2 minutos atrás, Eder Neumann disse:

tente primeiro a verificação de erros do sistema.

em vez de formatar tente a reinicialização limpa do sistema (ferramenta do próprio windows)

Boa tarde, amigo. Isso seria equivalente a "retornar aos padrões de fábrica"? Lembro de ter visto uma opção assim que tinha dois tipos, uma que apagava todos os arquivos e outra que deixava eles, seria isso?

Postado
1 minuto atrás, Matheus Henrique Serpa disse:

Boa tarde, amigo. Isso seria equivalente a "retornar aos padrões de fábrica"? Lembro de ter visto uma opção assim que tinha dois tipos, uma que apagava todos os arquivos e outra que deixava eles, seria isso?

exatamente, opte pela que mantem os arquivos.

Postado
18 minutos atrás, Eder Neumann disse:

exatamente, opte pela que mantem os arquivos.

Isso eu nunca tentei, mas assim que ligar novamente e fizermais alguns testes eu tento isso e posto aqui os resultados. Obrigado!

adicionado 3 minutos depois

A propósito, ao retirar a placa-mãe notei um desgaste na carcaça por dentro, logo em frente a saída de ar do cooler (Foto), isso possivelmente foi o aquecimento que causou, certo? O que devo fazer a respeito, só limpar, quem sabe usar a pasta térmica ali também? Perdão caso isso pareça absurdo, só to tendo ideias.

IMG-20200430-WA0136.jpg

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!