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Postado

Boa tarde,

 

Tenho um desktop HP Pavillon com processador Intel Core(TM)2 Duo CPU E8400 3GHZ 2.67GHZ, 4GB RAM HD 1TB e Windows 7 Ultimate SP1 64 bits. De umas semanas para cá ele começou a exibir tela azul e a reiniciar, não importa se eu estivesse usando qualquer navegador (apesar que isso ocorre com mais frequência quando o Chrome está aberto) ou realizando outra tarefa, ele o faz de maneira aleatória. Da última vez que isso aconteceu (hoje pela manhã) ele exibiu o seguinte relatório reproduzido abaixo: 

 

Assinatura do problema:
  Nome do Evento de Problema:    BlueScreen
  Versão do sistema operacional:    6.1.7601.2.1.0.256.1
  Identificação da Localidade:    1046

Informações adicionais sobre o problema:
  BCCode:    1a
  BCP1:    0000000000041790
  BCP2:    FFFFFA800360BDC0
  BCP3:    000000000000FFFF
  BCP4:    0000000000000000
  OS Version:    6_1_7601
  Service Pack:    1_0
  Product:    256_1

Arquivos que ajudam a descrever o problema:
  C:\Windows\Minidump\043020-32947-01.dmp
  C:\Users\Rui Vargas Barbosa\AppData\Local\Temp\WER-174315-0.sysdata.xml

Leia nossa declaração de privacidade online:
  http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=104288&clcid=0x0416

Se a declaração de privacidade online não estiver disponível, leia nossa declaração de privacidade offline:
  C:\Windows\system32\pt-BR\erofflps.txt

 

O que esse relatório está revelando e como posso solucionar esse problema? Esse PC tem uso pessoal e profissional por mais uma pessoa além de mim.

 

Obrigado desde já,

Rui.
 

  • Coordenador
Postado

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Postado

@mick 07 Boa tarde Mick,

 

Obrigado pela resposta e peço desculpas pelas informações até então incompletas...As características do processador já foram ditas acima. 

 

Rodei o CPU-Z e ele mostrou outras informações: 

  • Memória 4GB DDR2 DRAM frequency 332.5mhz
  • Placa de vídeo onboard Intel Q45/Q43 express chipset 
  • placa-mãe Itautec modelo ST4262 fabricada em 05/12/2009
  • HD 1GB STD1000D003-1CH162 ATA Device

 

A fonte eu não tenho como abrir o gabinete agora, mas creio que seja de 300W

 

Qualquer outra dúvida, estou à disposição para esclarecimentos.

 

Obrigado.

  • Coordenador
Postado

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Postado

Boa tarde,

 

Vim atualizar o post depois de todos as perguntas que você me fez. Eu baixei o Blue Screen View mas ainda não o usei, pois reparei que esses problemas começaram quando eu estava com o Discord aberto entre outros programas (navegadores, Windows Explorer, etc). Hoje usando o Revo Unistaller apaguei o IObit Update Software que ficava o tempo todo mandando notificações e ainda não desinstalei o Discord, pois vou ficar de olho se esse problema se repete, então usarei o Blue Screen View para ver se há algo a mais que precisa ser modificado ou apagado do PC.

 

Por enquanto, muito obrigado pela atenção.

Postado

@Ruivb conseguiu solucionar o problema? o meu pc esta com os mesmos problemas que o seu. Até os 'arquivos que ajudam a descrever o problema' são parecidos. Conseguiu solucionar?

Postado

@Rodxx

 

Oi cara, boa noite. Acabei de rodar o Blue Screen View e ele me trouxe uma informação que pode ser útil para mim, talvez até para você também. Está logo abaixo no meu próximo comentário.

adicionado 6 minutos depois

@mick 07 Boa noite

Acabei de rodar o Blue Screen View e veio o seguinte relatório que eu anexei com mais detalhes. Ele apontou o arquivo ntoskrnl.exe+dfb como o responsável pela última vez que o problema ocorreu, na segunda feira passada dia 15/05.

O que devo fazer para solucionar esse problema?

 

Grato.

Tela azul.txt

Postado

@Ruivb Cara, consegui arrumar o meu (ou pelo menos não tive mais problemas até então). Primeiro, vê se não é sua memória RAM que está defeituosa pelo próprio diagnóstico do sistema do windows. Se as memórias RAM estiverem tudo ok, você faz o seguinte.

entre na configuração de sistema do windows

na aba de serviços desative tudo nele e na aba inicialização também

reinicie o PC

nisso o meu PC já não tava mais dando tela azul (ou seja então era algum software do próprio PC)

voltei na aba de serviços e fui vendo qual era os programas que me estavam dando problemas (testando e tal)

o software que tava me dando problema era o Log de Eventos do Windows ent fui e desativei ele nas configurações (e desativei também o Avast)

com isso parou de dar tela azul no meu PC, pode ser que o seu seja isso também. Se não for o Log, tenta testar outros programas desse sistema do windows desativando-os.

 

O vídeo que eu vi que deu certo foi esse: 

 

Postado
6 horas atrás, mick 07 disse:

Eu mandei vários testes pra você fazer lá em cima, você não respondeu nenhum. Abraços.

Eu respondi o do Blue Screen View, inclusive te mandei o arquivo com o log de erro. Mas se eu tiver que fazer os outros eu faço.

 

Abraços.

  • Coordenador
Postado
Em 17/05/2020 às 00:37, Ruivb disse:

Ele apontou o arquivo ntoskrnl.exe+dfb

Esse arquivo pertence ao kernel do Windows, então provavelmente quem causou o erro foi algum driver de hardware. Sim, você precisa fazer os demais testes pra poder eliminar o possível causador do problema. Abraços.

Postado

@mick 07  Continuando os testes, aqui vão os resultados do Memory Diagnostic do Windows e da Ferramenta de Diagnóstico da Intel

 Memory Diagnostic

 

Nome do Log: System

Fonte: Microsoft-Windows-MemoryDiagnostics-Results

Data: 18/05/2020 19:57:12

Identificação do Evento:1101

Categoria da Tarefa:Nenhum

Nível: Informações

Palavras-chave:

Usuário: SISTEMA

Computador: User-PC

Descrição:

A Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows testou a memória do computador e não detectou erros

XML de Evento:

<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">

<System>

<Provider Name="Microsoft-Windows-MemoryDiagnostics-Results" Guid="{5F92BC59-248F-4111-86A9-E393E12C6139}" />

<EventID>1101</EventID>

<Version>0</Version>

<Level>4</Level>

<Task>0</Task>

<Opcode>0</Opcode>

<Keywords>0x8000000000000000</Keywords>

<TimeCreated SystemTime="2020-05-18T22:57:12.745677900Z" />

<EventRecordID>203476</EventRecordID>

<Correlation />

<Execution ProcessID="5068" ThreadID="5072" />

<Channel>System</Channel>

<Computer>User-PC</Computer>

<Security UserID="S-1-5-18" />

</System>

<UserData>

<Results xmlns:auto-ns2="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events" xmlns="http://manifests.microsoft.com/win/2005/08/windows/Reliability/Postboot/Events">

<LaunchType>Manual</LaunchType>

<CompletionType>Pass</CompletionType>

<MemorySize>3996</MemorySize>

<TestType>10</TestType>

<TestDuration>789</TestDuration>

<TestCount>12</TestCount>

<NumPagesTested>1021909</NumPagesTested>

<NumPagesUnTested>1145</NumPagesUnTested>

<NumBadPages>0</NumBadPages>

<T1NumBadPages>0</T1NumBadPages>

<T2NumBadPages>0</T2NumBadPages>

<T3NumBadPages>0</T3NumBadPages>

<T4NumBadPages>0</T4NumBadPages>

<T5NumBadPages>0</T5NumBadPages>

<T6NumBadPages>0</T6NumBadPages>

<T7NumBadPages>0</T7NumBadPages>

<T8NumBadPages>0</T8NumBadPages>

<T9NumBadPages>0</T9NumBadPages>

<T10NumBadPages>0</T10NumBadPages>

<T11NumBadPages>0</T11NumBadPages>

<T12NumBadPages>0</T12NumBadPages>

<T13NumBadPages>0</T13NumBadPages>

<T14NumBadPages>0</T14NumBadPages>

<T15NumBadPages>0</T15NumBadPages>

<T16NumBadPages>0</T16NumBadPages>

</Results>

</UserData>

</Event>

 

Ferramenta de Diagnóstico da Intel

 

--- IPDT64 - Revision: 4.1.4.36
--- IPDT64 - Start Time: 19/05/2020 20:40:02

CPU1
Genuine Intel CPU Test
Module Version: 1.0.16.64b.W
Start Time: Tue May 19 20:40:03 2020
Test Result - PASS
Expected: GenuineIntel
Detected: GenuineIntel
End Time: Tue May 19 20:40:03 2020
Total Time:  seconds: 0
--------------------------------------------------------------------
CPU1
CPU Brand String Test
Module Version: 1.0.20.64b.W
Start Time: Tue May 19 20:40:06 2020
Test Result - FAIL
..no valid string parts found..
Detected: Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     E8400  @ 3.00GHz
String part compare error
End Time: Tue May 19 20:40:06 2020
Total Time:  seconds: 0
--------------------------------------------------------------------

System Information
------------------
Processor Name: Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     E8400  @ 3.00GHz
Processor Information: Family 6 Model 23 Stepping 10
Number of Physical Cores: 2
Number of Logical Cores: 2
Operating System: Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit
Graphics Information: Intel(R) Q45/Q43 Express Chipset
--------------------------------------------------------------------

--- IPDT64 - End Time: 19/05/2020 20:40:06
--- IPDT64 - Result: Fail
--------------------------------------------------------------------

 

Conforme eu for realizando os outros testes, irei postar os resultados aos poucos.

 

Obrigado pela atenção,

Rui.

 

  • Coordenador
Postado
21 minutos atrás, Ruivb disse:

CPU1
CPU Brand String Test
Module Version: 1.0.20.64b.W
Start Time: Tue May 19 20:40:06 2020
Test Result - FAIL
..no valid string parts found..
Detected: Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     E8400  @ 3.00GHz
String part compare error
End Time: Tue May 19 20:40:06 2020
Total Time:  seconds: 0

 

21 minutos atrás, Ruivb disse:

--- IPDT64 - End Time: 19/05/2020 20:40:06
--- IPDT64 - Result: Fail

A ferramenta da Intel apresentou dois erros. Poste depois o resto dos testes.

  • 2 semanas depois...
Postado

@mick 07 Eu baixei um software da empresa que fabrica o HD que eu tenho, um modelo da Seagate que disse que tem uma atualização para baixar. Mas nas instruções o site diz que é necessário que se faça um backup dos meus dados, e eu por enquanto não tenho um HD externo para isso.

Eu baixei o HD Tune e executei os testes do programa que eu copiei e colei abaixo. Se você ver que alguns deles precisam ser refeitos, me avise:

 

HD Tune: ST1000DM003-1CH162 Benchmark

 

Transfer Rate Minimum : 2.5 MB/sec

Transfer Rate Maximum : 192.7 MB/sec

Transfer Rate Average : 77.6 MB/sec

Access Time : 16.8 ms

Burst Rate : 157.0 MB/sec

CPU Usage : -1.0%

 

HD Tune: ST1000DM003-1CH162 Health

 

ID Current Worst ThresholdData Status

(01) Raw Read Error Rate 114 99 6 76326664 Ok

(03) Spin Up Time 97 97 0 0 Ok

(04) Start/Stop Count 95 95 20 5309 Ok

(05) Reallocated Sector Count 100 100 10 0 Ok

(07) Seek Error Rate 66 51 30 641238371 Ok

(09) Power On Hours Count 87 87 0 11464 Ok

(0A) Spin Retry Count 100 100 97 0 Ok

(0C) Power Cycle Count 96 96 20 4307 Ok

(B7) (unknown attribute) 100 100 0 0 Ok

(B8) (unknown attribute) 95 95 99 5 Failed

(BB) (unknown attribute) 100 100 0 0 Ok

(BC) (unknown attribute) 100 99 0 2 Ok

(BD) (unknown attribute) 100 100 0 0 Ok

(BE) Airflow Temperature 73 54 45 454164507 Ok

(BF) G-sense Error Rate 100 100 0 0 Ok

(C0) Power Off Retract Count 100 100 0 478 Ok

(C1) Load Cycle Count 92 92 0 17576 Ok

(C2) Temperature 27 46 0 27 Ok

(C5) Current Pending Sector 100 100 0 0 Ok

(C6) Offline Uncorrectable 100 100 0 0 Ok

(C7) Ultra DMA CRC Error Count 200 1 0 15751 Ok

(F0) Head Flying Hours 100 253 0 9782 Ok

(F1) (unknown attribute) 100 253 0 1579267439 Ok

(F2) (unknown attribute) 100 253 0 -1241099880 Ok

 

Power On Time : 11464

Health Status : Failed

 

HD Tune: ST1000DM003-1CH162 Error Scan

 

Scanned data : 953487 MB

Damaged Blocks : 0.0 %

Elapsed Time : 113:41

 

Obrigado pela atenção.

  • Coordenador
Postado
7 minutos atrás, Ruivb disse:

(B8) (unknown attribute) 95 95 99 5 Failed

 

7 minutos atrás, Ruivb disse:

Health Status : Failed

Teste do HD também deu erros. Por favor, poste um printscreen das telas, ficar lendo os textos sem ter uma imagem de interface gráfica fica complicado de avaliar. Abraços.

Postado

@mick 07

Citação

Por favor, poste um printscreen das telas, ficar lendo os textos sem ter uma imagem de interface gráfica fica complicado de avaliar.

 

Como preferir...As imagens estão abaixo

Se algum teste precisar ser refeito, me avise:

HDTune_Error_Scan_ST1000DM003-1CH162.png

HDTune_Benchmark_ST1000DM003-1CH162.png

HDTune_Health_ST1000DM003-1CH162.png

HDTune_Info_ST1000DM003-1CH162.png

  • Coordenador
Postado
22 horas atrás, Ruivb disse:

HDTune_Health_ST1000DM003-1CH162.png

Seu HD está com defeitos.

 

Em 30/04/2020 às 15:30, mick 07 disse:

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

????

 

Em 30/04/2020 às 15:30, mick 07 disse:

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

????

 

Postado
7 horas atrás, mick 07 disse:

Seu HD está com defeitos.

 

😥

Em anexo o resultado do teste feito com a ferramenta SeaTools Bootable. O próximo a ser feito vai ser o do WD Data Lifeguard. Estou realizando os testes na medida do possível com o tempo livre que eu tenho.

 

 

S1DD84WC.log

  • Coordenador
Postado
Citação

=============================================== 
SeaTools Bootable v2.1.2 
Nmero do Modelo : ST1000DM003-1CH162
Nmero de srie : S1DD84WC
Reviso do Firmware : CC47
=============================================== 
05-30  | 23:26:54 |  Controle S.M.A.R.T. Iniciado
05-30  | 23:26:54 |  Controle S.M.A.R.T. REPROVADO
05-30  | 23:27:38 |  Teste rápido Automatico da Unidade Iniciado
05-30  | 23:27:38 |  Teste rápido Automatico da Unidade REPROVADO
05-30  | 23:28:02 |  Generico Completo Iniciado
05-31  | 01:15:51 |  Generico Completo APROVADO
 

Seu HD está com defeito. Nem precisa fazer o testo do Data Lifeguard.

Postado

@mick 07 

1 hora atrás, mick 07 disse:

Seu HD está com defeito. Nem precisa fazer o testo do Data Lifeguard.

Eu tinha acabado de fazer o teste do Lifeguard quando entrei aqui para postar os prints e vi sua mensagem. Curioso é que no teste do Life Guard ele disse que estava tudo OK, veja as imagens.

 

O que eu devo fazer agora, trocar de HD, formatá-lo ou outra alternativa?

 

Obrigado pela atenção.

 

Western Digital Data.jpg

Western Digital Data3.jpg

Western Digital Data4.jpg

Western Digital Data5.jpg

Western Digital Data6.jpg

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