Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Meu PC está com um problema muito chato de travar do nada e reiniciar. É um problema que já vem a uns 3 a 4 meses e vem de forma bem aleatória. As vezes passa o dia todo e não reinicia. As vezes quando estou jogando, as vezes quando estou somente na internet ou as vezes do nada mesmo, quando não estou fazendo nada nele e ao voltar percebo que ele reiniciou. Ele trava a tela (e o som, se estiver tocando algo ou jogando) e depois de algum tempo, tipo vários segundos depois ele reinicia. As vezes dá tela azul e diz o erro e as vezes só reinicia mesmo. É bem aleatório. As vezes passo o dia jogando (LoL ou CSGO) e não acontece nada. Os jogos não travam quando estou jogando nem dão queda de fps. Hoje mesmo estava apenas navegando na internet e ele reiniciou 3x em menos de 1 hora. Pensei até que poderia ser o chrome, mudei para firefox mas nada adiantou. Já executei coisas como sfc /scannow e chkdsk, mas aparentemente não há nada. Já chequei as temperaturas e está aparentemente tudo ok, conforme as imagens em anexo. Já formatei 2x depois que isso começou a acontecer mas não tem jeito. Já troquei os pentes de memória. Tenho 4 pentes de 2GB e achei que poderia ser as memórias. A uns 6 meses eu comprei uma placa-mãe nova, pois a antiga queimou.

OBS: Quando trava, o botão de reset também trava e não funciona. Só esperando ele reiniciar sozinho ou segurando o botão power até desligar.

Minha configuração:

Placa Intel H61. (placa-mãe antiga era uma Asus P8Z68-V Pro. Entrou em curto mas nunca deu problema de reiniciar enquanto funcionava).

Processador core I7 2600k

4GB Ram (2x2GB Markvision)

SSD 240GB Kingston

HDD Samsung 1tb.

Placa de Vídeo GTX1050 Ti

Fonte Seasonic S12 II 520W

temp1.png

temp2.png

Postado
29 minutos atrás, junniorsouzza disse:

Boa tarde.

Meu PC está com um problema muito chato de travar do nada e reiniciar. É um problema que já vem a uns 3 a 4 meses e vem de forma bem aleatória. As vezes passa o dia todo e não reinicia. As vezes quando estou jogando, as vezes quando estou somente na internet ou as vezes do nada mesmo, quando não estou fazendo nada nele e ao voltar percebo que ele reiniciou. Ele trava a tela (e o som, se estiver tocando algo ou jogando) e depois de algum tempo, tipo vários segundos depois ele reinicia. As vezes dá tela azul e diz o erro e as vezes só reinicia mesmo. É bem aleatório. As vezes passo o dia jogando (LoL ou CSGO) e não acontece nada. Os jogos não travam quando estou jogando nem dão queda de fps. Hoje mesmo estava apenas navegando na internet e ele reiniciou 3x em menos de 1 hora. Pensei até que poderia ser o chrome, mudei para firefox mas nada adiantou. Já executei coisas como sfc /scannow e chkdsk, mas aparentemente não há nada. Já chequei as temperaturas e está aparentemente tudo ok, conforme as imagens em anexo. Já formatei 2x depois que isso começou a acontecer mas não tem jeito. Já troquei os pentes de memória. Tenho 4 pentes de 2GB e achei que poderia ser as memórias. A uns 6 meses eu comprei uma placa-mãe nova, pois a antiga queimou.

OBS: Quando trava, o botão de reset também trava e não funciona. Só esperando ele reiniciar sozinho ou segurando o botão power até desligar.

Minha configuração:

Placa Intel H61. (placa-mãe antiga era uma Asus P8Z68-V Pro. Entrou em curto mas nunca deu problema de reiniciar enquanto funcionava).

Processador core I7 2600k

4GB Ram (2x2GB Markvision)

SSD 240GB Kingston

HDD Samsung 1tb.

Placa de Vídeo GTX1050 Ti

Fonte Seasonic S12 II 520W

temp1.png

temp2.png

Pode ser essa fonte, pode ser o HD, teste a saúde do seu HD

Postado
7 minutos atrás, junniorsouzza disse:

@Felipe Barbosa Melo Essa fonte já tem 8 anos, se não me engano. Será que já está cansada mesmo sendo uma fonte com selo 80 plus?

Talvez, teste o HD, tb ve se tem algum capacitor estufado na placa-mãe, rode o diagnostico de memoria do windows

Postado
51 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Talvez, teste o HD, tb ve se tem algum capacitor estufado na placa-mãe, rode o diagnostico de memoria do windows

Já havia verificado a placa-mãe. Aparentemente nenhum capacitor estufado. O teste de memória também não acusou nada. Vou remover o HD, já que é somente para dados e testar por algum tempo.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, junniorsouzza disse:

Executei o HD Tune pro e deu essas mensagens apenas em um dos HDs. Não sei o que significa mas acredito que não sejam esses os problemas.

image.png.cbe55954fc7dd61822350505ba627908.png

Sinto lhe dizer, mas seu HD está indo pro saco.

Substitua ele imediatamente pois é setores defeituosos, e sim o problema de travamentos são causados por ele. 

Postado

@Mr. Caio Augusto Vou providenciar um backup. O que estes erros querem dizer? Também aparecem quando executo o Crystal Disk Info. O PC travar tem mesmo a ver com isso? É HD de dados, o sistema não está nele.

Eu ontem removi a placa de vídeo e substitui os pentes de memória e hoje ele voltou com os mesmos problemas. Já sei que não é placa de vídeo e memória.

• Moderador
Postado

Seu HD está com badblock, que a grosso modo sao "furos" no prato do HD que fazem que ocorra erros de leitura, perda de dados e afins.

Trata-se de um defeito fisico nos pratos, o que impossibilita a correção. Existem vários métodos para mascarar este erros, porém eles voltam com o tempo em outros setores.

Seu computador pode estar travando por causa TAMBÉM de outros problemas, MAS uma causa de travamento é o HD e isso é fato. Eu falo isso pois dai você troca o HD e o problema persiste e fica uma dúvida no ar se "realmente" eram os HDs... Ja teve casos aqui que o computador do usuario travava por outra peça e ele ignorou o erro.. continuou a usar normalmente mesmo com o nosso alerta. 30 dias depois retornou ao mesmo topico reclamando que seu HD parou de detectar. 

Se é HD de dados, então retire o mesmo e faça o teste.

Outra coisa: troque seu cabo SATA tb porque aparentemente tem erros de comunicação (C7) - já que é barato aproveita e troque HD e cabo de dados.

adicionado 4 minutos depois

Seu HD estar operando é um milagre, pois a quantidade de erros é grande, faça backup o mais rápido possivel. 

Se for demorar para comprar um HD, retire o mesmo e deixe- desligado até fazer o BK. você esta com uma bomba relogio em mãos, pode travar hoje ou daqui 30 dias...

você pode ter problemas em salvar os arquivos, pois se a agulha pegar o cluster seu HD vai travar. então faça BK aos poucos e não em quantidades grandes de arquivos ok?

Não precisa estar no sistema para travar, o windows busca por erros constantemente em todos os discos instalados, inclusive fa manutenção de rotina nos HDs. entao o travamento pode sim ocorrer ate mesmo no disco não "central" 

Postado

Eu fiz backup e removi o HD, como sugerido. De ontem pra hoje não travou mais, exceto quando coloquei um segundo monitor. Acredito que travou por ter colocado o monitor com o PC já ligado. Deu erro de machine_check_exception. Travou 2x mas depois que eu reiniciei não travou mais. Utilizei o dia todo e estou utilizando hoje desde as 7h da manhã. Vou aguardar mais uns dias e volto aqui pra informar os resultados.

Postado

O PC voltou a travar. Só que desta vez ele apresenta o erro MACHINE_CHECK_EXCEPTION toda vez que trava. Ele também reinicia mais rápido do que quando estava com o HD com problemas.

• Moderador
Postado

Junnior,

Irei passar uns testes para realizar ok?

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada.

Veja este tópico, se tem alguma informação que lhe ajuda

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1445271-reinicialização-misteriosa-não-é-superaquecimento-e-nem-falta-de-higiene/?tab=comments#comment-7781005

• 3 semanas depois...
Postado

Durante esses dias efetuei todos os testes e não deu erro em nenhum componente. Dai resolvei comprar uma fonte nova e um novo pente de memória. O problema persiste. Estou achando que pode ser a placa-mãe ou processador. Não vou mais insistir nesse hardware, até porque está obsoleto e a placa-mãe é mt vagabunda para que eu perca meu tempo tentando solucionar os problemas dela. Vou partir pra um upgrade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...