Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos. Meu nome é Erick - Agradeceria imensamente se alguém pudesse me auxiliar na seguinte questão: 

=========================

Fx 4300
placa-mãe am3+
8gb DDR3
HD 500
Fonte tda Power atx 500w 
Placa de vídeo HD 7850 2gb

Windows 10

Ocorrências: 

1- Cheiro forte de queimado vindo da Placa de Vídeo durante a execução de alguns jogos relativamente pesados 

2- Maquina reiniciando sozinha após cerca de 10 minutos de execução de alguns jogos relativamente pesados

Suspeitas:

1- Fonte ruim

2- Placa de Vídeo com problemas

3- Problemas com superaquecimento 

Detalhes:

- Durante a execução de determinados jogos, a tela do PC começa a apresentar alguns problemas (linhas transparentes ondulando de cima para baixo na tela do monitor) seguido de um forte cheiro de queimado vindo da Placa de Vídeo e em seguida uma reinicialização abrupta da maquina (pontualmente, tais reinicializações acabam corrompendo o sistema e exigindo manobras de recuperação do último ponto salvo do Windows) 

==========================

Postado

@Erick Qz

Temperatura da mesma(CPU/GPU) se apresenta em quanto?

Já tentou troca a pasta térmica?

Postado

@GomesDavi

A Temperatura padrão estava em 50c indo até os 80c durante a execução de alguns jogos.

Abri o Gabinete e deixei ele na horizontal. Ele está atualmente em 40c e não passa dos 70c durante a execução dos jogos. 

Não tentei trocar a pasta térmica, um técnico de informática que veio ver o problema me garantiu que não seria preciso. Mas não tenho tanta segurança em seguir essas orientações cegamente. 

Postado

@Erick Qz

Baixa um programa GPU-Z/Furmark e acompanha a temperatura da GPU(Placa de vídeo)

8 minutos atrás, Erick Qz disse:

80c

Acredito que essa temperatura seja do processador certo?

Postado

@GomesDavi

Essa é a temperatura do CPU (de acordo com o aplicativo que estou usando)

adicionado 1 minuto depois

@GomesDavi

Posso estar falando besteira, mas pelo que os programas aqui indicam, a GPU está em 35c normalmente 

Postado

@Erick Qz Colocou as duas em stress? e acompanhou a temperatura?

adicionado 4 minutos depois

Essas ocorrências pode ser a temperatura que está acarretando o problema ou pode ser artefatos na placa de vídeo essas linhas na tela(Duvido muito), e se for artefatos sua placa de vídeo  já atingiu vida útil dela e ela pode está "morrendo" , normalmente uma GPU começa a dar artefatos por causa de mineração ou muito tempo do uso dela(Sem fazer manutenções)

Postado
2 horas atrás, Erick Qz disse:

@GomesDavi

A Temperatura padrão estava em 50c indo até os 80c durante a execução de alguns jogos.

Abri o Gabinete e deixei ele na horizontal. Ele está atualmente em 40c e não passa dos 70c durante a execução dos jogos. 

Não tentei trocar a pasta térmica, um técnico de informática que veio ver o problema me garantiu que não seria preciso. Mas não tenho tanta segurança em seguir essas orientações cegamente. 

80c para processadores da linha FX é extramemente alto, troque essa pasta térmica urgente, a respeito da placa de video rode o benchmark do furmark e veja o que acontece

• Curtir 1
Postado

@Erick Qz

Como eu disse a probabilidade de ser a questão da temperatura e etc é muito alta. Quase certeza que  tomou um cpu throttling e o PC teve que desligar para não queimar nenhum componente

Postado

@GomesDavi @Felipe Barbosa Melo

Certo, pessoal. Muito obrigado pela atenção.

Eu irei baixar esses programas para testas a placa de vídeo, porém eu não entendo muito sobre como eles funcionam... Eu devo deixar o programa rodando e em seguida o que acontece? O próprio programa irá relatar qual o estado da placa? Eu preciso me atentar a algo específico? 

Alias, a fonte do meu pc (Fonte tda Power atx 500w) não pode ser o problema? 

Enfim... Estou pensando em aplicar a pasta térmica e colocar um Cooler melhor, o que acham?

Novamente, obrigado pelas respostas

adicionado 11 minutos depois

@Felipe Barbosa Melo

Realizei o teste conforme sugerido. Acredito que esses são os resultados... Mas não sei bem o que significa. Pode me ajudar a interpretar? 

resultado do teste.png

adicionado 12 minutos depois

@Felipe Barbosa Melo

O Teste em questão foi um preset normal de 1 minuto

Postado
1 hora atrás, Erick Qz disse:

Eu irei baixar esses programas para testas a placa de vídeo, porém eu não entendo muito sobre como eles funcionam... Eu devo deixar o programa rodando e em seguida o que acontece? O próprio programa irá relatar qual o estado da placa? Eu preciso me atentar a algo específico? 

Enfim... Estou pensando em aplicar a pasta térmica e colocar um Cooler melhor, o que acham?

@Felipe Barbosa Melo

Realizei o teste conforme sugerido. Acredito que esses são os resultados... Mas não sei bem o que significa. Pode me ajudar a interpretar? 

resultado do teste.png

@Felipe Barbosa Melo

Olha em relação ao processador é realmente necessario a troca da pasta termica e um cooler melhor, Deixe o teste rodar por mais tempo e veja se irá acontecer as linhas no monitor como você falou, observe o comportamento dele durante o teste por pelo menos 30 minutos

adicionado 6 minutos depois
1 hora atrás, Erick Qz disse:

@Felipe Barbosa Melo

resultado do teste.png

@Felipe Barbosa Melo

A causa desses desligamentos do computador provavelmente é causada por essa fonte genérica sim, que não está alimentando os componentes como deveria, recomendo fortemente trocar o mais rápido possivel, a qualquer momento ela pode torrar seu pc todo. Esse teste do furmark é pra testar a saúde da sua placa de video apenas

• Obrigado 1
Postado

@Felipe Barbosa Melo

Obrigado novamente, amigo

Um técnico me recomendou os seguintes itens:

Fonte Nova:     FONTE ATX POWERX 500W 

Cooler Novo:      XD - 2021 120mm PWM FAN up TO 130w         OU          ADDA DC Brushless Model AD0812mb - A76GL

Eu não tenho noção de peças... Será, olhando por cima, você saberia me dizer se essas resolveriam? 

Postado
24 minutos atrás, Erick Qz disse:

@Felipe Barbosa Melo

Obrigado novamente, amigo

Um técnico me recomendou os seguintes itens:

Fonte Nova:     FONTE ATX POWERX 500W 

Cooler Novo:      XD - 2021 120mm PWM FAN up TO 130w         OU          ADDA DC Brushless Model AD0812mb - A76GL

Eu não tenho noção de peças... Será, olhando por cima, você saberia me dizer se essas resolveriam? 

Não recomendo nada desses que ele te disse, recomendo esses:

https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br

https://www.terabyteshop.com.br/produto/6157/cooler-pcyes-zero-kz2-aczk292lda-led-azul-intelamd

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!