Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia!

Troquei recentemente um i5 8400 pelo i7 9700F e percebi que ele está superaquecendo.Minha placa-mãe é uma Aorus b360m gaming 3 e utilizo um air coolar da cooler master tx3 evo.  Li em outro tópico um proprietário do mesmo processador reclamando do mesmo problema, mas pelo que pude ver, as voltagens dele estão menores que a minha. Na BIOS consta que meu processador está rodando a aproximadamente 4.4ghz e vcore de 1.358v.

Agradeço desde já a ajuda.

image.png.4bb3b3833578bd5dd70caaf27cceea5a.png

Postado
28 minutos atrás, Flavio Gavazzi Junior disse:

Prezados, bom dia!

Troquei recentemente um i5 8400 pelo i7 9700F e percebi que ele está superaquecendo.Minha placa-mãe é uma Aorus b360m gaming 3 e utilizo um air coolar da cooler master tx3 evo.  Li em outro tópico um proprietário do mesmo processador reclamando do mesmo problema, mas pelo que pude ver, as voltagens dele estão menores que a minha. Na BIOS consta que meu processador está rodando a aproximadamente 4.4ghz e vcore de 1.358v.

Qual a marca e modelo do gabinete utilizado?

Quantas fans estão instaladas nele para refrigeração auxiliar?

• Curtir 1
Postado

@Flavio Gavazzi Junior prováveis problemas: você não passou pasta térmica de modo adequado ou não fixou bem as presilhas na placa-mãe. recomendo conferir isto.

Postado
2 minutos atrás, Flavio Gavazzi Junior disse:

Meu gabinete é um Aerocool Cylon RGB e utilizo mais duas fans auxiliares.

A primeira impressão que tive é que seu gabinete é basicamente uma estufa.
Mesmo o Tx3 sendo um cooler pequeno, possui um desempenho bem melhor que os modelos originais, não faz sentido

essa temperatura tão alta.

Primeiro e mais importante.
Confira se a instalação foi corretamente efetuada e se as presilhas estão perfeitamente apertadas, além claro se foi efetuada aplicação da pasta térmica.

Segundo, remova a lateral do gabinete e faça um outro teste, verifique em quanto a temperatura irá cair.

Poste os resultados em seguida pra que possamos analisar.
Abraço

• Curtir 1
Postado

Seu gabinete alem de ter a frente fechada só possui abertura pra apenas um fan na parte superior. Realmente, da a impressão de que o ar quente fica todo na parte interna. 

Se possível faça os mesmos testes de desempenho  com a tampa lateral aberta e uma ventilação virada para a placa-mãe. Se der certo ja sabe o que é.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@Flavio Gavazzi Junior prováveis problemas: você não passou pasta térmica de modo adequado ou não fixou bem as presilhas na placa-mãe. recomendo conferir isto.

Comprei uma pasta térmica para testar, pois usei uma que tinha aqui da própria cooler master que cobriu todo perímetro do processador mas suspeito que não seja suficiente. As presilhas eu conferi e aparentemente estão bem presas, mas checarei novamente. Muito obrigado!

adicionado 6 minutos depois
17 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

A primeira impressão que tive é que seu gabinete é basicamente uma estufa.
Mesmo o Tx3 sendo um cooler pequeno, possui um desempenho bem melhor que os modelos originais, não faz sentido

essa temperatura tão alta.

Primeiro e mais importante.
Confira se a instalação foi corretamente efetuada e se as presilhas estão perfeitamente apertadas, além claro se foi efetuada aplicação da pasta térmica.

Segundo, remova a lateral do gabinete e faça um outro teste, verifique em quanto a temperatura irá cair.

Poste os resultados em seguida pra que possamos analisar.
Abraço

Este gabinete é péssimo mesmo em questão de airflow, comprei um novo e estou esperando chegar.

Mesmo com a lateral aberta ele ainda atinge os 100ºC.

Fiz um teste utilizando o Intel XTU e percebi o quanto o TDP sobe:

image.png.50f2f8b03c1f6c5e2b5824821dfbeaa4.png

Acredito que o cooler suporte até 95TDP, será que não é o caso?

Postado

O cooler é insuficiente. Ele é pra 95w tdp. Seu processador consome quase o dobro...

A tensão tá 1.25v e mesmo assim tá batendo nos 100c. Tá dando thermal throttling e tá limitando a tensão e velocidade pelo visto.

• Curtir 1
Postado

@Flavio Gavazzi Junior

Frequência baseada em processador 3.00 GHz

Frequência turbo max 4.70 GHz

Cache 12 MB Intel® Smart Cache

Velocidade do barramento 8 GT/s

TDP 65 W

o TDP do i7 usando a freq base de 3.0 GHz é este de 65W, mas pra atingir o patamar que você quer nos 4.5 full load precisa de um cooler bem melhor porque ele dissipa bem mais calor por consumir mais energia...

Postado
10 minutos atrás, Brc disse:

O cooler é insuficiente. Ele é pra 95w tdp. Seu processador consome quase o dobro...

A tensão tá 1.25v e mesmo assim tá batendo nos 100c. Tá dando thermal throttling e tá limitando a tensão e velocidade pelo visto.

Comprei um Water Cooler de 240mm da Corsair, espero que dê conta. Eu não entendo muito, mas o estranho é que o meu processador com o clock original é de 65w TDP.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Caio Ferreira disse:

@Flavio Gavazzi Junior

Frequência baseada em processador 3.00 GHz

Frequência turbo max 4.70 GHz

Cache 12 MB Intel® Smart Cache

Velocidade do barramento 8 GT/s

TDP 65 W

o TDP do i7 usando a freq base de 3.0 GHz é este de 65W, mas pra atingir o patamar que você quer nos 4.5 full load precisa de um cooler bem melhor porque ele dissipa bem mais calor por consumir mais energia...

Entendi. Muito obrigado pela ajuda!

Postado
9 minutos atrás, Flavio Gavazzi Junior disse:

Comprei uma pasta térmica para testar, pois usei uma que tinha aqui da própria cooler master que cobriu todo perímetro do processador mas suspeito que não seja suficiente.

A quantidade de pasta térmica ou o modo de aplicação não são os responsáveis por esse fator. Isso da pra afirmar com absoluta certeza.

10 minutos atrás, Flavio Gavazzi Junior disse:

Este gabinete é péssimo mesmo em questão de airflow, comprei um novo e estou esperando chegar.

Fez uma boa escolha em adquirir um novo modelo.

11 minutos atrás, Flavio Gavazzi Junior disse:

Mesmo com a lateral aberta ele ainda atinge os 100ºC.

Fiz um teste utilizando o Intel XTU e percebi o quanto o TDP sobe:

image.png.50f2f8b03c1f6c5e2b5824821dfbeaa4.png

Acredito que o cooler suporte até 95TDP, será que não é o caso?

Putz. TDP subiu demais.
Ainda que eu concorde que o problema pode ser o Tx3, acho estranho pois já utilizei esse modelo com um Phenom II x4 rodando a 3.8Ghz e as temperaturas nunca passaram de 65ºC. Isso da fácil 140w de TPD.
Inclusive nos testes que vemos desse cooler, são utilizados processadores de 130w de TDP com overclock, e nenhum bate essa temperatura tão alta.

Pra mim soa bem estranho.

11 minutos atrás, Brc disse:

Se tivesse TT o XTU teria acusado. 100ºC é justamente a temperatura máxima desse modelo segundo a intel.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

A quantidade de pasta térmica ou o modo de aplicação não são os responsáveis por esse fator. Isso da pra afirmar com absoluta certeza.

Putz. TDP subiu demais.
Ainda que eu concorde que o problema pode ser o Tx3, acho estranho pois já utilizei esse modelo com um Phenom II x4 rodando a 3.8Ghz e as temperaturas nunca passaram de 65ºC. Isso da fácil 140w de TPD.
Inclusive nos testes que vemos desse cooler, são utilizados processadores de 130w de TDP com overclock, e nenhum bate essa temperatura tão alta.

Se tivesse TT o XTU teria acusado. 100ºC é justamente a temperatura máxima desse modelo segundo a intel.

É estranho mesmo. Vou esperar meu WC e a nova pasta térmica chegarem para realizar novos testes e ver no que da. Obrigado!

Postado
4 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Putz. TDP subiu demais.

Verdade. Então foi mera coincidência então que bateu 99 no xtu e no hwmonitor 100 e não deu TT então. Quase deu TT mas não deu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...