Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tá legal falta quase 2 meses, mas as palavras dataset e csv não são nada comuns para mim. minha apostila nem cita essa palavras, meus livros texto tambem.

alguem explica em portugues passo a passo por onde eu começo a fazer essas duas crianças?

1º:

518370509_estruturadedados1exercicio.png.5fa3c219ab51e9137a7e7483ef27b3f0.png

2º.

1859402937_estruturadedados2parte1.png.90e0f13c5652ceb0025f45cae72e54d8.png

1378484789_estruturadedados2parte2.png.1bf7eb7421dd1ba7c53a93c2891551c5.png

Postado

Vá no site recomendado no enunciado e baixe alguns desses csv e abra no bloco de notas pra se familiarizar com o que é.

Depois importe no Excel ou no Google Sheets e veja o que acontece. Assim terá noção de causa e efeito. Se tiver acesso a um banco de dados veja como ele lê csv.

E se entende inglês.. Direto da Biblioteca do Congresso dos EUA Essa é a referência para csv no planeta: https://www.loc.gov/preservation/digital/formats/fdd/fdd000323.shtml

Resumo

• csv é uma matriz [MxN] e usa um delimitador que em geral é a vírgula, comma separated values, afinal. Comma é a própria: vírgula.
  • M linhas, N colunas
  • TODAS as colunas tem o mesmo número de elementos chamados de campos. A ausência de um campo não elimina o delimitador. Tres campos pode ser a,b,c ou a,, ou ,,. Ou vai ter problemas de portabilidade.
  • Cada linha é chamada registro porque esse é o formato padrão de importação de dados para os bancos ... bancos de dados. Desde os anos '60. E de lá vem a nomenclatura TABLE com RECORDS e RECORDS com FIELDS
  • Os campos podem ser envolvidos em "" por razões óbvias, coma aquela em em que o campo tem vírgulas
  • A primeira linha pode ser diferente: ela tem os nomes dos campos. HEADER é um nome comum para ela nesses casos
  • Eu postei aqui neste forum arquivos csv e programas que criam e leem essas coisas eu acho. Procure no conteúdo das coisas que eu postei no forum

Exemplo

cor, r,g,b
vermelho,255,,
verde,0,255,0
azul,0,0,255

Gera

Usando Google Sheets e File | Import

import.png.04afb95255c5521433a63707ec47a8e9.png

E aí está

image.png.63a53750599958efd4fdf1318d54d2a3.png

Viu o que a primeira linha faz? Já pode por exemplo classificar clicando em r Depois de entender isso vai ficar fácil implementar seu exercício. É um formato genial. Simples, mas esperto. E é apenas uma tabela MxN

Veja um comando pra importar um desses num banco de dados 

LOAD DATA INFILE 'c:/tmp/discounts.csv' 
INTO TABLE discounts 
FIELDS TERMINATED BY ',' 
ENCLOSED BY '"'
LINES TERMINATED BY '\n'
IGNORE 1 ROWS;

em https://www.mysqltutorial.org/import-csv-file-mysql-table/ 

Não estou recomendando nada só pesquisei um agora/ Só para mostrar o lance de TABLE, FIELDS, RECORDS. Records aqui são as linhas claro. E ignora a primeira. Porque? Porque a tabela já existe então os campos já tem nomes...

csv2.png

Postado
7 horas atrás, herbertbahia disse:

vou abrir o youtube por causa delas oh sim deus.

:) no caso de formato de arquivos e padrões talvez não o YouTube mas o W3C e o IETF que é onde moram os padrões. Como o RFC 4180 https://tools.ietf.org/html/rfc4180 que está no site da LOC porque faz parte do programa 
 Sustainability of Digital Formats: Planning for Library of Congress Collections da biblioteca do congresso e que cataloga todo tipo de documento sobre formatos de conteúdo digital. Não podia não ter um dos primeiros formatos de intercâmbio digital de todos. 

• Obrigado 1
Postado

Li o enunciado. Parece muito texto para pouco problema. Entendeu que pode criar um arquivo desses com o Google Sheet ou o Excel e que tenha os dados dos tipos que precisa. Aí você exporta ele para o formato csv na sua máquina e faz um programa que lê. Quando o programa estiver ok você vai lá no site do governo e escolhe um arquivo. E faz a mesma coisa.

A parte do sort não acrescenta nada, afinal você vai ler do disco o arquivo csv que baixou do site do governo. Cria uma estrutura com um registro para cada registro do tal arquivo. Identifica qual o algoritmo que vai usar e classifica o vetor. Depois pode gravar de volta o csv no disco pra conferir. 

Entendeu melhor? Ou eu perdi uma parte do problema?

• Obrigado 1
Postado
4 minutos atrás, herbertbahia disse:

vango e isrnick me ajudou no discord ,só os especificadores que estão me mordendo então vou estuda-los

Excelente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!