Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar um Tojo GR100/Blaupunkt/fonte DC


Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Olá, tenho alguns equipamentos de som antigo de carro que eram do meu pai e eu queria fazer alguns testes antes de pensar no que vou fazer, peguei uma fonte de pc antiga de 7A, tive sucesso ao ligar um moto radio tucano 3 num alto falante. Tentei ligar um Toca Fitas Blaupunkt Bahamas do mesmo jeito, quando ligo esse toca fitas o alto falante faz um baralho tipo "toc" e não sai nenhum som, mas o aparelho acende as luzes. O que pode ser?

O sonho que eu tenho é ligar uma fonte nesse Bahamas e no tojo GR 100, mas sei que essa fonte tem corrente muita baixa, O que você me recomendar, comprar uma fonte para o tojo ou uma fonte para o toca fitas e o tojo?

Se alguém souber o nome do Conector do Bahamas?

 

1.png

2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

Dê preferência a usar uma única fonte para os dois aparelhos, uma fonte chaveada de 15 amperes dará conta desses sons seus sem problemas:

Fonte chaveada 15A

Sobre o aparelho que não sai som, verifique se não é falta de antena, e não descarte de alguém já tenha tentado ligar errado e as saídas queimaram!...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP, Obrigado pelas as informações!!

Estarei efetuando compra dessa fonte, para testar o tojo. Você tem alguma imagem ou um esquema simples de como funciona a fonte ou pode me explicar? Pois essa fonte que você sugeriu, tem V- e V+ e o negativo.

 

Sobre o toca fitas, eu coloquei antena, então muito provavelmente pode ser a saída queimada, Será que é fácil o conserto? Você tem noção do valor de conserto ou revisão desses aparelhos com profissionais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 08/05/2020 às 11:48, Gabriel Yoshio disse:

@BCP, Obrigado pelas as informações!!

Estarei efetuando compra dessa fonte, para testar o tojo. Você tem alguma imagem ou um esquema simples de como funciona a fonte ou pode me explicar? Pois essa fonte que você sugeriu, tem V- e V+ e o negativo.

O -V é o negativo da saída de 12V ou terra de saída, o +V é o positivo dos 12V da saída.

Aquele sinal de terra á para o aterramento da rede e dificilmente as casas tem ele, no caso pode deixa-lo desligado que não fará falta.

 

Em 08/05/2020 às 11:48, Gabriel Yoshio disse:

Sobre o toca fitas, eu coloquei antena, então muito provavelmente pode ser a saída queimada, Será que é fácil o conserto? Você tem noção do valor de conserto ou revisão desses aparelhos com profissionais?

Geralmente esses aparelho possuíam um os dois CIs para a saída de som, e o mais comum deles é o usado também pela linha Boch que são os TDA1515, esses estão na faixa de 20 Reais cada.

já a mão de obra varia muito não tenho como mensurar.

 

Caso seja esses CIs mesmo, em vez de mandar trocar eles eu compraria duas plaquinhas amplificadoras e instalaria dentro do toca fitas...

Amplificador digital 60W

Ai em vez de 24W (original) o som ficaria com 120W. Ou melhor ainda, colocaria uma plaquinha com 240W (120W+120W) Hehehe!!!

Amplificador digital 240W

É só uma ideia maluca! Sei que manter a originalidade desses aparelhos não tem preço!

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP,Obrigado pelas informações e dicas. Eu abri o blaupunkt e identifiquei que ele usa dois TDA1515. Depois que passar essa loucura toda, eu vou mandar consertar, dependendo até use essas plaquinhas amplificadoras. Depois eu posto fotos do meu projeto com o motoradio tucano 3 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!