Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equipamentos Para se Montar um Provedor de Internet


Posts recomendados

Ola Amigo do Fórum tudo bem.
Gostaria da Ajuda dos Amigos nessa questão.
Entendo muito sobre redes cabeamento mais nunca a estão profundo a questão provedor.
Estou com um Projeto de montar um provedor de internet e antes de tudo queria fazer um breve orçamento antes de fazer qualquer tipo de curso ou algo do tipo
Gostaria de saber dos amigos quais sao os equipamentos necessários para se montar um provedor hoje totalmente na fibra óptica.
Swicth onu olt. e demais equipamentos.
Se possível e alguém da área especificar os equipamentos ou também a estimativa de valor do investimento.
pensando em Algo inicial sei muito bem que a infraestrutura varia muito no caso se tiver capital gasta ate 10 milhões em uma estrutura com data center.....
Inicial atendendo ate 300 clientes.
gostaria de saber da parte de hardware mesmo e se alguém souber quanto esta a media do preço do mega do link dedicado para comparação também ajudaria.
qualquer informaçoes para crescimento e muito bem vinda.
Estou ciente do trabalho nao estou fazendo apenas por retorno financeiro e sim porque gosto de mexer na área!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermefOliveira disse:

@Tio Chang entendi mais creio eu que nao seja apenas 1 aparelho que irei precisar correto?

Vai precisar de mais sim, eu tambem nao entendo muito bem como funciona, na minha cabeça, tu pega a velocidade total do link dedicado e divide por 64 ou 128 e ai teremos o maior plano que pode ser vendido.

 

Por isso é mais fácil saber qual vai ser o maior velocidade vendida, Ao invés de saber o numero maximo de clientes. ai da pra saber exato quantos clientes vai aguentar por aparelho. Porque acredito eu que so vendem aparelhos de 64 ou 128 clientes

adicionado 13 minutos depois

Aqui no parana a media de casa por quarteirão são de 40 casas. Pra mim ter 300 clientes eu precisarei que todos me contratem em oito ruas seguidas, vou precisar de 8 CTO com 40 portas em cada esquina. Sera mesmo que tu consegue atingir 300 pessoas inicialmente ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim o investimento é alto.

Sou sou sócio de uma telecom no Rio e a cerca de um ano e meio trabalhamos com entregas de link via fibra óptica.

Nós ja possuíamos um backbone para redes ethernet e ptp, ou seja, somente precisamos instalar uma OLT e seguir com a distribuição, que não é a parte mais cara.

Antes da OLT você vai precisar de equipamentos para receber e tratar o link dedicado, que no Rio, hoje, para faixa de banda que o tráfego para 300 clientes consome, estaria em torno de 15 reais o mega comprando em um provedor de médio porte. Mas varia imensamente de região para regiãi, não é nada tabelado.

Depois de tratar este link com BGP ou rotas de distribuição e equipamentos para monitorar a saída (obviamente precisará de alguem para configurar e manter tudo isso) você partirá para OLT, atualmente utilizo a fiberhome que é o melhor custo-benefício do mercado. Aceitar ser desbloqueada e utilizar ONUs de diversos fabricantes.

Para início recomendo o uso do Kit ONU Intelbras 110B + Roteador a sua escolha pois barateia a instalação e facilita na manutenção para que não seja tão dependente da OLT na parte de suporte pós venda.

Na questão da distribuição de rua, as placas da OLT podem ser de 8 ou 16 portas PON, que podem alcançar até 256 clientes dependendo da configuração de splitters na rua e perdas de potência.

Contudo o ideal é trabalhar com 64 clientes por porta (até 500MB por cliente) ou 128 clientes por porta (até 200MB por cliente)
eu utilizo o padrão de 128 clientes, 1 splitter de 1x8 e CTO de 16 portas. 

OBS: Existem CTOs de mais portas, mas as mais comuns são de 8 ou 16, não justifica utilizar mais que isso, na grande maioria dos projetos, pois as áreas de atuação são grandes e você precisa dimensionar as disponibilidades de porta por esse espaço.

Sendo assim então, com essa configuração poderemos utilizar 8 CTOs de 16 portas totalizando 128 clientes por porta.
Segue abaixo calculo de perda de potência padrão:

Saída PON +5 (splitter de 1x8) -10 (splitter de 1x16) -14 = -20

ONUs do padrão C+ alinham com até 27 a 29 de potência em média, Ou seja, você ainda terá uma margem para perder com emendas, conectores mecânicos e etc.

Bem, existem muitos e muitos outras questões isso foi só um básico, teria que vender uma consultoria para explicar tudo aprendido nesses um ano e meio kkkk mas da pra dar uma luz e no Youtube tem MTT coisa hoje em dia sobre rede GPON FTTH para te orientar nesse caminho. Boa sorte.

Se for da região metropolitana do Rio, vamos trocar uma ideia que podemos fechar algum negócio, quem sabe. Um abraço. 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang fácil nao é .
@Victor Chamarelli Acho que deu pra ter uma noção bem basica da questao em si.
Ainda nao tenho lugar determinado tenho em mente locais que podem dar certo.
como disse tem que se projetar uns dos grandes problemas da fibra hoje e a procura por altas velocidades o que acaba encarecendo todo projeto. Maioria hoje quer ter velocidades acima de 100 megas de down por up.
irei entrar em contato com voce via MP e a gente troca uma ideia como disse Quem sabe.
Desde ja agradeço a todos pela atençao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!