Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados.

Estou tendo problemas com um TIC 226d. Está em uso em um dimmer, que controla a resistência de um soprador térmico que consome cerca de 2,5A direto nos 220v. A questão é: em testes na bancada o TIC aparenta estar normal, no circuito tem um controle de tensão um pouco estranho (116V~195V, sem carga), e com carga, a tensão sobe para os 220v independente do ajuste do potenciômetro. Além disso, o resistor de 10k que fica em serie com o potenciômetro esquenta a ponto de queimar se não desligar (um resistor de 3W!).

Na minha cidade, só consegui achar o BT137 pra vender, e ao coloca-lo no circuito, não funciona. Tava pensando se não era por causa da corrente no gate.

Se alguém puder ajudar, ficarei grato.

P.S. O circuito do dimmer é exatamente igual a esse 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/2025art294.html

Edit: O BT funcionou, mas da mesma forma que o TIC

• Membro VIP
Postado

Medir sem carga não dá muito certo. O voltímetro pode ficar lôco mesmo. Coloque a carga e remeça ...

art0294_02.png

diac pode ter pifado...

Postado
7 horas atrás, PedroH.A. disse:

Além disso, o resistor de 10k que fica em serie com o potenciômetro esquenta a ponto de queimar se não desligar (um resistor de 3W!)

E depois disso o potenciômetro ainda está bom? 

Para um potenciômetro de 100k, o capacitor de 220nF está um pouco alto. 

Eu tenho um dimmer desses (comprado) que usa potênciometro de 220k e capacitor de 100nF.

De que tamanho é o dissipador do triac? 

Postado

@Renato.88 sim, o potenciômetro está perfeito. Com relação ao capacitor eu não sei, mas já usei esse mesmo circuito no curso técnico e agora na faculdade, e pelo menos com lampadas ele funciona perfeitamente.

Uma coisa que esqueci de mencionar é que quando o potenciômetro está com a resistência zerada, depois do resistor tem uma tensão de 20v, mas no nó onde tem ligado o diac, potenciometro e capacitor, me aparece  um 220v. Não há nenhum curto na placa, o capacitor ja foi trocado. Eu realmente não sei mais o que fazer.
E com relação ao dissipador, é um desse de fonte de pc cortado no meio.

Postado
2 horas atrás, PedroH.A. disse:

Uma coisa que esqueci de mencionar é que quando o potenciômetro está com a resistência zerada, depois do resistor tem uma tensão de 20v, mas no nó onde tem ligado o diac, potenciometro e capacitor, me aparece  um 220v.

Resistência do potenciômetro no zero é dimmer no máximo. 

Qual a referência para tirar os valores? 

Postado

Agradeço a ajuda de todos! Acredito que o Triac tivesse algum defeito, montei em outra placa, funcionou melhor, mas não como o esperado. Acabou que um amigo tinha um dimmer (desses industrializados ) e me fez uma doação. Agora estou conseguindo fazer o controle que preciso. 

Obrigado, e até mais !

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Apesar de não saber de que controle se trata, pra quem for montar isso saiba que ele se sente a vontade só com carga resistiva, resistências, aquecedores e afins. Pra outro tipo de carga, motor ac, lampada fluorescente, led e afins pode dar o desconhecido resultado ao amigo autor.

27 minutos atrás, PedroH.A. disse:

não como o esperado.

de nada.

Postado

@Isadora Ferraz É uma carga resistiva, de um soprador térmico, como dito na minha primeira mensagem. Tinha um ajuste de tensão, porém depois de alguns minutos subia para os 220v na saida sem que se mexesse em nada. Infelizmente, meus conhecimentos na area não foram suficientes para detectar o problema.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

desculpe... tenho mania de ler rápido e focar só no problema e na solução mas o principal... memória fraca kk

Mas que bom pra você que solucionou da sua maneira.. mas pra comunidade nem tanto pois alguém mais pode ter o mesmo problema no futuro e a incógnita continua...

Abç&sucessos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!