Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,  tenho um PC muito antigo (2011), nas seguintes configurações:

- FONTE OCZ ATX 600W REAL STEALTHXSTREAM

- VGA SAPPHIRE 1024MB (1GB) HD6850 GDDR5 PCI-E

- PROCESSADOR AMD PHENOM II X4 955 QUADCORE 3.2GHZ

- 6GB RAM (2X2GB CORSAIR 2GB + 2GB KINGSTON) DDR3

- HD WD SATA 1TB 6GBPS 7200 RPM 64MB BUFFER CAVIAR BLACK

- MB ASUS P/ AMD M4A89GTD

Gostaria de saber se vale a pena fazer um upgrade ou é melhor tentar vender as peças separadamente e comprar um pc novo, utilizando somente o gabinete.

Tô disposto a gastar uns 4/5k.

Aceito sugestões. Desde já, agradeço a atenção de vocês.

Postado

@mineeiro Infelizmente não há muito para se aproveitar dessa montagem. Sua fonte é muito boa, e talvez ainda compense usar para cortar um pouco o custo da montagem de um novo, mas pessoalmente com 9 anos de uso eu preferiria, no seu lugar, dispensar o PC inteiro (vender, doar, etc.) como está e montar um novo.

Com o valor de 4 a 5 mil reais, você consegue montar um excelente PC gamer hoje. A questão é saber qual é sua urgência uma vez que a pandemia e a crise econômica elevaram o dólar a 6 reais e isso teve um enorme impacto no comércio de componentes já que todos são importados. O mesmo PC que você montava com 4 a 5 mil reais em fevereiro e março sairia hoje por 5,5 a 7 mil reais. Recomendo muito que aguarde, podendo até ir usando o geforce now (serviço de games em streaming) enquanto os preços não baixam, se é que vão baixar.

Se preferir montar agora, me diga se tem monitor e se pretende ficar com o mesmo que o ajudarei a fazer um orçamento compatível com o que tem para gastar. É importante também saber sua forma de pagamento, pois valores à vista geralmente tem um desconto substancial.

• Curtir 1
Postado

Retificando ali:

Placa de vídeo é a 550ti Nvidia

Tenho um irmão nos EUA que pode trazer as peças de lá.

adicionado 1 minuto depois

@WOZ Dods

O monitor é velho também, mas não é urgente trocar, posso aguardar uns meses e trocar depois.

Vou anunciar esse pc inteiro então, com fonte e gabinete mesmo.

Qual configuração recomenda? Posso pegar umas peças nos EUA mesmo, pois meu irmão está morando lá e vem daqui 1 mês.

adicionado 11 minutos depois

Meu pc fiz a atualização do windows e simplesmente desapareceu o Nvidia Audio (era meu driver de audio) e não está aceitando mais a restauração - todos os pontos que me disponibilizam dá erro.

Por isso gostaria de trocar esse mês, sinceramente acho que vai alguns anos até os preços talvez voltarem ao normal.

Urgente a troca seria da CPU mesmo.

Posso ate manter a fonte se ela aguentar a nova cfg

adicionado 20 minutos depois

@WOZ Dods quanto ao pagamento, as peças que forem compradas no Brasil posso pagar via boleto pois seu que kabum e pichau oferecem um bom desconto.

Em 2011 busquei ajuda aqui no Clube do Hardware tambem para fazer a montagem.

Penso em comprar processador e placa de video ao menos nos EUA.

Outra coisa, para trabalhar utilizo o meu notebook. Entao o computador nem precisa muito espaço no hd. Penso em comprar um SSD de 500gb já é suficiente

Postado

@mineeiro Os preços lá não estão muito melhores do que os daqui, especialmente com o aumento do dólar. Convém sempre comparar os preços para não comprar mais caro e ainda ficar sem garantia. As configurações de bom custo/benefício hoje são algo na linha de:

• CPU Ryzen 5 3600 ou 3600X.
  • Placa-mãe B450 das marcas Gigabyte, MSI ou Asus, com quatro slots de memória e dissipador no VRM. Observe bem o modelo e dê preferência para pagar menos e preservar dinheiro para outros componentes. Se já tivessem saído os novos modelos com chipset B550, lhe diria para dar preferência para eles.
  • Memórias de 3000 ou mais MHz, dois módulos de 8GB ou 16GB, dependendo muito do preço já que lá memória costuma ser mais barato do que aqui. Marcas G.Skill, Geil, Patriot, Crucial, Corsair ou Adata/XPG. Dê preferência por modelos baratos com as melhores especificações, ainda tem muitos componentes que merecem investimento extra.
  • Fonte XFX XTR2 550W ou 650W. Se estiver caro pode ser a Corsair CX550, mas acredito que você vai ter melhor custo/benefício comprando isso aqui no Brasil.
  • SSD M.2 SN500 da Western Digital, pois lá tem ótimo custo/benefício. Samsung EVO costuma ter bom custo também. Se não encontrar desses modelos, veja outros modelos NVMe das mesmas marcas que eu indiquei para memórias, acrescentando as marcas Intel e Samsung. Se NVMe estiver muito caro (costuma ser muito mais barato que aqui), pode pegar M.2 SATA mesmo. Capacidades de 500GB devem estar com bom preço por lá, mas não recomendo que adquira mais que isso. 
  • Placa de vídeo GTX 1660 Super, marcas MSI, Gigabyte ou Asus. Galax também tem boa garantia no Brasil, mas tem que consultar se é válida para compra no exterior. Se seu orçamento couber, no final, mude essa GPU para a RTX 2060 ou 2060 Super. Dê preferência por modelos com duas ou três ventoinhas. Nunca compre GPU com exaustor ao invés de ventoinhas.

Fora tudo isso, tem que adquirir gabinete, cooler para a CPU e ventoinhas. O cooler recomendo CM Hyper 212 (versão normal ou turbo), o MA410P ou o MA620P dependendo de quanto dinheiro restar. As ventoinhas podem ser as que você quiser das marcas Aerocool, Deepcool, Cooler Master, Noctua ou Thermaltake. 

Gabinetes que recomendo: 

• Aerocool Aero 500G RGB BK
  • Aerocool Aero One Frost
  • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
  • Cougar MX330-G
  • Deepcool E-Shield
  • Deepcool Matrexx 55 Mesh
  • Thermaltake Comander C35 TG ARGB
  • Thermaltake Versa J24

Todos esses modelos tem lateral em vidro temperado e painel frontal em mesh, que garante maior ventilação. Como você ainda vai aguardar a chegada dos componentes, pode ir pesquisando o preço dos que mais gostar nessa lista e observando quando eles tiverem promoções. Os componentes que não conseguir comprar no exterior podem ser adquiridos aqui, mas vale a mesma regra de pesquisar e acompanhar. 

adicionado 1 minuto depois

Sobre as especificações das memórias, frequência quanto maior melhor, mas latência quanto menor melhor.

adicionado 16 minutos depois
43 minutos atrás, mineeiro disse:

Meu pc fiz a atualização do windows e simplesmente desapareceu o Nvidia Audio (era meu driver de audio) e não está aceitando mais a restauração - todos os pontos que me disponibilizam dá erro.

Por isso gostaria de trocar esse mês, sinceramente acho que vai alguns anos até os preços talvez voltarem ao normal.

Urgente a troca seria da CPU mesmo.

Posso ate manter a fonte se ela aguentar a nova cfg

Sua fonte aguenta, mas para todos os motivos ela já está em final de vida útil. Não recomendo mantê-la porque apesar de ser muito boa, já está muito desgastada e pode trazer problemas na nova montagem. Se quiser ficar com ela por algum tempo para comprar outra depois com mais folga financeira, pode ser, mas minha recomendação ainda é de trocar. Nove anos de uso é bastante tempo.

Lembre que o driver da Nvidia pode ser removido com o DDU e reinstalado, possivelmente solucionando seu problema. Outra alternativa é simplesmente reinstalar o sistema. A propósito, seu novo PC só vai rodar com windows 10.

adicionado 17 minutos depois
47 minutos atrás, mineeiro disse:

Outra coisa, para trabalhar utilizo o meu notebook. Entao o computador nem precisa muito espaço no hd. Penso em comprar um SSD de 500gb já é suficiente

Mesmo que precisasse, sempre pode acrescentar discos depois. Por esta razão eu sempre recomendo SSDs menores. Afinal, economizar nisso libera grana para GPU e CPU que são o mais importante de imediato.

adicionado 18 minutos depois

Agora que vi seu nick. Sou de BH. Se quiser me contratar para montagem e orçamento, estou à disposição. Faço isso há uns bons 20 anos.

Postado

@WOZ Dods Excelente amigo, me passa teu whats que, devido à grande ajuda que está me dando, com certeza farei a montagem com você. Moro em Capitólio, mas direto tenho que ir em BH e daí vamos combinando. 

Me mudei faz pouco tempo pra MG e ainda não mudei meu número, se quiser me chamar (55) 99959-1102

Vou dar uma olhada nessa configuração que você me passou. Desde já, agradeço a atenção.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!