Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

3 internets na mesma faixa de ip é possivel


Posts recomendados

Bom dia pessoal

 

Sou novo no forum e gostaria de saber se a situação abaixo é possível fazer com um load balance, ou qual equipamento eu devo adquirir para fazer a configuração abaixo.

 

Atualmente na empresa tenho 2 faixas de ips uma para cada internet (por exemplo 192.168.1.x/24 e 192.168.2.x/24) e uma 3º de reserva. Existe a possibilidade de fazer apenas um grupo(192.168.1.x/24) porém os ips com os finais entre 1 e 50 usar a internet 1 e os com o final 51 a 100 usar a internet 2 e caso uma das 2 de problema a 3º cobri o grupo que estiver em falta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa seria minha 2º opção. Porém pode me confirmar se é possivel com o mikrotik ou não. E pode ter roteadores sem fios ligados na porta wan dele ou teria de ser o modem direto. Exemplo: modem ou aparelho de firbra->roteador wireless->mikrotick Ou necessariamente terei de colocar os wireless depois do mikrotik ficando modem ou aparelho de firbra->mikrotick->roteador wireless

 

E outra quando você disse servidor DHCP você está dizendo o termo ou que há necessidade de um computador que deverá ser esse servidor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

53 minutos atrás, fernandoguimaraes disse:

Exemplo: modem ou aparelho de firbra-

 

Faltou saber se as três internet chega numa unica fibra, O próprio aparelho da fibra faz isso.

 

Eu consigo ter duas velocidades diferente,

 

A Primeira wan da foto é para alimentar 4 portas 10/100 é um plano de 200 megas. a segunda wan que é plano de 100 mega é para sinal wifi. isso numa unica fibra e num unico aparelho somente acertando as Port Bind.1948173428_Semttulo-1cpia.jpg.107fb1662289eed51c3d97f64f79d066.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cadu Campos sou leigo nisso apesar de já ter ouvido falar dos equipamentos mas nunca ter experiencia com eles. O que significa o termo failover nessa situação, seria o fato de quando um link cair o outro ser usado logo em seguida? Sobre "peso nas rotas" seria um nível de importância dos links? Estava vendo uns modelos de mikrotik e vi que eles tem 3 portas lan e uma de internet minha duvida é se posso fazer algo com o mikrotik como diagramei na figura sendo que a internet 3 seria usada substituindo a 1 ou a 2 quando fosse necessária. Sendo que lembrando como descrevi no inicio ambos os grupos estariam na mesma faixa de ip porém dependendo do final deles eles usariam a internet 1 ou a 2.

diagrama.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fernandoguimaraes Sim, para este caso você pode adquirir uma RB 750 gr3.

 

Sobre o failover, é um termo usado para teste de link ativo, você vai configurar um ping externo para ficar testando o link ativo e caso tenha uma queda, o roteador vai convergir.

 

Sobre a configuração da mikrotik para este cenário que você informou, terá uma complexidade na configuração visto que vai precisar utilizar marcações de pacotes para que 2 links funcionem de forma distintas em um grupo de rede local distinto e o link backup assumir a posição caso um falhar, mas na mikrotik pode ser executado sim!

 

att; 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2020 às 10:04, Cadu Campos disse:

Sobre a configuração da mikrotik para este cenário que você informou, terá uma complexidade na configuração visto que vai precisar utilizar marcações de pacotes para que 2 links funcionem de forma distintas em um grupo de rede local distinto e o link backup assumir a posição caso um falhar, mas na mikrotik pode ser executado sim!

Isso é possivel fazer nos load balances da tp link também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fernandoguimaraes Não sei te informar com precisão, pois tem que ser verificado o firmware do load balance tplink, mas acredito que não, o que pode ser feito nele é a soma dos 3 links ou trabalhar com link principal e backups, mas ambos as redes internas saindo pelo mesmo link, como falei, tem de verificar se é possivel!

 

att;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!