Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, vamos a pergunta:

É possível fazer teste de carga no nobreak? Quando ligo meu computador no nobreak e rodo um programa para testar a fonte do PC (puxando o máximo dela), o PC desliga. Fiz o teste numa fonte refém comprada (para ver se a mesma está OK), acontece que quando realizo o teste com o computador ligado na tomada tudo funciona normal, agora quando utilizo o nobreak, após 5 minutos de teste, o PC desliga! Sou técnico de informática, mas não em eletrônica, por isso levanto essa questão. É possível realizar um teste de carga no nobreak conectando algo nele que permita configurar o quanto de energia irá puxar da saída dele? Fico grato se puder citar qual equipamento devo utilizar para realizar este teste e/ou se este teste pode ser feito em uma oficina de eletrônica.

Minha configuração:

-> CPU: AMD Phenom II X6 (clockado em 3.5GH, não alterei a tensão)

-> GPU: GTX 770 Stock (sem overclock)

-> MOBO: Crosshair IV Formula

-> Storage: 1 HD 1tb + 1 SSD

-> Gravador CD/DVD

-> RAM: 4 módulos 1600Mhz DDR3

-> Fonte: Corsair CX 750

-> Nobreak: SMS 1400VA

-> Programa utilizado: OCCT (configurado para puxar o máximo da fonte, deixando a CPU e a GPU em 100%)

Meu PC já tem 10 anos (tirando a GPU e a fonte)

Se precisar de mais informações é só perguntar.

Postado

Nobreak pra usar em PC (senoidal puro/online) custa na faixa de R$ 1,5 k pra mais. Esse e todos outros nobreaks baratos (os chamados short breaks) prejudicam o funcionamento do PC. São basicamente estabilizadores com bateria interna e causam os mesmos problemas que os estabilizadores (que também nunca devem ser usados). Tem vários tópicos aqui no CdH sobre:

E isso está escrito inclusive no manual do nobreak:
image.thumb.png.433beafb7c06f0c89ad118b0a34d49e4.png

Usando ele você está até violando a garantia da fonte. É considerado mau uso pelos fabricantes.

• Curtir 2
Postado

Sim, estou ciente disso. Opto pela utilização de nobreak (não puro) por causa das constantes quedas de energia do meu bairro, meu sistema já corrompeu diversas vezes por causa das quedas de energia. O nobreak me permite desligar o sistema corretamente quando falta luz (não utilizo o nobreak no PC quando falta luz). Minha fonte antiga durou 11 anos ligada neste nobreak. Por isso pergunto, é possível fazer teste de carga no nobreak para verificar se o mesmo está funcionando corretamente?

Postado
1 minuto atrás, Jeferson Fagunde disse:

Sim, estou ciente disso. Opto pela utilização de nobreak (não puro) por causa das constantes quedas de energia do meu bairro, meu sistema já corrompeu diversas vezes por causa das quedas de energia. O nobreak me permite desligar o sistema corretamente quando falta luz (não utilizo o nobreak no PC quando falta luz). Minha fonte antiga durou 11 anos ligada neste nobreak. Por isso pergunto, é possível fazer teste de carga no nobreak para verificar se o mesmo está funcionando corretamente?

Nesse caso recomendo fazer um espelhamento do HD, um raid 1. Seus dados não vão mais corromper e só precisa de +1 HD. Não sei sobre teste de carga, pessoalmente eu não arriscaria o uso do equipamento nem normalmente, quanto mais colocando ele sob estresse. Sobre estar "funcionando corretamente", além de todos os pormenores técnicos, o manual diz expressamente "não use de tal jeito" e você está usando de tal jeito, já não tá funcionando corretamente de partida.
Sobre a fonte durar muito ou não, além de mau uso tem muitos outros fatores envolvidos e a questão estatística. Com o perdão da analogia, há quem fume a vide inteira e não tenha câncer de pulmão e atletas que nunca fumaram e tem, mas sabemos que fumar aumenta as chances de ter câncer tanto quanto que usar short break aumenta as chances de detonar a fonte.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Jeferson Fagunde disse:

Sei, você opta por colocar um no-break não puro (não senoidal) mesmo que o fabricante te diga EXPLICITAMENTE que ele não é adequado para alimentar sua fonte.

Isso não me parece nem lógico nem sensato e por maiores as razões que você tenha para adotar o mesmo vai continuar sendo insensato..

Adote um no-break com geração senoidal pura, bem dimensionado e seus problemas acabarão.

Não vai adiantar você testar ou retestar o no-break quando o próprio fabricante diz que ele é inadequado para sua fonte (que é uma fonte com PFC ativo).

Por melhor que seja a sua intenção, isso não vai fazer seu no-break gerar forma de onda senoidal pura e isso independentemente do tempo que ele vai operar ou não.

Postado

OK, desisto, dá para ver que não estão nem aí, não querem ajudar, e acho uma pena isso. Faço uma pergunta, obviamente não compreendem que é uma pergunta e insistem em uma coisa que não tem nada a ver com o que perguntei. Das questões que me propus a ajudar aqui no fórum nunca agi assim, por isso quando fiz esta pergunta aqui não esperava este tipo de atitude por parte de alguns inscritos. Este tópico pode ser fechado, pois minha questão obviamente não será respondida aqui e não sei o motivo disso.

• 2 anos depois...
Postado

@Jeferson Fagunde Multiplique a tensão dele em VA por 0,55 e coloque lâmpadas na saída até chegar algo próximo a esta carga na tomada do nobreak, aí vai saber se o no-break funciona ou não, pode ser bateria, tenho um APC e a bateria ficou ruim depois de anos.

Mas, se tem uma fonte PFC ativo e está forçando ao máximo (750W), é provável que caia mesmo ainda mais com a onda retangular (o Power Good da fonte deve reprovar pois essa forma de onda já não funciona muito bem com PFC e ainda força a barra).

Potência calculada 1400VA x 0,55 = 770W (perda no próprio trafo, ele tem seu próprio fator de potência, referência APC, pode ser que o fator de potência mude um pouco no seu, verifique seu manual),

A fonte em sua carga máxima já consome 750W, isso sem contar os periféricos como monitor e outros.

Ponha 7 lâmpadas de 100W nesse nobreak sem mais nada ligado nele e veja se segura.

Se puder troque o no-break, pois ninguém quiz te ajudar a manter o no-break de onda retangular porque tem um boa chance dele danificar sua fonte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!