Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

É o seguinte, eu estou com um projeto em que desejo usar o ATTINY85 em sleep mode para

menor consumo de energia possível, para isso, eu preciso monitorar-medir a corrente do
próprio ATTINY85 sem nada conectado à ele além da bateria. Estou com uma dúvida, já medi
a corrente de circuitos mas não do microcontraldor em si. Estou fazendo da mesma forma
que mediria um circuito (fazendo uma ponte) colocando a ponteira vermelha na saída GND do ATTINY e a ponteira preta
no GND da bateria. Está correto ? estou aferindo um valor que considero o dobro do valor que acharia correto,
to fazendo certo ?

• Membro VIP
Postado

Médio... alguns sinais podem estar se somando à corrente. Remova-os ou anule todos. Dica: pra correntes baixas,coloque um resistor em série com a alimentação (+) duns 1k..100R e meça a V nele. Pra baixas ..10R...1R e pra altas 0.1 0,001...😁

Se eu precisar de dizer pra usar a lei de ohm, receba um tradicional e carinhoso cascudo virtual😠

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Fernando Riba ,

Se você não ligou nada em nenhum dos pinos do Attiny, em teoria o que você obtiver será a corrente de consumo em repouso do Attiny.

Existem alguns truques para se obter o menor consumo possivel, existem

vários artigos sobre isso na Internet.

Paulo

• 3 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 17/05/2020 às 16:37, Isadora Ferraz disse:

Dica: pra correntes baixas,coloque um resistor em série com a alimentação

@Isadora Ferraz , você disse "em série" com a alimentação?

Para não mexer na tensão, eu vejo o tal resistor "em paralelo" com o circuito a ser aferido. Na verdade, um par de resistores.

Entendi que o objetivo é medir a corrente sem interroper o circuito com pontas de prova, medindo-se tensões ao invés de correntes. 

O que o multímetro aferiria seria primeiramente a queda de tensão sobre um daqueles resistores laterais, para então se fazer aplicacão de fórmulas (Lei de Ohm e Resistências Equivalentes) até acharmos os valores do outro lado do circuito paralelo.

Mas eu não pensei bem sobre isso ainda. Preferi vim buscar na fonte primeiro.

um resistor em série com a alimentação (+) duns 1k..100R e meça a V nele. Pra baixas ..10R...1R e pra altas 0.1 0,001...😁

Por gentileza, solte mais palavras aí!

Se eu precisar de dizer pra usar a lei de ohm, receba um tradicional e carinhoso cascudo virtual😠

Você está muito impaciente para escrever. Preciso ser "o chato" que vem lhe cutucar... mas vim de boné!

adicionado 18 minutos depois

Eu entendi que você propõe a monitoração da saída de um divisor de tensão colocado em paralelo com o circuito a aferir.

Configuração do divisor para supostas correntes mais altas naquele circuito:

1K..100R | 10R..1R

Configuração do divisor para supostas correntes mais baixas naquele circuito:

1K..100R | 0.1R..0,001R

Foi isso?

Postado

@alexandre.mbm ,

Não é um divisor, é um simples resistor em série com a alimentação , para poder determinar a queda de tensão nele quando circula uma corrente muito baixa.

Por exemplo, uma corrente de 70uA não é qualquer multimetro que consegue ler, então se colocar um resistor de 1K em série entre o pino de alimentação positiva do Attiny e a alimentação de 5V a queda de tensão sobre esse resistor será de 70 mV, algo fácil de medir com qualquer multimetro.

Mas na prática precisa colocar um capacitor de 100 nF em paralelo com o pino de alimentação do Attiny e o GND pois sem ele o Attiny pode nem oscilar.

Paulo

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

DDP = 5V

Re: resistência total
Ra: resistência do ATtiny85
Rt: resistência acrescentada

Re = Ra + Rt

Ensaiando

Se queremos uma DDP "ideal" no ATtiny85 de 4V, a queda de tensão buscada será de 1V.

Supondo i = 50 mA,
 Re = 100 Ω
 Rt = 20 Ω -» Pt = 50 mW

Supondo i = 300 mA,
 Re = 16.6 Ω
 Rt = 3.3 Ω -» Pt = 300 mW

Finalmente forçando Rt
(exemplo)

Supondo i = 50 µA,
 Re = 100 KΩ

Para 1V:
 Rt = 20 KΩ

Mas, se chutado Rt = 1 KΩ:

queda de tensão = 50 mV

Se nas medições experimentais você tivesse, na realidade, Rt = 1043 Ω e V = 46 mV, encontraria i = 44,104 µA.

adicionado 9 minutos depois
2 horas atrás, aphawk disse:

Mas na prática precisa colocar um capacitor de 100 nF em paralelo com o pino de alimentação do Attiny e o GND pois sem ele o Attiny pode nem oscilar.

Por que?

Por que 100 nF?

Postado

@alexandre.mbm ,

Existe um circuito oscilador embutido em cada microcontrolador.

Para ele funcionar, é necessária que a impedância para altas frequências da fonte de alimentação seja bem baixa.

Repare que toda fonte tem em sua saída um capacitor eletrolítico em paralelo com um cerâmico, quase sempre de 100 nF.

Isto garante uma baixa impedância em AC e assim o oscilador interno funciona sem problemas.

Quando usamos o resistor em série, ele aumenta a impedância existente com o valor dele.

Com isso, o oscilador interno pode não conseguir oscilar.

O valor de 100 nF é um velho padrão, dependendo da frequência do oscilador ele pode ser alterado para menor.

Paulo

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@alexandre.mbm sorry não vi minha menção e além do + o autor do tópico está na minha lista negra - nem quero lembrar porquê - portanto as notificações estão comprometidas. Mas Paulão já te explicou e corroboro-o.

42 minutos atrás, aphawk disse:

Repare que toda fonte tem em sua saída um capacitor eletrolítico em paralelo com um cerâmico, quase sempre de 100 nF.

Este também existe bem perto em cada ci nos pinos de alimentação. O tal capacitor de desacoplamento. Sua ausência pode causar funcionamento errático.

Ah tá... pra "soltar mais palavras", acrescento algo meio pessoal alheio ao google:  a grosso modo ele dá uma literal aparadinha nas arestas e/ou age como uma peneirinha fina final na alimentação. Ok não foi muito mas... foi de coração 😍

• Obrigado 2
Postado

@Isadora Ferraz ,

Perfeito !

A primeira placa de memória estendida que fizemos para o nosso computador IBM-XT nos idos de 1987 tinha 64 chips de memória, e coladinho em cada chip tinha um capacitor de desacoplamento, não era cerâmico, mas era de100 nF, e tinham esse nome porque eles “desacoplavam” as linhas de alimentação dos ruídos gerados pela comutação simultânea de sinaIs nos 64 chips .

Ainda tinha um capacitor de tântalo de 22 uF para cada grupo de 8 CI’s de memória.

Sem eles o ruído se propagava pelas linhas de alimentação e terra para todos os outros circuitos, o que causava travamentos.

Bons tempos aqueles ....

Paulo

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Paulão me lembro pois meu avô (kk) me falava disso mesmo. Era algo como tms4164 memória dinâmica 64k de 1 bit, né isso? De fato devido a sua atividade (dinâmica, pulso refresh e tal) precisava limpar o vcc mesmo. É o que ta na memória dele (kk). No início ele (kk) achava bem sinistro.. "puts como assim memorizar 1 bit só? pra que isso?" Depois que veio a epifania que sozinho um ci não valia mais que um bit mas bastava juntar 8 e formavam milhares de ... bytes!

1-29277c238a.jpg

Algo como eventualmente ocorre por aqui... Juntos somos e somamos mais. Se bem que as vezes como agora somo zero ou até subtraio kk.

abç

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Paulão me lembro pois meu avô (kk) me falava disso mesmo. Era algo como tms4164 

Kkkkkkkkk sim, eram dois tipos que tinha, a de 64k x 1 e a de 64k x 4 ..... teu avô manjava bem ein kkkkkk

Olha, foram feitos 3 projetos de PCB para essa placa, era um inferno limpar a ruideira dessas memórias dinâmicas !

Mas fiquei de tal maneira influenciado que ponho capacitor de desacoplamento em tudo que é CI dos meus projetos....

Uma coisa é fazermos projetos com clocks de até 20 Mhz, tudo fácil.

Mas a 100 Mhz e acima, só mesmo quem tem muita experiência ...

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, aphawk disse:

Mas fiquei de tal maneira influenciado que ponho capacitor de desacoplamento em tudo que é CI dos meus projetos....

Confesso que preciso entender melhor o tal "desacoplamento". Acho que vocês até já me explicaram, anos atrás. No mínimo, preciso revisar. Irei ao Google depois, buscar experimentos com osciloscópio.

Postado

@alexandre.mbm ,

É apenas a filtragem de ruídos gerados, mas como em alguns casos muitos CIs comutando ao mesmo tempo geram gradientes de variação de corrente muito altos, pela lei do Eletromagnetismo são geradas tensões induzidas de amplitude considerável, e elas influem no funcionamento geral do circuito.

Quanto menor a resistência em correntes alternadas, menor a amplitude das correntes . Assim, colocar um capacitor em paralelo com a alimentação de cada CI serve como um bom filtro Eliminador de ruidos gerados, pois diminui a amplitude da variação de corrente. 

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!