Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Qual seria a melhor forma de desenvolver um circuito que irá passar a localização atual em tempo real para um servidor. É basicamente um serviço de rastreamento porque o circuito estará em um veículo em movimento. E esse é o meu problema.

Eu já li muito sobre alguns componentes - que aparentemente seriam imprescindíveis - mas não sei se estou indo pelo caminho certo. Não sei se existe algo que facilitaria o desenvolvimento desse protótipo.

Eu inicialmente pensei em utilizar o módulo GPS NEO-6M  com o Arduino  para ele obter a latitude e a longitude. Os projetos que eu pesquisei  só funcionam com o GPS NEO conectado no pc. Eu preciso de algo que seja capaz de passar as informações via radio sem a necessidade de conexão direta via cabo para um servidor, pois o circuito estará  constante em movimento.  Tem como utilizar o ethernet shield para realizar essa transmissão?

Eu gostaria de receber alguns insights para me ajudar a iniciar o projeto. Se alguém tiver alguma ideia ou links de projetos que possam me ajudar a desenvolver.

Postado

Começou bem com o módulo GPS.

Agora, se vai estar em movimento , de que adianta o Ethernet Shield ? A menos que tenha um cabo RJ45 grande o suficiente para acompanhar kkkkk

Se vai utilizar rádio, tudo vai depender da distância que você quer enviar o sinal ....

Muita gente usa um módulo SMS e fica enviando as coordenadas de tempos em tempos por ele, claro que estará

usando um chip de telefone nele.

Qual a distância que você quer cobrir ?

Paulo

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

Bom, como não veio nenhum retorno ainda.... segue um video do uso de um módulo SMS enviando mensagem para um celular via SMS com um Arduíno , basta modificar para ler as coordenadas do módulo GPS NEO via serial  e enviar as mesmas via módulo SMS, bico de se fazer porque existem dezenas de exemplos desse tipo na Internet....

Boa diversão !

Paulo

• Obrigado 1
Postado
Em 18/05/2020 às 21:27, aphawk disse:

Começou bem com o módulo GPS.

Agora, se vai estar em movimento , de que adianta o Ethernet Shield ? A menos que tenha um cabo RJ45 grande o suficiente para acompanhar kkkkk

Se vai utilizar rádio, tudo vai depender da distância que você quer enviar o sinal ....

Muita gente usa um módulo SMS e fica enviando as coordenadas de tempos em tempos por ele, claro que estará

usando um chip de telefone nele.

Qual a distância que você quer cobrir ?

Paulo

Ah entendi. obrigado pela dica.

a intenção é que cubra uma longa distancia. Cubra o caminho de uma cidade para outra e até mais do que isso. terei problemas com o sinal na estrada não é?

adicionado 5 minutos depois
19 horas atrás, aphawk disse:

Bom, como não veio nenhum retorno ainda.... segue um video do uso de um módulo SMS enviando mensagem para um celular via SMS com um Arduíno , basta modificar para ler as coordenadas do módulo GPS NEO via serial  e enviar as mesmas via módulo SMS, bico de se fazer porque existem dezenas de exemplos desse tipo na Internet....

Boa diversão !

Paulo

legal. 

A ideia agora é salvar esses sms com a localização em um banco de dados que será consumido por   um site que dará a informação em tempo real. você acha que vai dar muito trabalho?

Postado

existe uma solução pronta no mercado, que ainda possibilita o caminhão entrar em contato com a central e reportar a situação que é o radio VHF, a motorola tem uma solução integrada de radio e GPS onde você consegue rastrear os veiculos em tempo real no mapa.

claro que custa bem mais que um arduino e alguns modulos mas lhe permite poupar toda a questão de desenvolvimento de estrutura e os possiveis problemas.

usamos uma tecnologia similar no Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial (SC) para radiocomunicação e rastreamento das viaturas temos um alcance para mais de 50km de distância da repetidora.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Programandy ,

Lembre-se que para ter SMS precisa da cobertura de uma rede celular de telefonia !

A partir das coordenadas de latitude e longitude, você consegue mostrar em um mapa onde que está o caminhão.

Paulo

• Curtir 1
Postado

complementando, o app que usamos no pc para rastrear as viaturas é o "smartptt" é um pouco complicadinho para fazer o setup dele mas é bem simples de operar depois e eles dão todo o suprote remoto se necessário.

• 2 meses depois...
Postado

Estou trabalhando em um projeto parecido, como no meu projeto eu utilizo bluetooth, optei por utiilizar um ESP32 em conjunto com Neo6m e um módulo GPRS.

Como no seu caso, provavelmente não precisaria do bluetooth, pode usar arduino mesmo.

Para monitorar a movimentação do veículo, estou usando o Traccar (https://www.traccar.org) e enviando as coordenadas via http.get

PS: o arduino é alimentado entre 5v e 12v, recomendo utilizar um regulador de tensão para uns 9v pois o veículo quando em funcionamento trabalha com uma tensão por volta de 13,5v a 14v

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!