Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Há uma semana comprei mais dois pentes de memória para meu PC (mesmo modelo, mesma marca, mesma frequência) mas com capacidades diferentes. Minha placa é uma MSI Z97 Gaming 3, Intel Core i7 4790K. Acontece que nessa última semana já tive 2 telas azuis, o que não ocorria há mais de 3 anos. A diferença entre os pentes de memória são a capacidade e a data de fabricação (e o tempo de uso). Verifiquei no CPU-Z que há ligeiras diferenças entre as frequências (segue telas). Dúvidas: a diferença de capacidade está gerando erros? o tempo de uso das memórias gerou diferenças entre elas? posso nivelar as memórias por baixo pra equiparar elas? como?

Galera, agradeço demais as sugestões já de antemão!

image.png.f3f00aff9bbcd2e239f05276c2d7cd2b.pngimage.png.a5b52a959f89a18d5d06e9579976b4fb.pngimage.png.274f485149443b75fe09407f96057b03.pngimage.png.43670faf66e2e0ebe465ea7cf83ccd3d.pngimage.png.532b4d866b49b629a020e71f5a1197be.pngimage.png.458532f49e13be4a6eedc7cfb323489f.pngimage.png.a6efb4f1d78c37821670f3bc96f85887.png

Postado

@PedroSantim Bem, não há nada de errado e parece uma má interpretação do CPU-Z. Essa tabela "Timings Table" serve para referência e não para constar em que frequência está sua memórias, pois em teoria elas só poderiam estar funcionando na mesma frequência. 

Ali em Max Bandwidth vemos PC3-12800(800Mhz), o que significa que você tem memórias DDR3 em stock (ou xmp), a 1600Mhz.

Na aba Memory é que realmente você encontra a velocidade que suas memórias estão trabalhando.

Encontre DRAM Frequency, e multiplique por 2(razão pela qual chamamos DDR), terá sua frequência em todas memórias.

A questão sobre tamanhos diferentes é complicado, segundo a INTEL e minha experiência, sim, podemos trabalhar com memórias em Dual-Channel e tamanhos diferentes (testei com a P7H55-M), eram uma de 4gb e outra de 8gb, neste link mostra como funciona, e ele se chama MODO FLEX

Acho que quem decide isso será sua placa-mãe(por parte da INTEL).

Edit:

Talvez o problema deve estar na organização dos seus pentes, confira o link do MODO FLEX, ele mostra como utilizar 4 DIMM e ativar o Dual-Channel.

Não vejo memórias trabalhando em dual-channel em tamanhos diferentes.

2x4gb

2x8gb

Postado

@Nêmesis_ Valeu, Nêmesis. Vou pesquisar esse modo flex. Acabei de formatar e zerar tudo só agora. O RAID sempre dá problema pra mim, parece perseguição. Gosto do RAID e tal, velocidade, etc., mas toda vez dá pau quando quero mudar as coisas no computador. Dessa vez comprei um SSD M.2 e instalei. Como estava em RAID não pude atualizar o firmware do SSD M.2. Estava com dois SSDs em RAID, aí só mudei de RAID pra AHCI pra instalar um sistema e atualizar o firmware... pensa em uma canseira. Tudo quanto é tipo de bug. porque? porque eu só mudei de RAID pra AHCI, eu não desfiz o RAID pelo controlador da Intel. Até me tocar disso, horas marretando o computador rsrs. Bom, refiz o RAID e desfiz pelo controlador da Intel. Depois até que foi de boas. Até agora nenhuma tela azul... Obrigado novamente, vou pesquisar o modo flex! Valeu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!