Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho um HD Samsumg de 160 Gigas, que foi queimado pela fonte de alimentação do meu desktop.

Foi no Youtube e vi que quando isso ocorre, uma das soluções para resolver isso é testar os diodos perto da corrente 12 volts.

Levei numa loja de conserto de TV e o técnico me fez o favor de medir com um voltímetro estes diodos e pimba um deles estava queimado, em curto.

Como dizia no vídeo do youtube, fui para casa e retirei o diodo e o HD voltou a funcionar.

Minha pergunta é: estou com um computador novo, com uma fonte legal, e como no vídeo não diz nada, gostaria de saber se posso usar o HD sem este diodo, para que ele serve, acredito que é uma proteção, enfim, eu posso ficar usando ele até ir para o centro e comprar um diodo compatível para substituir este que queimou, tem perigo de eu queimar com o uso o HD sem este diodo?

Att.

Druid®. 

Postado

Mano, funcionar ele pode até funcionar, mas é aquele negócio.... não é muito recomendável, pois o diodo serve para evitar excesso de tensão no HD e evitar um problema maior, dá uma olhada no teu HD e vê o modelo da placa lógica (queimada) e compra uma nova do mesmo modelo e faz a instalação, abraços.

Postado

Valeu pessoal, vi aqui na web em um fórum de eletrônica que o diodo é justamente para proteger o HD contra tensão de transiente, que deve ter sido o caso dele ao ter dado problema na fonte do meu antigo desktop e queimado a placa-mãe e o HD.

Vou no centro aqui em Curitiba, especificamente na 24 de maio, tentar encontrar este diodo ou diodo compatível para substituir, pois comprar uma placa para ele não vou encontrar nova e como ele é de apenas 160GB, era do SO Windows do outro computador, fica mais em conta.

Já acessei ontem ele e copiei o que precisava para outro HD (backup) e formatei.

Está funcionando de boa, mas sua vida útil de acordo com o S.M.A.R.T é de 97 ou mais dias ligado, então logo ele vai pra terra do pé junto 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣.

Obrigado por responderem rápido e prontamente minha dúvida, como sempre o fórum está de parabéns.

Att

Druid®.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...