Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com internet em rede gigabit


Posts recomendados

Estou com um problema que está me deixando louco.  Vou explicar o cenário:  Possuo uma internet vivo fibra de 300mbps, os meus cabos são todos cat 6 e uso um roteador D-link DIR-825 com portas Gigabit. Até ontem tudo funcionava bem.  Hoje me deparei com o seguinte problema:  Se eu usar o DIR-825, a internet só funciona a 100mbps mas as conexões entre dois computadores continuam sendo gigabit pois os arquivos transferem a 100mbps e não a 10mbps.  Se eu ligar o PC diretamente ao cabo de rede sem usar o DIR-825, a internet fica em 300mbps. Bom, a primeira suspeita foi sobre o DIR-825, atualizei o firmware para a versão mais recente e não mudou nada, resetei, fiz novos cabos e a mesma coisa: internet a 100mbps mas conexão gigabit entre 2 computadores.  Acreditando que era defeito no DIR-825, comprei um TPLINK Gigabit TL-SG1008D mas continuou a mesma coisa: internet a 100mbps mas a rede entre 2 pcs funcionando em Gigabit. Se ligo o cabo de rede direto a um PC sem usar o DIR-825 ou o TPlink TLSG, a internet fica em 300mbps.   Alguém já passou por isso? alguma sugestão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, fatherofpain2 disse:

Só lembrando que já refiz os cabos

Pelo descrito so Existe 2 cabos,

 

O primeiro cabo é o que sai da LAN do modem e liga na WAN do roteador Diir 825

O segundo cabo sai da lan do DIR 825 e segue rumo ao PC.

 

Tem certeza que o primeiro cabo também da 300 megas quando conectado direto ao PC ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tio Chang disse:

Pelo descrito so Existe 2 cabos,

 

O primeiro cabo é o que sai da LAN do modem e liga na WAN do roteador Diir 825

O segundo cabo sai da lan do DIR 825 e segue rumo ao PC.

 

Tem certeza que o primeiro cabo também da 300 megas quando conectado direto ao PC ?

Tenho, esse cabo tem 18 metros e quando ligo ele direto ao pc, da os 300mb mas se ligo ele no roteador DIR-825 ou no Switch da TPlink ai só da 100mb de velocidade na internet mas a lan continua sendo gigabit pois além de marcar no computador 1gbps, as transferências de arquivos ocorrem a 100mbps e não a 10mbps. Depois que passa no DIR-825 ou Switch, eu tenho mais 4 cabos gigabit, refiz todos e mesmo assim só da 100mb de internet em todos. Para tirar a duvida, levei 3 pcs ao lado do modem eliminando assim o cabo de 18 metros e testei com os 4 cabos mais curtos e todos deram 300mb de internet nos 3 pcs testados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Eder Neumann disse:

li algumas coisas sobre este router priorizar midias em stream, será que nao tem alguma configuração nele que possa estar fazendo isso??

Bem lembrado, na familia DIR se ativado a opção

 

FLUXOS MULTICAST

Ativar Fluxos de Multidifusão

 

Ele reduz a velocidade nos testes de velocidades introduzindo a gente ao erro de pensar que nao esta vindo toda a banda.

adicionado 7 minutos depois

Possivel problema também pode ser,  Motor QoS D-Link,

Se ativado o motor QOS sem especificar os mac dos aparelhos, ele ja faz um balanceio meio por cima.

Meio por cima eu quero dizer, ele balanceia dividido por 3 ou peso 3. sendo as lans 1, WIfi 2,4 2 e Wifi 5 g 3

 

300 megas dividido por 3 vai dar 100;

Esses 100 ficam preso em cada Wlan para carga instantanea.

 

Exemplo DIR 819 com motor QoS ativado

Como o modelo so aguenta receber 100 megas internet

a velocidade instantane é 34 megas ai ele da uma segurada por alguns segundos e depois dispara rumo aos 90 megas. voce sente essa disparada nos teste de velocidade que da pra alterar quantos minutos sera o teste, Tipo Nperf.

 

adicionado 8 minutos depois

@Eder Neumann Descreva o que tu acha amigão ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eder Neumann disse:

eu acho que se no windows diz que ta 1gbps significa que o assunto foge a minha compreensão hehehehe

comentei a questão pois vi noutro topico você comentando sobre 😆😆😆

Ha ha, O mais legal de tudo isso, é que nessa porcaria desse meu Dlink tudo isso funciona assim.

Mas tem gente que diz que nem funciona. vai entender

Vou deixar minha foto aqui para caso precise lembrar qual a versão que começa a funcionar.

18413841-f273-4fc2-a356-71514a87492c.thumb.jpg.daf6919c1a573b46237b7de1aa551dd4.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas, irei tentar todas as alternativas mas devo lembrar que hoje comprei um TPLINK Gigabit TL-SG1008D para usar direto no modem a vivo sem o DIR-825 e acontece o mesmo problema e isso praticamente anula a possibilidade do problema estar com o DIR-825

Aqui como fica no Windows
1527017003_Sem-ttulo.jpg.1182c54929aa0d08f3719acbfae8337f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim vale a pena tentar ir mais uma vez na configuração do DIR

Tem um lugar la na configuração, que da pra escolher velocidade da WAN

se é auto negociaçao, , 10 /100 ou /1000

Tenta forçar essa configuração em /1000

adicionado 5 minutos depois

Vi aqui, na aba  la em cima vai em avançado ai depois na barra lateral escolhe REDE AVANÇADA, Logo de cara tu ira ver 

 

Porta WAN Velocidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite!

 

Não sei se neste tópico se engloba minha dúvida, mas como sou leigo e acredito que aqui, vocês são feras no assunto.

 

Eu tinha TIM Live em casa (plano de 60 megas), porém onde resido, praticamente, a internet ficava fora do ar, por questões de furtos de cabos (infelizmente, isso é uma realidade em alguns lugares aqui do Rio de Janeiro). Desta forma, cancelei e contratie a CLaro NET ( a outra e única opção existente, além da TIM Live), com um plano de 240 megas.

 

Comprei um roteador (D-Link 825) e fiz o processo de configuração padrão (passo a passo que vem no manual do produto). No meu PC, as velocidades a cabo ethernet CAT5e, batem os 240 megas ou mais, mas no wifi, raramente passa de 150 megas e na maioria das vezes, a velocidade fica em 90 megas ou algo assim.

 

Ah, no modem da NET (desabilitei o sinal de wifi de 2.4 e 5 ghz). Alguém pode me ajudar.

 

Arquitetura da minha casa: Modem da net ---- (um único cabo CAT5e) para ---> Roteador dlink 825 ----> Saída de Sinal 2.4 ghz e 5Ghz e (Um PC e um Xbox One conectado a cabo ethernet CAT5e).

 

Algum camarada, pode me ajudar nesta situação?

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Tiago_Lira disse:

mas no wifi, raramente passa de 150 megas e na maioria das vezes, a velocidade fica em 90 megas ou algo assim.

Depende de qual Wifi Tu ta falando, Pois o DIR 825 tem dois WLAN.

Tu tem que começar entrando na configuração do aparelho.

Na opção Configuraçoes ao clicar procure na barra lateral esquerda por 

CONFIGURAÇÕES WI-FI

CONFIGURAÇÃO MANUAL DA REDE WI-FI

Tu vera as duas REDES WIFI se o problema acontece na rede 5g

Tu vai mudando o canal WIFI manualmente, SALVE a configuração.

Vai no celular e faça um teste de velocidade.

A velocidade nao ficou boa, Vai de novo e muda o canal para o proximo numero salva e fala o teste de velocidade.

Faça isso ate que o celular de a velocidade maxima na rede 5g. ou seja 240 megas

 

Na rede 2,4 com celular a velocidade maxima gira em torno de 50 megas.

Tu pode determinar tambem manualmente trocando o canal e fazendo um teste rápido de velocidade, ate achar o canal perfeito.

 

 

 

DEPOIS de determinado qual é os melhores canais, Tu deverá ir, em AVANÇADA parte superior e procurar 

 

CONFIGURAÇÕES WI-FI AVANÇADAS  dentro dessa opção tu vera logo de cara

 

WMM Habilitado se a caixa ao lado estiver branca, clique nela para colocar um V

Faça isso na rede na qual tu mais ira usar. Faça um teste de velocidade novamente do antes e depois pra determinar se gosta ou nao do WMM ativado.

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Changme perdoe, não fui claro, mas essa resposta de baixa velocidade está acontecendo na rede wifi 5 ghz. De fato, deixei no automático, não fiz nada. Vou realizar estes procedimentos que você listou aqui.

 

Uma outra dúvida, é possível colocar o modem da NET em modo bridge com este roteador?

 

Um Abraço e Gratidão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Tiago_Lira disse:

Uma outra dúvida, é possível colocar o modem da NET em modo bridge com este roteador?

Porque tu iria querer modem da net em bridge ? se for para abrir portas, tu primeiro tem que determinar se o ip da WAN da net é o mesmo que externo.

Muito provavelmente voce é mais um que esta num CGNAT ou seja nao sera possivel.

 

Segundo lugar, se tu colocar o DLINK como discador, tu so vai aumentar serviço nesse aparelho, alem de fornecer WIFIs, rotear os cabos, ele ainda tera que fazer serviço de autenticaçao, isso vai deixar esse aparelho uma carroça. So vai arrumar dor de cabeça.

 

adicionado 3 minutos depois

Vai por mim se tu é um novo cliente net claro fibra, tu esta escondido em um CGNAT e nada do que ler sobre a net do passado serve para os dias atuais,

 

Mas se mesmo assim quiser tentar, entre nas configuraçoes do modem da net,  tente ver na WAN deste aparelho qual ip é fornecido, anote mentalmente esse numero e entre no site meuip.com.br Se os numeros for diferentes, tu esta dentro de um cgnat, e nem é viavel fazer o famoso bridge.

Se der sorte os ips forem iguais, Ai talvez fique viavel, mas antes devemos tentar DMZ ou outras praticas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Tiago_Lira disse:

Comprei um roteador (D-Link 825) e fiz o processo de configuração padrão (passo a passo que vem no manual do produto). No meu PC, as velocidades a cabo ethernet CAT5e, batem os 240 megas ou mais, mas no wifi, raramente passa de 150 megas e na maioria das vezes, a velocidade fica em 90 megas ou algo assim.

Amigo, tenho o DIR-825 a 1 ano com uma internet de 300mb e a velocidade que consigo pelo wi-fi 5ghz dele depende muito do equipamento que me conecto ao 5ghz dele. Exemplo: A placa wifi do meu pc é onboard de uma msi b450 carbon, consigo 250mbps fácil, O notebook Samsung da patroa só consegue 110mbps no 5ghz dele mesmo estando colado no roteador. o Iphone de um amigo meu conseguiu bater os 300 mbps no wi-fi 5ghz dele mesmo com uma parede separando o roteado do iphone dele. Alguns notes que eu testei no 5ghz dele só conseguiram 90mbps....  Medir velocidade em rede wi-fi é complicado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!