Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de fans rgb em placa gigabyte b450m ds3h


Posts recomendados

Boa noite peritos em hardware!

 

Possuo uma placa mãe gigabyte b450m ds3h e comprei um conjunto de fans Cooler Master MasterFan MF120R RGB (CONEXÃO DE 4 PINOS E 12V)

Minha placa-mãe tem suporte para o RGB Fusion (que seria o controlador dos leds)

 

A questão é, consigo ligar esses fans diretamente na placa-mãe? Preciso comprar um adaptador ou algo do tipo? Montei o pc sozinho.. mas em relação aos leds sou totalmente leigo quanto a ligação deles.

 

Pelo que andei lendo.. eu precisaria um cabo desse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1292021026-cabo-splitter-rgb-4-pinos-1t6-conector-4-pinos-_JM?quantity=1&variation=50133463869 e mais um cabo para os pwm, certo? 

 

Se puderem me dar uma luz,tentei pesquisar/ler sobre isso hj.. mas só fiquei mais confuso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Aragão Você conecta em qualquer SYS fan, Chassis Fan.

Presta atenção se este cabo RGB não é do tipo ARGB, ou seja, RGB endereçável. Pois acredito que sua placa-mãe possui apenas o RGB comum de 4 vias, o endereçável parece 4 vias mas uma é bloqueada, você não consegue encaixar ali.

 

Deu pra entender?

 

cabo-divisor-splinter-argb-led-3-pinos-1

 

placa-mae-gigabyte-b450m-ds3h-ddr4-cross

 

 

Splitter PWM: https://www.submarino.com.br/produto/1459217730/cabo-splitter-pwm? 

Tem deste tipo tmb, que alimenta as fans pelo SATA, acho melhor do que puxar tudo de um conector só da mobo: https://www.submarino.com.br/produto/42104618/cabo-splitter-pwm-akasa-fp3s?

 

Aí você procura pra quantidade de fans necessárias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Aragão SYS Fan é o que controla a rotação do fan. O que controla as cores é o mesmo que controla a cor do CPU aí do lado (LED CPU).

Se o seu fan for ARGB igual o vídeo que postei acima (editei lá) não vai dar certo, porque você não tem conexão ARGB na placa (3 pinos).

 

Tendeu?

 

Quanto a tensão ignore no caso do primeiro splitter, pois ele vai pegar direto do SYS que é 12v, o cabo não interfere nisso. No caso daquele com o power SATA sim, você deve verificar se ele puxa do 12v ou 5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Ok. Então o adaptador que mencionei na primeira postagem.. vai ligado no LED CPU. No caso o cabo do RGB de todas as fans junto com o rgb do cooler processador, certo?

 

É esse conjunto: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1533650942-kit-4x-cooler-master-mf120r-120mm-2x-cooler-mf140r-140mm-_JM

 

e vai ter adaptador pra toda essa quantidade de fans? seriam 6 fans. e mais o rgb do cooler do processador. precisaria ser 7 entradas, certo?

 

estou pensando seriamente em cancelar a compra, não vou saber montar. estou totalmente confuso com o pwm.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Aragão Vai ter que caçar por aí, e neste caso pegue um com power SATA, senão você pode estragar o SYS Fan por sobrecarga ou não ter energia suficiente para rotação máxima (iria puxar energia para os 6 fans de um único conector).

Sim, 7 entradas RGB se o seu cooler tmb utilizá-lo.

 

PWM é o menor dos problemas, o maior problema é o ARGB, pois se eles forem ARGB NÃO FUNCIONARÃO aí.

Este kit vem com controladora de fans? Se sim, pelo menos você poderia controlar as cores via software (conexão USB), ou controle remoto se incluso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Aragão Não sei, lá não fala nada, não tem nem fotos dos conectores.

Pela minha experiência a maioria hoje em dia é ARGB, só que estas m3rdas só vem em placas mais topo de linha da 2ª geração pra cima (B450 top, X470, X570).

A minha X370 não tem esta desgraça e eu sou obrigado a mudar as cores por controle remoto, pois minhas fans possuem controladora independente. 

 

Não sei se o kit que comprou vem com controladora ou são somente os fans avulsos, sacas? Você deveria ter visto tudo isso antes de comprar né?! kkkkk

 

Edit: CONTROLADOR DE FAN RGB DA COOLER MASTER ADQUIRIDO SEPARADAMENTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx São fans avulsos, sem controladora. E a minha placa-mãe tem a tecnologia pra controlar o RGB, no caso pelo menos o controlador não precisaria.

 

Comprei de burro mesmo. Pensei que seria mais fácil. minha RX590 esquenta um pouco.. e meus fans estão cansados, queria dar uma tunada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Aragão Tem a tecnologia ali do CPU RGB e não do ARGB. Veja no manual dela se tem o ARGB, eu duvido que tenha, não vi o conector na imagem ampliada ali.

E na moral, 500 pilas nestes 6 fans é uma baita facada. Eu comprei 4 fans da AIGO DR12 PRO por ~180 pilas ou menos ano passado, com controladora e tudo mais, lá do Aliexpress.

https://pt.aliexpress.com/item/33009144080.html?

 

500 pilas + a grana do seu gabinete daria pra pegar um gabinete top, se marcar já com boas fans inclusas.

Eu cancelaria isso aí, duvido que dê certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx É, mas vou deixar quieto. Não ia saber montar mesmo. E tu acabou de dizer que não valia pelo valor..
Elas eram bem fortes, principalmente a de 140mm, por isso ia pegar. Mas não saberia comprar os adaptadores mesmo, melhor não jogar dinheiro fora.

 

adicionado 47 minutos depois

@Phoenyx olha as conexões dele.

Screenshot_2020-05-24-07-14-49-847_com.google.android.youtube.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Phoenyx Vou aproveitar que tu entende, e pedir uma ajuda.

Eu ganhei um Fan ARGB da Cooler Master, porém como mostrado na caixa do produto, não há suporte para ligar o ARGB na minha placa-mãe, que é uma B450m DS3H da Gigabyte. Pois o conector do ARGB é de 3 pinos e a minha placa-mãe só tem entrada de 4 pinos.

Existe algum adaptador ou algo que eu possa fazer para funcionar o ARGB?

O meu gabinete possuí uma controladora para os 3 fans RGB frontais, porém ela também não possui a entrada ideal para fazer a iluminação do Fan da Cooler Master.

Anotação 2020-07-22 183553.png

Anotação 2020-07-22 183611.png

Anotação 2020-07-22 183626.png

Anotação 2020-07-22 184152.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 22/07/2020 às 18:42, Cauã Eduardo Drefahl disse:

@Phoenyx Vou aproveitar que tu entende, e pedir uma ajuda.

Eu ganhei um Fan ARGB da Cooler Master, porém como mostrado na caixa do produto, não há suporte para ligar o ARGB na minha placa-mãe, que é uma B450m DS3H da Gigabyte. Pois o conector do ARGB é de 3 pinos e a minha placa-mãe só tem entrada de 4 pinos.

Existe algum adaptador ou algo que eu possa fazer para funcionar o ARGB?

O meu gabinete possuí uma controladora para os 3 fans RGB frontais, porém ela também não possui a entrada ideal para fazer a iluminação do Fan da Cooler Master.

Anotação 2020-07-22 183553.png

Anotação 2020-07-22 183611.png

Anotação 2020-07-22 183626.png

Anotação 2020-07-22 184152.png

a deepcool tem um conversor 12v rgb para 5v argb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal acabei de ligar minha gpu. Tudo certo...porém ela n fica acesa (rgb). Tem ideia do q pode ser? Minha placa-mãe é uma b450m dsh3 wifi. No rgb fusion só aparece as DDR. Já instalei drive mais recente da placa de video. Fusão RGB...Reiniciei o PC... e nada de ligar os leds. A gpu é uma rtx 2060 AORUS Extreme.

WhatsApp Image 2020-09-27 at 19.16.38.jpeg

WhatsApp Image 2020-09-27 at 20.55.57 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-09-27 at 20.55.57.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde, tenho um kit de fan rgb que ja tem controladora, ele não veio com nenhum cabo para conectar na MOBO, mas eu acho que é possivel, nas imagens da controladora tem essa entrada com 2 pin e ao lado é a entrada de power, creio que essa 2 pin seja para conectar na MOBO e fazer o controle de cor via software, alguem confirma?

IMG_20201014_135026_1.jpg

IMG_20201014_135014.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Então não seria possivel com essa controladora plugar no header da MOBO e usar o software, preciso de outro kit de fan.
Poderia responder minha outra duvida também?
https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1492236-conector-3pin-5v-mobo-gigabyte-b450m-ds3hrev10/?tab=comments#comment-7971119

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera tenho uma Gigabyte B450m Gaming: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-GAMING-rev-10#kf

 

Ela possui duas sys_fan e o tal do RGB Fusion.


Gostaria de comprar essa fan da Cooler Master: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15214/cooler-para-gabinete-cooler-master-sickleflow-masterfan-mf120-halo-rgb-120mm-1800rpm-mfx-b2dn-18npa-r1

 

Como eu poderia fazer a ligação para funcionar o RGB corretamente? No caso queria colocar 3 fans por exemplo. Eu ligaria um splitter conectado no sys_fan e conectaria os 3 fans no spliter e assim ja funcionaria tanto a rotação quanto o RGB?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!