Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Me convidaram a fazer a autópsia do aspirador de pó Philco UpRight 2000W que pegou fogo quando o usuário utilizou ele por muito tempo sem desligar.

Está postado aqui em eletrônica por causa da possível avaliação das condições de seu motor elétrico.

Após dar uma olhada geral localizei o principal suspeito:

1.jpg.d02f96beca941b2b0802205f06126982.jpg

Olhando assim, eu imaginei que o fio havia se torcido de tal forma que entrou em curto mas, depois de dar uma olhada no aspecto dos filtros eu mudei de ideia:

2.jpg.e66a9c8dd1953f0ab5ea2ffe16a33512.jpg

Acontece que anteriormente, a muitos anos atrás, este mesmo aspirador já aqueceu e cheirou a queimado e depois que limpei os filtros, voltou a funcionar normalmente sem o cheiro de queimado e sem se aquecer, expliquei o caso para o usuário que passou a limpar os filtros frequentemente sem problemas ao longo dos anos.

Iniciada a desmontagem, também notei um rompimento de parte de um anel de vedação:

3.jpg.1182538ee9596019f87cd3de132efce4.jpg

Com sinais de ressecamento pelo calor:

4.jpg.bbf4d095cc8c7026088b19292f5b6ec8.jpg

Na parte do motor e do interruptor de liga e desliga, aparentemente tudo ok sem problemas ou sinais de queimado:

5.jpg.d6276c1de80af3c33bd6cc21badaf1b2.jpg

Abaixo, o ponto do fio observado anteriormente:

6.jpg.f45b2ced78b9b7d160f0af9eb26b5aa8.jpg

Descasquei também o fio vermelho:

7.jpg.589f345e9b9f709919bc99458ffa077b.jpg

O azul tinha sinais claros de queimado, enquanto que no vermelho são praticamente inexistentes. Difícil dizer se ocorreu curto entre os fios.

É aqui que eu peço ajuda a tentar entender o que ocorreu, será que o fio azul rompeu pela torção e depois ficou faiscando, aumentando a resistência, produzindo calor e abrindo um arco voltaico que atingiu o fio vermelho? Ou será que foi outra coisa?

Um terceiro ponto de calor identificado foi a correia rompida:

8.jpg.77f1ccae4739f74e58d90e5993dbc7a6.jpg

Em detalhe o ponto de rompimento na sua parte interna, a que entra em contato com o eixo do motor:

9.jpg.e7a70bfdcfca14865fd5841be73efa78.jpg

E abaixo, a mesma parte interna, com destaque para uma das marcas que indicam o forçamento do eixo naquele ponto:

10.jpg.022f9a9093a48c350c0b3bdef48e1bc2.jpg

O que me leva a crer que o eixo do motor aqueceu bastante e foi queimando a correia em vários pontos até finalmente esquentar e ressecar a ponto de romper a correia.

O que não bate com a minha versão é que o eixo do motor está bem enferrujado e não tem marcas condizentes com o rompimento da correia, a não ser que a correia havia se rompido a muito tempo antes, o suficiente para o eixo se enferrujar como ficou:

11.jpg.3a75ac34d45ea001649eb05a0ae6373e.jpg

A olho nú a parte mais escura da ferrugem não pode ser notada, só se percebe na fotografia. Os carvões parecem estar em perfeito estado e o motor não cheira a queimado, acredito que deve estar funcionando normalmente.

Quando der tempo eu vou remontar para testar.

Por enquanto a autópsia está assim:

Causa mortis; Corona Vírus.

Como eu cheguei a esta conclusão? Foi simples, em decorrência do Corona Vírus, o usuário habitual do aspirador ficou em quarentena na casa dele então, o outro usuário que não conhecia as particularidades do aspirador passou a utilizá-lo intensamente. Esta utilização intensa fez com que o filtro de pó viesse a ficar impregnado, dificultando a passagem de ar e consequentemente causando aquecimento no motor que ficou trabalhando forçado com pouca refrigeração, o aquecimento foi tanto que rompeu primeiramente a correia e depois a alta demanda da corrente elétrica no fio, que estava parcialmente rompido, provocou o faíscamento, aumentando a resistência e provocando mais calor, dando inicio ao principio de incêndio que foi observado pelo usuário.

Se o Corona vírus não tivesse entrado na história, nada disso teria ocorrido porque o usuário habitual teria limpado os filtros e com os filtros limpos o aspirador não teria queimado. KKK.

• Curtir 2
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Meu diagnóstico remoto:

-o fio azul foi se rompendo aos poucos devido a vibração. No momento da indecisão, a faísca entrou em ação o mantendo funcionando por alguns instantes, suficiente pra fundir os fios pelo arco.

-a eixo girou em falso por muito tempo na correia devido a alguma travada no dispositivo vassoura. Dá pra ver o sinal de patinada na correia

-dá uma limpadinha nos contatos do rotor, troque os fios e etc, e pode ser que ainda funcione

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Esqueci de mencionar que o plug de encaixar na tomada estava empenado e não entrava, desamassei e agora encaixa perfeitamente.

De acordo com o diagnóstico:

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Meu diagnóstico remoto:

-o fio azul foi se rompendo aos poucos devido a vibração. No momento da indecisão, a faísca entrou em ação o mantendo funcionando por alguns instantes, suficiente pra fundir os fios pelo arco.

-a eixo girou em falso por muito tempo na correia devido a alguma travada no dispositivo vassoura. Dá pra ver o sinal de patinada na correia

-dá uma limpadinha nos contatos do rotor, troque os fios e etc, e pode ser que ainda funcione

Faz sentido o rompimento do fio azul, considerando também que o aspirador é guardado nesta posição com o fio para cima:

guardado.jpg.c9e8b59512e311088aafe135de3e4b04.jpg

E quando está em uso fica com o fio para baixo:

usando.jpg.3562a332620fb838e6baa568c5e85cf7.jpg

E ainda pela posição do queimado na carcaça, dá a entender que o fio foi forçado naquela direção. Esse movimento de dobra desdobra ao longo do tempo pode ser um dos culpados do dano no fio. Olhando de perto, exatamente onde rompeu o fio azul:

12.jpg.ed34db293ac6a6979600d332f4db350e.jpg

Acima de um lado e abaixo do outro lado:

13.jpg.cbe6aa610504f2cb087f0129de6b3f82.jpg

A questão do fio azul está desvendada.

A questão da correia também faz muito sentido, uma travada na escova é o mais plausível.

Quanto ao funcionamento, nem limpei o rotor apenas refiz as conexões dos fios e liguei, já está funcionando a todo vapor, firme, forte e potente, a escova rotatória não é importante, depois dou um jeito de substituir, levando em conta que não existem peças no mercado para este aspirador.

A teoria do aquecimento por causa do filtro saturado, não encaixa nesta situação, o usuário teria notado o cheiro de queimado e desligado.

De novo, mais uma vez, @Isadora Ferraz  acertou em cheio.

Sobre o anel de vedação, a graxa estava seca, removi e passei graxa de silicone, ficou perfeito.

• Curtir 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!