Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Autópsia aspirador de pó UpRight


Pincipi
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Me convidaram a fazer a autópsia do aspirador de pó Philco UpRight 2000W que pegou fogo quando o usuário utilizou ele por muito tempo sem desligar.

Está postado aqui em eletrônica por causa da possível avaliação das condições de seu motor elétrico.

Após dar uma olhada geral localizei o principal suspeito:

1.jpg.d02f96beca941b2b0802205f06126982.jpg

Olhando assim, eu imaginei que o fio havia se torcido de tal forma que entrou em curto mas, depois de dar uma olhada no aspecto dos filtros eu mudei de ideia:

2.jpg.e66a9c8dd1953f0ab5ea2ffe16a33512.jpg

Acontece que anteriormente, a muitos anos atrás, este mesmo aspirador já aqueceu e cheirou a queimado e depois que limpei os filtros, voltou a funcionar normalmente sem o cheiro de queimado e sem se aquecer, expliquei o caso para o usuário que passou a limpar os filtros frequentemente sem problemas ao longo dos anos.

Iniciada a desmontagem, também notei um rompimento de parte de um anel de vedação:

3.jpg.1182538ee9596019f87cd3de132efce4.jpg

Com sinais de ressecamento pelo calor:

4.jpg.bbf4d095cc8c7026088b19292f5b6ec8.jpg

Na parte do motor e do interruptor de liga e desliga, aparentemente tudo ok sem problemas ou sinais de queimado:

5.jpg.d6276c1de80af3c33bd6cc21badaf1b2.jpg

Abaixo, o ponto do fio observado anteriormente:

6.jpg.f45b2ced78b9b7d160f0af9eb26b5aa8.jpg

Descasquei também o fio vermelho:

7.jpg.589f345e9b9f709919bc99458ffa077b.jpg

O azul tinha sinais claros de queimado, enquanto que no vermelho são praticamente inexistentes. Difícil dizer se ocorreu curto entre os fios.

É aqui que eu peço ajuda a tentar entender o que ocorreu, será que o fio azul rompeu pela torção e depois ficou faiscando, aumentando a resistência, produzindo calor e abrindo um arco voltaico que atingiu o fio vermelho? Ou será que foi outra coisa?

Um terceiro ponto de calor identificado foi a correia rompida:

8.jpg.77f1ccae4739f74e58d90e5993dbc7a6.jpg

Em detalhe o ponto de rompimento na sua parte interna, a que entra em contato com o eixo do motor:

9.jpg.e7a70bfdcfca14865fd5841be73efa78.jpg

E abaixo, a mesma parte interna, com destaque para uma das marcas que indicam o forçamento do eixo naquele ponto:

10.jpg.022f9a9093a48c350c0b3bdef48e1bc2.jpg

O que me leva a crer que o eixo do motor aqueceu bastante e foi queimando a correia em vários pontos até finalmente esquentar e ressecar a ponto de romper a correia.

O que não bate com a minha versão é que o eixo do motor está bem enferrujado e não tem marcas condizentes com o rompimento da correia, a não ser que a correia havia se rompido a muito tempo antes, o suficiente para o eixo se enferrujar como ficou:

11.jpg.3a75ac34d45ea001649eb05a0ae6373e.jpg

A olho nú a parte mais escura da ferrugem não pode ser notada, só se percebe na fotografia. Os carvões parecem estar em perfeito estado e o motor não cheira a queimado, acredito que deve estar funcionando normalmente.

Quando der tempo eu vou remontar para testar.

Por enquanto a autópsia está assim:

Causa mortis; Corona Vírus.

Como eu cheguei a esta conclusão? Foi simples, em decorrência do Corona Vírus, o usuário habitual do aspirador ficou em quarentena na casa dele então, o outro usuário que não conhecia as particularidades do aspirador passou a utilizá-lo intensamente. Esta utilização intensa fez com que o filtro de pó viesse a ficar impregnado, dificultando a passagem de ar e consequentemente causando aquecimento no motor que ficou trabalhando forçado com pouca refrigeração, o aquecimento foi tanto que rompeu primeiramente a correia e depois a alta demanda da corrente elétrica no fio, que estava parcialmente rompido, provocou o faíscamento, aumentando a resistência e provocando mais calor, dando inicio ao principio de incêndio que foi observado pelo usuário.

Se o Corona vírus não tivesse entrado na história, nada disso teria ocorrido porque o usuário habitual teria limpado os filtros e com os filtros limpos o aspirador não teria queimado. KKK.

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Meu diagnóstico remoto:

-o fio azul foi se rompendo aos poucos devido a vibração. No momento da indecisão, a faísca entrou em ação o mantendo funcionando por alguns instantes, suficiente pra fundir os fios pelo arco.

-a eixo girou em falso por muito tempo na correia devido a alguma travada no dispositivo vassoura. Dá pra ver o sinal de patinada na correia

-dá uma limpadinha nos contatos do rotor, troque os fios e etc, e pode ser que ainda funcione

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esqueci de mencionar que o plug de encaixar na tomada estava empenado e não entrava, desamassei e agora encaixa perfeitamente.

De acordo com o diagnóstico:

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Meu diagnóstico remoto:

-o fio azul foi se rompendo aos poucos devido a vibração. No momento da indecisão, a faísca entrou em ação o mantendo funcionando por alguns instantes, suficiente pra fundir os fios pelo arco.

-a eixo girou em falso por muito tempo na correia devido a alguma travada no dispositivo vassoura. Dá pra ver o sinal de patinada na correia

-dá uma limpadinha nos contatos do rotor, troque os fios e etc, e pode ser que ainda funcione

Faz sentido o rompimento do fio azul, considerando também que o aspirador é guardado nesta posição com o fio para cima:

guardado.jpg.c9e8b59512e311088aafe135de3e4b04.jpg

E quando está em uso fica com o fio para baixo:

usando.jpg.3562a332620fb838e6baa568c5e85cf7.jpg

E ainda pela posição do queimado na carcaça, dá a entender que o fio foi forçado naquela direção. Esse movimento de dobra desdobra ao longo do tempo pode ser um dos culpados do dano no fio. Olhando de perto, exatamente onde rompeu o fio azul:

12.jpg.ed34db293ac6a6979600d332f4db350e.jpg

Acima de um lado e abaixo do outro lado:

13.jpg.cbe6aa610504f2cb087f0129de6b3f82.jpg

A questão do fio azul está desvendada.

A questão da correia também faz muito sentido, uma travada na escova é o mais plausível.

Quanto ao funcionamento, nem limpei o rotor apenas refiz as conexões dos fios e liguei, já está funcionando a todo vapor, firme, forte e potente, a escova rotatória não é importante, depois dou um jeito de substituir, levando em conta que não existem peças no mercado para este aspirador.

A teoria do aquecimento por causa do filtro saturado, não encaixa nesta situação, o usuário teria notado o cheiro de queimado e desligado.

De novo, mais uma vez, @Isadora Ferraz  acertou em cheio.

Sobre o anel de vedação, a graxa estava seca, removi e passei graxa de silicone, ficou perfeito.

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!