Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consigo conectar esses fans rgb nessa placa-mãe?


Posts recomendados

Olá! Gostaria de saber se eu teria como controlar 3 fans rgb do gabinete via software com o rgb fusion 2.0 em uma placa-mãe que tem 2 conectores de ventoinha e 1 de cpu.

 

Outra dúvida é: se eu comprar 3 ventoinhas rgb com adaptador, teria como eu controlar elas via software rgb fusion 2.0?

 

Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Sou leigo nesse assunto, mas pretendo fazer uma sincronização rgb entre 3 fans via software (placa-mãe). Com a placa-mãe Aorus b450m eu conseguiria fazer a sincronização com esse kit de 3 fans rgb da pichau: https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pichau-gaming-feather-x-rgb-3x120mm-pg-fx120-rgb?gclid=CjwKCAjwtqj2BRBYEiwAqfzurySVn4eVBSHUpTsGoLXzbirDHWQcfUvJXecsYcmwf_ILwu3A6jfJNxoCxaEQAvD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Elii Segundo foto do site do fabricante da placa-mãe, existe 2 conectores VDG na placa-mãe, esse conector é para led.

 

2018070514384316_src.png

 

Veja abaixo do segundo slot PCI existe o D_LED1, e  um pouco acima do conector de 24 pinos tem o D_LED2.

Como falei, sou leigo nesse assunto, mas se não for pedir demais, poderia me explicar melhor o que são esses conectores VDG e D_LED, por gentileza?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii O conector VDG é o de led, para ter o RGB, é um conector que possui 3 pinos apenas e entrou nas mobos que tem a possibilidade de usar led.

 

O nome D_LED é o que está escrito na orientação da placa-mãe.

 

Olhe por toda a placa-mãe, tem 2 lugares chamados de D_LED, é uma orientação para você achar com facilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Elder Nauvirth disse:

@Elii O conector VDG é o de led, para ter o RGB, é um conector que possui 3 pinos apenas e entrou nas mobos que tem a possibilidade de usar led.

 

O nome D_LED é o que está escrito na orientação da placa-mãe.

 

Olhe por toda a placa-mãe, tem 2 lugares chamados de D_LED, é uma orientação para você achar com facilidade.

Entendo. Então quer dizer que desse kit de 3 fans rgb, eu só conseguiria sincronizar 2 fans? Ou daria pra sincronizar os 3 via software? Muito obrigado por me ajudar!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii Dá para sincronizar 2, visto que a placa-mãe só permite a ligação de 2 diretamente nela.

 

Alguns fans tem uma conexão de saída, vi isso em fans da NZXT se não me engano, onde você liga a parte de rgb um no outro, ou seja, o Fan 1 vai no VDG da placa-mãe, o Fan 2 vai em uma conexão VDG que tem no Fan 1, e todos eles sincronizam, exemplo apenas com 2 fans só para entender como funciona.

 

Não sei se tem adaptador para conexões VDG, mas se existir um adaptador que permita ligar 3, você pode prosseguir ligando 3 conector VDG em 1 saída só.

 

 

Lembrando que, o nome VDG é o mesmo dado para o conector de 3 pinos que se destina ao LED apenas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Elii Dá para sincronizar 2, visto que a placa-mãe só permite a ligação de 2 diretamente nela.

 

Alguns fans tem uma conexão de saída, vi isso em fans da NZXT se não me engano, onde você liga a parte de rgb um no outro, ou seja, o Fan 1 vai no VDG da placa-mãe, o Fan 2 vai em uma conexão VDG que tem no Fan 1, e todos eles sincronizam, exemplo apenas com 2 fans só para entender como funciona.

 

Não sei se tem adaptador para conexões VDG, mas se existir um adaptador que permita ligar 3, você pode prosseguir ligando 3 conector VDG em 1 saída só.

 

 

Lembrando que, o nome VDG é o mesmo dado para o conector de 3 pinos que se destina ao LED apenas.

Certo! Então a placa ideal para minha situação seria a b450m steel legends, não é? Tendo em vista que ela tem 3 conectores de fans, poderia me confirmar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii O conector padrão para RGB é 4 pinos, pois ele tem o +12RGB, seria o positivo e 1 pino para cada cor, vermelho, verde e azul.

 

O conector VDG são 3 pinos apenas e em ordem diferente.

 

O conector VDG não conecta nesse local para o RGB de 4 pinos.

 

Vai ligar 1 fan apenas, porque segundo site do fabricante tem 1 conector.

 

Entre a Steel legend e a Aorus, melhor manter a Aorus mesmo que está na vantagem de 2 fans com rgb.

 

 

É uma boa ver se acha algum review/unboxing, pode de repente vir com um adaptador na com a placa-mãe, ou então verifique o gabinete que quer pegar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii O SYS_FAN ou CHA_FAN é apenas alimentação do fan, é para fazer o fan girar apenas.

 

O conector de led é diferente.

 

Se o gabinete tiver um controlador dá para ligar nesse controlador e o mesmo na placa-mãe.

 

Não conheço esse modelo de gabinete, dei uma pesquisada meio por cima para saber um pouco sobre ele.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Mas os fans pichau feather X não são esses e esses não tem suporte aos programas rgb. Vi o review da steel legend e o único cabo que vem, são 2 cabos satas. Dá uma olhada no último comentário do link das ventoinhas que botei no início do tópico, por favor. Lá tem um cara que fala a respeito de um cabo que acompanha as ventoinhas. Vê se é esse cabo que você tá falando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii Realmente amigo, você está certo, esses fans do vídeo não são iguais mesmo, peço desculpas por lhe apresentar um review errado.

 

Estive vendo os comentários no anuncio, ficou um pouco confuso.

 

Citação

Sao ARGB de 3 pinos os leds então se sua placa tem entrada para isso é melhor! nem precisa da controladora que também tem muitos efeitos bons!
Ela também vem com cabo com 4 entradas de 3 pinos então se você tem o Gadit X ele também sincroniza junto a luz!

 

O conector de alimentação do fan será 4 pinos.

 

Do RGB será 3.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii Com o led sincronizado acredito que talvez não tenha mobo que permita ligar mais do que 2VDG, até porque essa conexão não tem necessidade ser várias, visto que a maioria dos setups com led passa por um hub/controlador antes de ligar o led.

 

3 sys_fan/cha_fan se não me engano qualquer mobo a partir de b350 já terá 3 conectores.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii A alimentação não precisa de mais nenhum cabo extra, você já vai conseguir alimentar os 3 fans com uma dessas mobos.

 

Só vai precisar do cabo VDG mesmo.

 

E é básica mente isso que falou, só precisa de 1 conexão VDG/RGB da placa-mãe que seja compatível com o fan e assim usar um cabo para conectar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii Sim, a Aorus tem 2 espaços para fans extras, enquanto a Steel legend tem 3.

 

Isso acaba sendo um impasse.

 

Se quiser manter a Aorus, você pode colocar um HUB para 10 fans, nesse hub você vai pegar alimentação da fonte e o sensor direto da mobo, para os 2 fans ficarem com rotação sincronizada.

 

E assim manter 2 fans acessos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth agradeço a resposta. Mas se eu quisesse apenas 2 fans alimentados e acesos na aorus m, eu não precisaria de HUB, certo? Visto que a aorus m já tem 2 sys_fan, além de 2 entradas vdg. Eu realmente precisaria de um HUB na aorus m se eu quisesse alimentar e sincronizar o rgb a partir de 3 fans (que é o meu caso), não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii O Hub é apenas para alimentar os 3 fans, pra eles girar e só.

 

Você está comprando 3 fans, se fosse para usar apenas 2 iria diretamente comprar 2, faria mais sentido.

 

Ligar 3 fans na Aorus não é possível, como você mesmo questionou antes, a Aorus só tem 2 lugares para conectar fan extra, vide foto da Aorus que eu apresentei.

 

PORÉM, visto que está comprando 3 fans, nada lhe impede de comprar um Hub para ter os fans com a mesma rotação.

 

 

O led será só 2, independente se compra 2 ou mais fans.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!