Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória Corsair Vengeance 2x8 Gb 3000 Mhz + Processador Ryzen 5 1600 AF serve?


Posts recomendados

Bom, antes gostaria de pedir desculpas se estiver fazendo alguma coisa que não esteja conforme as regras. Assumo que não as li, mas acredito que estou criando a tópico no lugar correto.

Estou montando um PC e já tenho em mãos um Ryzen 5 1600 AF. Após ele comprei a memória Corsair Vengeance C16 2x8Gb 3000 mhz e uma placa de vídeo AsRock RX 570 de 4Gb. A minha dúvida é: pesquisando mais sobre a memória vi várias respostas divergentes uma da outra. Em alguns lugares vi que a memória simplesmente não era compatível com o processador (?), em outros que funcionava apenas com processadores intel (?????) e em outros lugares que essa memória funcionaria mais em velocidade abaixo dos 3000 nesse processador.

 

Me falaram que o que determina a compatibilidade da memória é a placa-mãe, mas não é o que parece. Por isso ainda nao fechei a compra da mobo. Visto que existe esse possível problema ainda de memória com o processador.

O que eu gostaria de saber é:

1 - Realmente existe incompatibilidade entre o processador e a memória que possuo?

2 - Se der para usar, vou usar abaixo da velocidade real da memória?
3 - Se o problema for apenas com a placa-mãe, gostaria de sugestões de custo benefício que consiga ser compatível com o processador e memória.


Obs: não conheço ninguém proximo com essa configuração e em outros forúns menos especializados não uma resposta satisfatória.

link da memória: https://www.kabum.com.br/produto/110765/memoria-corsair-vengeance-lpx-16gb-3000mhz-ddr4-c16-black-cmk16gx4m1d3000c16

 

Agradeço desde já qualquer informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, S. Gomes disse:

Em alguns lugares vi que a memória simplesmente não era compatível com o processador (?),

em outros que funcionava apenas com processadores intel (?????)

e em outros lugares que essa memória funcionaria mais em velocidade abaixo dos 3000 nesse processador.

Nenhuma dessas frases procede.

 

No lançamento dos Ryzen, memória até era um problema, tanto em compatibilidade quanto em overclock. Mas isso já não vale mais, tanto por melhorias na BIOS quanto no hardware (o 1600AF é um processador de 2a geração, apesar do nome), então:

  1. Pode colocar qualquer pente que deve funcionar.
  2. Até uns ~3200mhz, você ainda consegue só ativar o XMP e rodar. Mais que isso, aí já começa a ter potenciais dores de cabeça, dependendo.

 

Em todo caso, o que você quer é uma placa B450 que tenha dissipador nos VRM. E que não seja BIOSTAR, se você puder evitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que determina o funcionamento adequado da memória é a controladora de memória integrada no processador, tanto Intel quanto AMD, e não a placa-mãe.

Se já comprou, não entendo a pergunta. Já foi, é passado, espera chegar, pluga tudo e testa. Mas não terá problemas não. Seta o DOCP em 3GHz no setup e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Phoenyx disse:

O que determina o funcionamento adequado da memória é a controladora de memória integrada no processador, tanto Intel quanto AMD, e não a placa-mãe.

Se já comprou, não entendo a pergunta. Já foi, é passado, espera chegar, pluga tudo e testa. Mas não terá problemas não. Seta o DOCP em 3GHz no setup e pronto.

@Phoenyx Quer dizer que não tem erro juntar esse processador e a memória que comprei com uma placa como o amigo de cima falou, né? O overclock pra mim nem é tão desejável. 

Se for de boa, vou deixar a memória chegar e analisar as b450.

adicionado 2 minutos depois

@Imakuni Biostar é problematica? De fato estou atrás de alguma com dissipador no VRM. Ouvi falar que ajuda no desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@S. Gomes A opinião dele não tem nada a ver com a compatibilidade de RAM que é específica da controladora do CPU, não me envolva em tiroteio... huahauhauhaa

Já decidiu qual vai ser a placa-mãe? Quanto vai gastar na brincadeira? Depois disso posso dar meus pitacos sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@S. Gomes Você já sabe que somente das B450 pra cima haverá suporte para os Ryzen 4000? Irá futuramente querer um CPU destes? Se sim, descarte qualquer 3xx.

 

Se quer economizar eu pegaria no mínimo uma Giga B450 DS3H. Se pra você não importa os Ryzen 4000 pode pegar a Giga B350 DS3H. Estas seriam as minhas escolhas mais pé no chão, com qualidade, VRM adequado e baixo custo, famoso BBB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, S. Gomes disse:

@Imakuni Biostar é problematica?

Ironicamente, a BIOS deles é beeeem ruim.

 

22 minutos atrás, S. Gomes disse:

De fato estou atrás de alguma com dissipador no VRM. Ouvi falar que ajuda no desempenho.

Não, dissipador não é para melhorar o desempenho, mas sim evitar quedas por superaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Phoenyx disse:

@S. Gomes É, só que com preço de gente e não assalto a mão armada.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101715&

@Phoenyx Consagrado, então posso tacar a Ryzen 5 1600 AF com as memórias corsair vengeance 3000mhz e essa placa que é pra rodar de boa, né?

Acredito que quanto a placa de vídeo ta tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx você é um gigante.

Obrigado!!

adicionado 46 minutos depois

 @Imakuni

@Phoenyx

 

Perdoem-me a insistência, mas como já conversamos sobre a placa-mãe (acredito que vou comprar essa que o Phoenyx falou), qual seria melhor potência para fonte? Seria, em teoria a última peça a comprar. Esqueci que tenho um ssd de 480 Gb, gabinete e o processador. 

A configuração seria, em teoria, essa:

 

Processador: Ryzen 5 1600 AF

Memória: Memória Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 C16

SSD: Kingstom 480 Gb

placa-mãe: Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 (sugestão muito bem vinda do Phoenyx)

Placa de vídeo: AsRock RX 570 4Gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!