Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando após mudar frequência da memória RAM


Posts recomendados

Boa noite pessoal ! Estou com um problema que está me tirando o sono, recentemente comprei um PC com as seguintes configurações.
Ryzen 3 1300x (OC) 3.9ghz

16 GB Ram Corsair Vegence PRO RGB 3200mhz
Placa-Mãe Asus Prime B450M - BR/ Gaming

RX580 8GB XFX
Fonte Gigabyte P650B 80 Plus
SSD M2 Gammix 256s
HD 1 TB 

 

Enfim, quando liguei o PC configurei na bios o XMP e ela aceitou os 3200mhz. porém quando entro no game RainbowSix Siege as vezes meu PC desliga o monitor, mouse e teclado, fica como se tivesse em standby e não volta, a não ser que reinicie. Isso acontece com 5 min de jogo, ou 30 min de jogo, não tem um horario certo. As vezes também o jogo fecha sozinho , sem nenhuma mensagem de erro. Acredito que a XMP pré configurada não esta estável. 

 

 

Alguem poderia me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stand-by é quando a tela desliga pra economizar energia, seu PC toma um crash mesmo, para de responder.

1a pergunta, você tem certeza que o OC do processador tá estável? Testou com várias horas de estresse (Prime95, OCCT, etc) e monitorou a temperatura? Tá usando cooler stock?

2a, qual a tensão setada pra RAM e NB/SoC?

Por fim, testou as memórias em 3000 ou 2666? Nativamente, o suporte vai até 2666. Pode ser que você tenha pego um processador com controlador de memória ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Stand-by é quando a tela desliga pra economizar energia, seu PC toma um crash mesmo, para de responder.

1a pergunta, você tem certeza que o OC do processador tá estável?

2a, qual a tensão setada pra RAM e NB/SoC?

Por fim, testou as memórias em 3000 ou 2666? Nativamente, o suporte vai até 2666. Pode ser que você tenha pego um processador com controlador de memória ruim.

Boa noite !!
1a pergunta, você tem certeza que o OC do processador tá estável?
Sim, temperaturas baixas, deixei rodando no P95. Se eu deixar as memorias como padrão elas pegam 2133mhz dai o problema não aparece. Se eu colocar em 3200mhz o problema persiste. Não testei com 3000, 2666. 


2a, qual a tensão setada pra RAM e NB/SoC?
Quando ativo o XMP a tensão ele pega 1.35v , ja no SOC ele pega 0.850v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Pedro Pontara disse:

ja no SOC ele pega 0.850v.

Muito baixo, começa jogando a 1~1,05 V. Até 1,15 pode ir tranquilo, é o que a minha placa-mãe seta em stock quando boto as memórias 3000 MHz (eu baixo pra 1,1, subo as memórias a 3066 e mantém estável). Supostamente até 1,2 V é seguro pra uso prolongado, mas eu tentaria manter um pouco abaixo disso, não passaria de uns 1,17 V. Em alguns casos subir a tensão acaba prejudicando em vez de ajudar na estabilidade, vai indo aos poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Shaman93 disse:

Muito baixo, começa jogando a 1~1,05 V. Até 1,15 pode ir tranquilo, é o que a minha placa-mãe seta em stock quando boto as memórias 3000 MHz (eu baixo pra 1,1, subo as memórias a 3066 e mantém estável). Supostamente até 1,2 V é seguro pra uso prolongado, mas eu tentaria manter um pouco abaixo disso, não passaria de uns 1,17 V. Em alguns casos subir a tensão acaba prejudicando em vez de ajudar na estabilidade, vai indo aos poucos.

Eu coloquei as memorias em 2666 e o RainbowSix esta funcionando perfeito. Até então não mexi nas tensão. Vou subir para 3000mhz e mexer nas tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Pedro Pontara disse:

Eu coloquei as memorias em 2666 e o RainbowSix esta funcionando perfeito. Até então não mexi nas tensão. Vou subir para 3000mhz e mexer nas tensões.

É isso aí, até a frequência do processador é garantido que funciona, depois disso pode requerer um pouco de ajuste, tentativa e erro. Tem gente que acha que é só comprar uma RAM 4000 MHz, ligar o XMP e tocar o barco, mas a maioria das vezes não é bem assim. Um teste que estressa muito o controlador de memória e recomendo é o do OCCT (dados grandes). Se tiver instável geralmente vai apagar nos primeiros 5 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shaman93 disse:

É isso aí, até a frequência do processador é garantido que funciona, depois disso pode requerer um pouco de ajuste, tentativa e erro. Tem gente que acha que é só comprar uma RAM 4000 MHz, ligar o XMP e tocar o barco, mas a maioria das vezes não é bem assim. Um teste que estressa muito o controlador de memória e recomendo é o do OCCT (dados grandes). Se tiver instável geralmente vai apagar nos primeiros 5 minutos.

Configurei para 3000mhz, coloquei a DRAM Voltage em 1.35v, coloquei a VDDCR Soc em 1.15v. Agora vou iniciar o PC e testar o Rainbow.

 

Tem necessidade em mexer no DRAM Timing Control? Que seria as latencias ? O Padrão esta automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Pedro Pontara disse:

Configurei para 3000mhz, coloquei a DRAM Voltage em 1.35v, coloquei a VDDCR Soc em 1.15v. Agora vou iniciar o PC e testar o Rainbow.

 

Tem necessidade em mexer no DRAM Timing Control? Que seria as latencias ? O Padrão esta automático.


A tendência é que em 'Auto' ele deixe as latências um pouco mais frouxas do que poderiam estar. Tenta ver o que consta no perfil XMP e setar igual, pode ver no CPU-Z:
image.png.056f3bb17c9b2e3e67290c27e49408c3.png

As demais latências deixa em auto mesmo. A tensão das minhas eu coloco em 1.37 V, em 1.35 não fica estável acima de 2933 MHz (uso um R5 de 2a geração).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Shaman93 disse:


A tendência é que em 'Auto' ele deixe as latências um pouco mais frouxas do que poderiam estar. Tenta ver o que consta no perfil XMP e setar igual, pode ver no CPU-Z:
image.png.056f3bb17c9b2e3e67290c27e49408c3.png

As demais latências deixa em auto mesmo. A tensão das minhas eu coloco em 1.37 V, em 1.35 não fica estável acima de 2933 MHz.

As latências automática estão muito altas. As minhas estão:
Freq: 22
RAStoCas: 21
RAStoPrecharge:21
tRas:50
tRC:71

Enfim, 3000Mhz, com a tensão de 1.35, e o SOC 1.15, até então esta rodando beleza, vou testar mais vezes para ter certeza, e ai sim subir para 3200 rsrs

adicionado 45 minutos depois

@Shaman93 Bom nesse exato momento apresentou o problema, monitor desligou,mouse desligou , teclado desligou. Como se tivesse em standby, a CPU fica ligada rsrs. Fui na bios, aumentei a tensão para 1.37v , e configurei as latencias.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!