Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Primeiramente quero agradecer a ajuda de todos que contribuem no fórum, graças a vocês, consegui desenvolver minha primeira macro, obrigado!

Eis minha dúvida: quero criar uma macro que insira duas colunas automaticamente, e em uma dessas colunas a fórmula =SE(SOMA(LETRA_COLUNA_INSERIDA12:LETRA_COLUNA_INSERIDA264)<>0;"SIM";"-"). Essa macro seria ativada por um botão.

A razão é que possuo uma macro nesta planilha que oculta as colunas em um intervalo, se o valor na célula acima desta coluna, na linha 2, tiver o valor lógico diferente de "SIM", e para não ter que alterar a macro toda vez que for necessário inserir uma nova coluna, gostaria de desenvolver a macro citada acima. Quero fazer isto para que qualquer usuário da planilha possa inserir essas novas colunas, se necessário, sem precisar alterar a macro de ocultar colunas.

Macro que utilizo para ocultar as colunas: 

Sub ocultaColunas()

For coluna = 7 To 190
        If Cells(2, coluna) <> "SIM" Then
            Columns(coluna).Hidden = True
        Else
            Columns(coluna).Hidden = False
        End If
    Next
End Sub

Neste caso, a primeira coluna com a fórmula citada acima seria inserida depois da coluna CN e a segunda coluna (sem fórmula) depois da coluna FT. 
Não sei se é possível este procedimento, mas agradeço desde já qualquer ajuda. A planilha citada segue em anexo.

PLANILHA.zip

Postado

Olá, Ricardo.

Veja se atende.

A primeira coluna será inserida em CO e a segunda em FX.

Antes de testar limpe a célula FW2.

Sub InsereDuasColunas()
 Dim LC As Long
  LC = Cells(2, Columns.Count).End(1).Column + 1
  Columns(LC).Insert
  Cells(2, Columns.Count).End(1)(1, 2).FormulaLocal = "=SE(SOMA(" & Cells(2, LC).Address & ":" & Cells(264, LC).Address & ")<>0;""SIM"";""-"")"
  Columns(Cells(10, Columns.Count).End(1).Column).Insert
End Sub

Postado

@osvaldomp , muito obrigado!

Funcionou perfeitamente, muito bom mesmo!

Osvaldo, tenho mais uma pergunta: há alguma bibliografia que você possa indicar, que trate de macros e VBA? procurei na internet, e todas sobre excel, tratam mais de fórmulas, e não da programação em si. Tenho noção básica de lógica (e, se, ou..) e acredito que a base seja a mesma.

Novamente, obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!