Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Macro para inserir colunas e condições


Posts recomendados

Boa noite,

 

Primeiramente quero agradecer a ajuda de todos que contribuem no fórum, graças a vocês, consegui desenvolver minha primeira macro, obrigado!

 

Eis minha dúvida: quero criar uma macro que insira duas colunas automaticamente, e em uma dessas colunas a fórmula =SE(SOMA(LETRA_COLUNA_INSERIDA12:LETRA_COLUNA_INSERIDA264)<>0;"SIM";"-"). Essa macro seria ativada por um botão.

 

A razão é que possuo uma macro nesta planilha que oculta as colunas em um intervalo, se o valor na célula acima desta coluna, na linha 2, tiver o valor lógico diferente de "SIM", e para não ter que alterar a macro toda vez que for necessário inserir uma nova coluna, gostaria de desenvolver a macro citada acima. Quero fazer isto para que qualquer usuário da planilha possa inserir essas novas colunas, se necessário, sem precisar alterar a macro de ocultar colunas.

 

Macro que utilizo para ocultar as colunas: 

Sub ocultaColunas()

    For coluna = 7 To 190
        If Cells(2, coluna) <> "SIM" Then
            Columns(coluna).Hidden = True
        Else
            Columns(coluna).Hidden = False
        End If
    Next
End Sub

 

Neste caso, a primeira coluna com a fórmula citada acima seria inserida depois da coluna CN e a segunda coluna (sem fórmula) depois da coluna FT. 
Não sei se é possível este procedimento, mas agradeço desde já qualquer ajuda. A planilha citada segue em anexo.

 

PLANILHA.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Ricardo.

 

Veja se atende.

A primeira coluna será inserida em CO e a segunda em FX.

Antes de testar limpe a célula FW2.

Sub InsereDuasColunas()
 Dim LC As Long
  LC = Cells(2, Columns.Count).End(1).Column + 1
  Columns(LC).Insert
  Cells(2, Columns.Count).End(1)(1, 2).FormulaLocal = "=SE(SOMA(" & Cells(2, LC).Address & ":" & Cells(264, LC).Address & ")<>0;""SIM"";""-"")"
  Columns(Cells(10, Columns.Count).End(1).Column).Insert
End Sub

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osvaldomp , muito obrigado!

 

Funcionou perfeitamente, muito bom mesmo!

Osvaldo, tenho mais uma pergunta: há alguma bibliografia que você possa indicar, que trate de macros e VBA? procurei na internet, e todas sobre excel, tratam mais de fórmulas, e não da programação em si. Tenho noção básica de lógica (e, se, ou..) e acredito que a base seja a mesma.

 

Novamente, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...