Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A google não da suporte do Android pra CPUs de PC (x86), logo todas as versões de OS baseadas no Android são versões open source desenvolvidas pela comunidade, a maioria das distribuições baseadas em android como Prime OS, Remix OS, Phoenix OS, etc...  são feitas com base no projeto Android X86, em todas as distros os Apps da google como a play store precisam ser instalados por fora, de forma clandestina ja que são apps de código fechado da google. 

• Obrigado 1
Postado
Em 07/06/2020 às 21:16, F4b10 disse:

A google não da suporte do Android pra CPUs de PC (x86), logo todas as versões de OS baseadas no Android são versões open source desenvolvidas pela comunidade, a maioria das distribuições baseadas em android como Prime OS, Remix OS, Phoenix OS, etc...  são feitas com base no projeto Android X86, em todas as distros os Apps da google como a play store precisam ser instalados por fora, de forma clandestina ja que são apps de código fechado da google. 

Entendi. E para celulares onde posso encontrar as versões de Android oficial da Google? Ou sempre vou ter que recorrer ao site do fabricante?

Postado

No caso da ROM ela é especifica pra um modelo de aparelho e dependendo do celular ainda pode haver versões diferentes da ROM stock dependendo de onde o celular foi vendido, baixar e instalar a ROM errada vai transformar seu aparelho em peso de papel.

O android só fornece Android diretamente para os aparelhos da linha Pixel e alguns aparelhos que fazem parte do programa Android One, esses recebem atualizações direto da google e antes de todo mundo por 2 anos, porém as atualizações são baixadas direto no aparelho...

Basicamente quem tem um aparelho android One ganha o direito de ser um beta tester do Android e descobrir os novos bugs de cada nova versão antes de todo mundo...

Alias por conta desse risco de baixar uma atualização errada os fabricantes em sua maioria, e quando tem atualização, elas são baixadas direto no aparelho, pessoalmente eu prefiro um Android desatualizado mas que rode razoavelmente estável e sem sustos, do que ter a ultima versão do sistema mas com bugs sérios que façam passar raiva, ou que acabem com a bateria rapidamente.

• Amei 1
Postado

@F4b10

No caso da ROM ela é especifica pra um modelo de aparelho e dependendo do celular ainda pode haver versões diferentes da ROM stock dependendo de onde o celular foi vendido, baixar e instalar a ROM errada vai transformar seu aparelho em peso de papel.

R:Entendi. Então ficamos muito amarrado ao fabricante de celular.

O android só fornece Android diretamente para os aparelhos da linha Pixel e alguns aparelhos que fazem parte do programa Android One, esses recebem atualizações direto da google e antes de todo mundo por 2 anos, porém as atualizações são baixadas direto no aparelho...Basicamente quem tem um aparelho android One ganha o direito de ser um beta tester do Android e descobrir os novos bugs de cada nova versão antes de todo mundo...

R: O que acho complicado é não recebe atualização de segurança, algumas vulnerabilidades não são corrigidas. Isso é  o que mais me interessa, talvez ao contrário da maioria. Se eu tive um celular velho ( 2 anos talvez nem seja tão velho), já era, é lixo? OU seja, não posso tentar instalar uma versão mais recente e "segura" do android? Nem atualizações de segurança separados eu consigo? Dependo sempre do fabricante liberar as atualizações de segurança. Nos computadores, pelo menos, temos a chance de instalar "livremente" o Windows, e linux, por mais que o Windows 10 não rode em uma máquina muita antiga, sempre haverá uma versão super leve do linux que vai rodar tranquilo, nem que seja pra acessar internet e editar textos. O windows sempre recebe as atualizações de segurança e não dependo do fabricante de hardware para recebe-las. Todo mês tem...já android vai ter celular que nunca receberá uma atualização de segurança, isso considero muito grave! 

Alias por conta desse risco de baixar uma atualização errada os fabricantes em sua maioria, e quando tem atualização, elas são baixadas direto no aparelho, pessoalmente eu prefiro um Android desatualizado mas que rode razoavelmente estável e sem sustos, do que ter a ultima versão do sistema mas com bugs sérios que façam passar raiva, ou que acabem com a bateria rapidamente.

R: Também não ligo para recursos novos, lógico que os avanços são bem vindos, mas ter apenas aparência melhorada não me atraem e me convence. Problema é não poder instalar as atualizações de segurança. Não me conformo que somente o fabricante do celular que pode me enviar... Eu não entendo como os celulares hoje são tão caros para oferecerem tão pouco e ainda ficar preso ao fabricante. No pc parece que é possível usar o máximo do hardware por um longo período. No celular ele já nasce morto visto que não é possível "formatar" do zero como fazemos com Windows.

Percebi uma diferença muito grande entre celular e computado:

-- celular: fica preso ao fabricante, não é fácil ou não é possível instalar do zero o sistema. Se pegar um vírus do root tem que jogar o celular fora (tudo me leva a crer que sim). Se o fabricante não atualiza com patchs de  segurança seu celular fica obsoleto propositalmente. Matam o hardware rapidamente sendo que seria possível utilizá-lo por mais tempo. Dizem que o Android é mais seguro, mas depois de tudo isso, é uma meia verdade. É seguro para quem podem pagar por uma celular melhor e que vai sempre receber atualização de segurança. Celulares baratos e de entrada já saem da loja ultrapassado. Vi um trecho de uma palestra direcionada para provedores de internet no qual falava sobre o tráfego gerado por dispositivos vulneráveis. 

-- computador: você pode montar a vontade, coloca mémória ram, hd, ssd no tamanho no qual você desejar e poder pagar. É totalmente configurável  suas peças. Por mais seu hard seja antigo você coloca uma versão leve do linux e faz muita coisa. Pcs de 10 anos de uso ainda são muito uteis. O windows sempre recebe autalização o linux você tem várias distribuições...

E a cada dia que passa só vejo o preços dos celulares subirem e serem pouco úteis e as pessoas se tornando escravas deles.

Postado

Quanto ao PC não é tão verdade assim. Hardwares obsoletos vão sendo retirados das matrizes de compatibilidades do Windows ou de outros sistemas operacionais. Você não consegue instalar o Windows em qualquer hardware, e o linux idem. E mesmo que você instale, precisa dos drivers para poder usar o hardware sem problemas.

Com o android é a mesma coisa, o google fornece apenas o sistema operacional, cabe aos fabricantes dos aparelhos de celular adicionar os drivers necessários para que o android funcione no seu aparelho.

Caso você queira manter seu celular antigo atualizado você vai ter que partir para uma custom rom, tem várias para vários modelos de aparelhos, eu mesmo mantive dois aparelhos meus por anos usando custom roms. Tive o primeiro modelo de celular android da história, o HTC Dream (acho que se chamava G1 nos EUA), e depois de alguns anos pararam de atualizar o android dele. Eu procurei na internet e achei o projeto Cyanogenmod, e usei o HTC por mais alguns anos depois do suporte oficial ter parado, só mudando de aparelho quando as roms mais modernas começavam a ficar impossíveis de rodar naquele aparelho. Depois eu fiz o mesmo com um LG Optimus 2X, que teve vida curta devido a uma queda (e que o hardware era horrível para o Android), e o meu Galaxy S4 durou vários anos usando custom rom (também Cyanogenmod).

O Optimus 2X era um bom exemplo de como as coisas são difíceis no Android, ele usava hardware da nVidia, que tinha drivers proprietários. Sempre que lançavam uma versão nova do Android, a comunidade de roms customizadas dependiam de algum fabricante que usasse o mesmo hardware lançar o android novo para que eles pudesse extrair os drivers para usar nas custom roms. A título de curiosidade, procure no Youtube o que o pai do kernel linux, Linus Torvalds, diz sobre a nVidia sobre problemas com drivers para linux e Android.

• Amei 1
Postado
Citação

Quanto ao PC não é tão verdade assim. Hardwares obsoletos vão sendo retirados das matrizes de compatibilidades do Windows ou de outros sistemas operacionais. Você não consegue instalar o Windows em qualquer hardware, e o linux idem. E mesmo que você instale, precisa dos drivers para poder usar o hardware sem problemas.

Tenho contato com máquina de 10 a 5 anos de uso, e elas rodam bem o windows 10. Me parece que os celulares com Android tem vida útil bem mais curta. Não sei se é porque  os computadores deram uma estagnada no desempenho nos últimos 10 anos.  Em 2010 muitas máquinas já tinha 8 gb de ram, e até hoje  muitas máquina ainda usam 8gb, até para jogos. Depois do Intel core segunda geração, me parece que o poder computacional não foi tão relevante a cada geração. Talvez o hardware para celulares  que aumentaram muito o desempenho e o Android procurou acompanhar essa salto maior que os computadores.

Citação

Com o android é a mesma coisa, o google fornece apenas o sistema operacional, cabe aos fabricantes dos aparelhos de celular adicionar os drivers necessários para que o android funcione no seu aparelho.

Entendi.

Citação

Caso você queira manter seu celular antigo atualizado você vai ter que partir para uma custom rom, tem várias para vários modelos de aparelhos, eu mesmo mantive dois aparelhos meus por anos usando custom roms. Tive o primeiro modelo de celular android da história, o HTC Dream (acho que se chamava G1 nos EUA), e depois de alguns anos pararam de atualizar o android dele. Eu procurei na internet e achei o projeto Cyanogenmod, e usei o HTC por mais alguns anos depois do suporte oficial ter parado, só mudando de aparelho quando as roms mais modernas começavam a ficar impossíveis de rodar naquele aparelho. Depois eu fiz o mesmo com um LG Optimus 2X, que teve vida curta devido a uma queda (e que o hardware era horrível para o Android), e o meu Galaxy S4 durou vários anos usando custom rom (também Cyanogenmod).

entendi. Vou pesquisar mais sobre custom rom. Será que é confiável usar esses  sistemas operacionais?

Citação

O Optimus 2X era um bom exemplo de como as coisas são difíceis no Android, ele usava hardware da nVidia, que tinha drivers proprietários. Sempre que lançavam uma versão nova do Android, a comunidade de roms customizadas dependiam de algum fabricante que usasse o mesmo hardware lançar o android novo para que eles pudesse extrair os drivers para usar nas custom roms. A título de curiosidade, procure no Youtube o que o pai do kernel linux, Linus Torvalds, diz sobre a nVidia sobre problemas com drivers para linux e Android.

R: vou pesquisar, valeu.

Obrigado por responder!  @Marco Tada

Postado
20 horas atrás, kaio Felix disse:

Tenho contato com máquina de 10 a 5 anos de uso, e elas rodam bem o windows 10. Me parece que os celulares com Android tem vida útil bem mais curta.

Eu tenho amigos que ficaram na mão com suas placas de som Sound Blaster, pois a SB parou de dar suporte para os Windows mais novos. E não eram placas baratas. O mesmo vale para algumas placas de rede, cujos fabricantes simplesmente não lançam drivers para versões mais novas do Windows.

Já vi muitos casos também de notebooks que logo que lançaram o Windows 8 e o Windows 10 não funcionava um monte de coisa, somente depois de alguns updates é que começou a funcionar touchpad, por exemplo.

É como eu disse, o problema maior são os periféricos, cujos fabricantes tem que lançar drivers adicionais para funcionar nos Windows mais novos. O mesmo acontece com os celulares, os fabricantes dos chipsets é que tem que lançar os drivers para que os Androids mais novos funcionem nos celulares. Alguns fabricantes como a Qualcomm são mais sérios neste assunto, e outros como nVidia e Mediatek são uma piada. Se você pegar um celular com um chipset Mediatek, por exemplo, pode ter certeza que seu celular vai ter poucos updates oficiais, pois os caras são ruins para atualizações e licenciamento.

Sobre roms customizadas, procure pelo XDA Forums, lá tem uma comunidade inteiramente voltadas para roms customizadas e aplicativos homebrew. Sobre ser confiável, se você pegar uma rom de um grupo sério não vai ter muitos problemas.

Apenas um aviso: como a rom não é original do aparelho, muitos aplicativos simplesmente se recusam a funcionar. Por exemplo, aplicativos de banco normalmente não vão deixar você rodar em uma rom customizada. O mesmo vale para alguns aplicativos de stream, como Netflix por exemplo.

Eu rodei por um tempo uma rom customizada em um tablet velho que eu tinha aqui, e a Netflix simplesmente nem aparecia para instalar (talvez usando aptoide eu conseguisse instalar Netflix, mas esse tablet já morreu faz mais de ano e não liga mais).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...