Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

'Current Pending Sectors' em aumento


Posts recomendados

Olá, tenho um notebook Lenovo desde 2014 e ele já passou por problemas de software que levaram à troca de seu HD. No entanto, após a implementação de outro HD acabei derrubando o notebook, o que acredito que tenha desencadeado danos físicos ao HD.

Deixei ele parado por um tempo e recentemente recorri a formatação pois precisava utiliza-lo novamente. Apesar de estar funcionando bem e fluído, fiquei com receio pois se é um HD com um certo trauma e decidi me informar sobre.

Obs.: algumas vezes quando ligo, ele apresenta tela azul e vai diretamente para a reparação automatica e logo depois inicia normalmente e funciona sem problemas.

Buscando informação pra verificar a saúde do meu HD encontrei o programa CrystalDiskInfo, que me deu o seguinte diagnóstico:image.png.b153a045826a84c1a1b2afa833891e74.png

Pesquisando sobre, descobri que a situação é preocupante e a vida útil do meu HD está de certa forma comprometida (sou leigo na informática e me arrependo de não ter mais cuidados anteriormente). Tenho observado faz uns dois dias e o número do Raw Value dos Current Pending Sectors tem aumentando em 2 a cada dia.

A minha pergunta é se há a possibilidade desse HD funcionar durante um tempo, de forma que eu consiga monitorar e cuidar para que ele fique estável nesse ponto?

Li que posso fazer alguns procedimentos para amenizar o problema como o HDD Regenerator ou até mesmo o CHKDSK, mas tenho receio de que possa ser um gatilho para o sistema e de certa forma acelerar o processo de realocação de setores até uma eventual falha precoce.

A minha preocupação quanto a esses procedimentos é válida, ou a 'Checagem de Disco' é inofensiva?

Também tenho dúvida se a queda pode ter danificado a placa-mãe, de forma que se eu trocar o HD o problema persista, levando a um descarte total da máquina 😕

 

 

Agradeço qualquer colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que o HD falha em ler um setor, ele é marcado como defeituoso e isso aumenta o "Current Pending Sector Count", ele fica pendente pra ser realocado (ele não é realocado imediatamente justamente porque o HD não consegue ler o seu valor para escrever em outro lugar).

Quando um setor defeituoso é sobrescrito, o HD se lembra que o setor está bichado e remapeia ele para outro lugar, nesse caso você aumenta o "Reallocation Event Count". O HD pode tentar reescrever o setor defeituoso porque às vezes um badblock magicamente volta a funcionar, nesse caso não tem Reallocation Event.

Os setores defeituosos que o HD já desistiu de tentar e liga o f**a-se entram para o "Uncorrectable Sector Count".

Se você olhar, os 3 valores são meio interligados e se sobrepõe, cada um mostra uma coisa de diferente, mas relacionada.

 

Dito isto, a probabilidade de falha deste HD, tendo em vista o aumento da contagem diariamente, é iminente. Pode morrer hoje como pode durar um ano, não tem como precisar isto. O conselho que dou é fazer um backup dos dados dele com a máxima urgência e se preparar para o pior, pois não é questão de se, mas quando ele vai morrer. Depois de feito o backup, execute o comando abaixo, para tentar retardar os problemas:

 

chkdsk /r /f X: (no lugar do X coloque a letra do seu HD).

 

Monitore pra ver se o problema diminui ou cessa. 

 

Sobre danos na placa-mãe estarem provocando danos no HD, sim, é possível, mas sem um exame detalhado dela fica difícil diagnosticar algo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O  CHKDSK não pode acabar acelerando o processo de perda do HD?

Por exemplo, identificar bad blocks e eliminar arquivos que compromentem meu SO. Ou seja, inutilizar meu HD de forma precoce, sendo que ele pode durar por mais um tempo.

Obrigado pela resposta rápida amigo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Patricky de Souza disse:

O  CHKDSK não pode acabar acelerando o processo de perda do HD?

Por exemplo, identificar bad blocks e eliminar arquivos que compromentem meu SO. Ou seja, inutilizar meu HD de forma precoce, sendo que ele pode durar por mais um tempo.

Obrigado pela resposta rápida amigo

 

 

Não, isso não acontece. A ideia do chkdsk é justamente evitar a perda, ou pelo menos, te avisar que ela vai acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!