Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa, pessoal

Então, estou tendo um problema meio estranho e não sei o que fazer. Bom, o r5 3600 é bastante quente e dps que eu comprei um cooler melhor fiquei interessado em brincar um pouco com ele, a ideia era colocá-lo a 4,2 e diminuir a tensão(que é muito alta). Fiz pelo ryzen master e deu certo colocando a 1.3v, obtive ótimos resultados na temperatura, antes no AC odyssey ficava perto de 80 graus a 4ghz, agora raramente vi passar de 70 graus a 4,2. 

Porém, é extremamente chato ter que entrar toda vez no programa para colocar o over, então resolvi partir para bios e ai começaram os problemas. Fiz a mesma coisa: coloquei a 4,2ghz e 1,3v e para a minha surpresa os jogos fechavam sozinhos e todos os testes como aida64, prime95, cinebench davam erro. Vi muitas coisas em fóruns sobre mexer em load line calibration, infinity fabric e mais que não lembro, porém não há nenhuma dessas opções na bios.

Depois de muitos testes percebi algo muito estranho, seja em stock ou over com o ryzen master no HWmonitor as tensões chamadas VID( não sei o que é, posso estar descrevendo errado) variam e assumem números como 1.3V nos jogos, já quando mexo na bios fica travado a 1.1v e com o core tensão a 1.3v como coloquei na bios. Não sei ao certo, porém parece ser esse o problema. Eu tirei print do HW em over pelo ryzen master e stock, observem que no VID há uma mínima e máxima, mas quando faço pela bios a mínima e máxima são iguais a 1.1v.

Eu já tentei com as memórias em stock e foi igual

Só não tirei print do HW em over pela bios porque colocar o multiplicador em automático de novo obriga a zerar a bios(doidera) e bateu preguiça de configurar o over da memória de novo.

Obrigado pela atenção!!!!

stock.png

over ryzen master.png

over.jpg

Postado

1.35 V de Vcore, como está no 2o print, vai degradar seu chip (e bem rápido). Isso é tensão pra Zen+, de 12 nm...

A arquitetura Zen2 tira máximo proveito da margem térmica que você tem. 80 graus é uma temperatura perfeitamente segura e o algoritmo sabe o que está fazendo.

Se você não tem experiência com overclock, paciência pra muita leitura e tempo pra muito teste, minha sugestão é que não faça OC manual. Sob risco de degradar a performance, o chip ou ambos. Leia:

Citação

"For Matisse it is recommended NOT to use a manual overclock in most cases. The technologies AMD collectively refers to as SenseMI, including Precision Boost 2, provide a very aggressive boost in lighter workloads while maintaining safety in heavier workloads in a way that a fixed manual voltage cannot compete with.

You can of course still overclock Matisse chips but this is best achieved with Precision Boost Overdrive (PBO), which expands Precision Boost 2 power limits to trade power for performance (manual PBO limits can also trade performance to restrict power below stock). What this means is that the safe Vcore is the one the chip sets when managing its own clock and voltage (auto Vcore with a manual clock is not necessarily safe, especially at higher clocks). Note that Matisse offers a "PBO scalar" option, which lets you reduce safety to make PBO more aggressive - it is recommended you set this explicitly to 1x for safety.

If you insist on setting a fixed clock speed and/or Vcore, 1.2V max should be used as a guideline. Some chips can take more, but others cannot. Keep in mind that auto voltage with manual clock is not the same thing as auto voltage with precision boost or PBO, auto voltages when forcing a clock speed manually may well be above what's safe."

Postado

@Shaman93 Obrigado pela resposta. Entendi sua resposta, vou seguir seu conselho. Porém, esse vcore do segundo print não consigo entender, no Ryzen master eu coloquei 1.3v, sabe qual o motivo de estar mais alto? E porque colocar o vcore mais baixo em 4.2ghz pode causar problemas? Ele quando está em alto uso tem o vcore bastante alto.  E sabe porque estava a acontecer aquilo do 1.1v? 

Postado
19 minutos atrás, Guilherme Ferreira disse:

no Ryzen master eu coloquei 1.3v, sabe qual o motivo de estar mais alto?

Esse é o OC feito pelo RM? Estranho, o Vcore devia estar o mesmo que você setou. Pode ser chinelagem da placa-mãe ou erro de leitura. Quanto o próprio RM marca?

E porque colocar o vcore mais baixo em 4.2ghz pode causar problemas?

Ele não está realmente mais baixo. Em 'auto' o algoritmo faz um gerenciamento dinâmico da tensão, de forma que o que o HWMonitor lê tem pouco valor. Aparecer alguns picos de tensão, mesmo que a 1.4 V, é perfeitamente seguro, enquanto forçar 1.3 V o tempo todo não. Pra determinar a tensão segura, é necessária uma engenharia reversa minuciosa e muito teste, não basta ver o que marca em stock. O teste definitivo é o do tempo, ver se o OC se mantém (sem degradar) ao longo do anos.

E sabe porque estava a acontecer aquilo do 1.1v? 

Se não me engano, VID é a tensão que o núcleo está solicitando, em stock, e em overclock não tem muito sentido.

Postado

@Shaman93 Parece ser realmente erro de leitura, pois com o HWinfo64 marca corretamente 1,3v igualmente o RM.

Por curiosidade, refiz os testes fazendo over pela bios e monitorei pelo HWinfo64, mostra exatamente o mesmo 1.1v. Acho que é alguma limitação da bios, pois procurando na internet achei um print com o exato mesmo problema. De qualquer forma, vou deixar isso de lado, melhor assim funcionando perfeitamente. Obrigado pelas dicas!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!