Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual memória ram pegar?


Posts recomendados

Estou montando um setup novo, que vai ser basicamente:

R5 3600X (para possível upgrade para 4a geração)
X570TUF PLUS
Gabinete Matrexx 55

 

Porém estou com duvida de qual memoria pegar, por isso vim aqui perguntar para vocês.

Estou querendo pagar entre 650~850 reais em 2x8 3000~3200 (se suportarem over até 3600mhz) ou 2x8 3600mhz.

Alguma ideia?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatheusVieira1 se me perguntarem qual a melhor memória RAM do mercado eu diria que são as Hyper X DDR4 de 1º geração, as de 2º geração não presta.

 

Segue os códigos delas:

hx432c18fb2/8

hx432c18fb/16

hx432c18fb2k2/16

hx432c18fw/16  (Branca)

hx432c18fr/16  (vermelho)

hx432c18fr2k2/16  (vermelho)

hx432c18fw2k2/16  (branco)

 

O que a Kingston fez nas DDR4 delas de 2º geração foi aumentar a tensão aumentando o clock e diminuindo a latência, o que faz elas consumirem mais e esquentarem, para ter maior desempenho, só que você consegue isso fazendo overclock nas de primeira geração, não compre as de 2º geração da Kingston e pague para eles te venderem memórias overclocadas. Compre essas que te indiquei.

adicionado 4 minutos depois

Problema é que já tem quase 1 ano que a kingston DDR4 Hyper X não fabrica mais memórias de 1º geração logo o estoque do mercado está acabando o que você mais acha é as de 2º geração (overclocadas ou com pouca margem para mais overclock).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bons custos benefícios e de boa compatibilidade são os mícron e-die:

 

3000mhz cl15 e os gringos sempre pegam 3600 cl16 no mínimo. Muitos conseguem 3600 cl 14 com esses kits. Procure no Google mícron e-die e vera vários reviews positivos no Reddit delas

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11296/memoria-ddr4-crucial-ballistix-sport-lt-8gb-3000mhz-grey-bls8g4d30aesbk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatheusVieira1

Sugiro ver outras marcas e modelos:

https://theoverclockingpage.com/2019/12/16/review-2x8gb-g-skill-flare-x-3200-cl16/

Usando elas em análises:

https://theoverclockingpage.com/2020/04/10/review-asus-tuf-x570-plus-br/

 

O ideal é 3200mh  com latência CAS 14 (CL14) com 1,3V

ou 3200mhz com CAS 18 (CL18) com tensão de 1,2V como são as Hyper X de 1º geração, pois aumentando a tensão você consegue latências menores (mais rápido as memórias respondem a requisições).

 

Infelizmente achar memórias que funcionem no padrão JEDEC a 3200mhz é difícil. Se saiu do 1,2V, já saiu do padrão JEDEC de compatibilidade. A maioria delas do mercado usa padrão JEDEC até 2400mhz, dai você tem de ativar na BIOS o padrão Intel (que AMD também Suporta) chamado XMP, para elas funcionário na velocidade declarada de 3200mhz e na latência declarada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatheusVieira1 hoje em dia tudo acima de 2666 é overclock.

 

Com esse kit da ballistix basta ir na BIOS e ativar o DOCP que ele já ajusta tudo pra 3000mhz Cl15. Se eu tivesse montando um setup eu iria nesse kit da ballistix. Eu tenho 4x8gb 3200cl14 e sinceramente não compraria novamente, a diferença pro kit baratinho da ballistix é imperceptível no dia a dia. Somente em testes você percebe algo

 

lembrando que os kits de 3200mhz cl14 (Samsung b-die) custam cerca de 900 reais hoje em dia. Então não acho que valem a pena. Os kits ballistix (mícron e-die) tem rendimento praticamente igual a esses kits de 3200cl14

 

https://lab501.ro/procesoare-chipseturi/amd-ryzen-3000-ddr4-scaling-part-ii-samsung-b-die-vs-micron-e-die-vs-hynix-cjr-english-version/14

 

“In absolute terms, good quality Samsung B-Die kit has the potential to offer the best performance, but the Micron E-Die kits can offer similar performances, for a fraction of the price. Hynix CJR kits can offer good performance, also for a lower price than the expensive B-Die kits.”

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De modo geral, kits 3000mhz Cl 15 e 3200mhz Cl16 sao micron e-die.

 

Para os kits antigos ballistix os que tem "AES" no final sao micron e-die. Os ballistix novos nao tem AES no nome mas sao micron e-die tambem.

 

Kit novo:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13090/memoria-ddr4-crucial-ballistix-sport-lt-16gb-2x8gb-3000mhz-black-bl2k8g30c15u4b

 

Kit antigo com AES no nome:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11296/memoria-ddr4-crucial-ballistix-sport-lt-8gb-3000mhz-grey-bls8g4d30aesbk

 

O 2666mhz nao é micron e-die.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Hélio Douglas Pio  Não recomendo over... tem muitas variáveis que podem influenciar nisso... como o controlador de memória do processador... temperatura... fases de alimentação da RAM e ... CAS Latency, Qualidade da placa-mãe e etc.

 

Supor um caso para você... Colocou o pente de memória e só setou o XMP na BIOS. Os timer de latency ficam no automático e sua placa-mãe colocou latências altas, mas estáveis... diminuir latências pode deixar seu sistema instável e para fazer isso vai ter de fazer manualmente e varia de placa-mãe para placa-mãe e leva em conta também o processador.

Para estabilizar pode ser necessário aumentar a tensão, tanto do controlador de memória do processador como da própria memória RAM.

É um procedimento avançado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!