Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então eu tenho uma memória ram ddr3 4g 1060mhz e ela roda em single Chanel, minha dúvida é se eu colocar uma memória ddr3 8g MHz 1600 as memórias vai rodar em dual Chanel?

Postado

@SenpaiMatheus @Sergio Rasori Não. No caso de ambos, será reconhecido um total de 12 e 24 GB, respectivamente, mas as memórias não trabalharão em dual channel. Pra que isso aconteça, vocês precisam comprar um novo pente de 4GB e outro de 16 GB, novamente, respectivamente.

O mínimo para que as memórias sejam reconhecidas em modo dual channel é que ambos os pentes tenham a mesma quantidade de memória. Depois desse fator, diferentes marcas e frequências irão funcionar, porém, não é o ideal, devido às diferenças de especificação entre as marcas e ao se utilizar uma dupla de memórias de diferentes frequências, a mais rápida se alinhará à velocidade da mais lenta. Juntando uma memória 1600 com uma 1060, ambas funcionarão, mas a de 1600 será rebaixada pra 1060mhz. Ou seja, nos 2 últimos casos, apesar de funcionarem juntas, não é com o máximo de performance.

O cenário ideal de performance seria com 2 pentes exatamente iguais, mesma marca e mesma frequência.

Postado

vi vários vídeos, alguns tópicos aqui do fóruns entre outras fontes e o dual channel pode sim ser feito entre memorias de tamanho, frequência e latência diferentes, tudo depende dos hardwares usados, a versão da sua Mobo, do seu processadores, no meu caso ddr4, os ddr3 eu não sei.

Vamos tentar explicar.

Um pc com placa am4 uma a320 por exemplo e seu ryzen 3 2200g sem ter placa de vídeo usando os integrados tem apenas 1 pente de memoria de 8gb você compra 1 pente de 4gb e adiciona ao pc ficando com um total de 12gb de RAM, o dual channel será de 8gb ou seja 4gb de um dos pentes e 4gb do outro pente de 8, sobrando 4 que irá trabalhar em single channel.

4+8=12 esses 12 apenas 8 ira ser dual, 4 de cada pente, se comunicando com o processador em 128bits e os outro 4 restante em single em 64bits.

No caso das frequencia tipo 2400 ou 2666 até mesmo 3200, a memoria mais potente irá se reduzir para trabalhar de igual com a mais fraca.

Exemplo 1 pente de 8gb a 2400 e outra pente de 4gb a 3200, ambos irá trabalhar a 2400, o de 4gb irá trabalhar a 2400 igualando a frequência e fazendo dual channel de 8gb sendo 4gbb de cada pente, sendo desnecessário comprar uma memoria com frequência grande para trabalhar em conjunto com memoria de frequência fraca.

A latência é a mesma coisa sempre puxando para pior.

Há casos de marcas tamanho e frequência latência misturando tudo isso que deu ruim, vamos tentar manter ao menos frequência e latência as mesmas.

Ainda estou curioso lendo materiais a fundo, mais gostaria de deixar aqui este comentário.

Postado

@Sergio Rasori  o quê você descreveu se trata do chamado "flex mode", que é uma espécie de sub-categoria do dual channel. além do mais, o dual channel, dentro do quê escrevi, é uma certeza, e o flex mode, é uma possibilidade. não há garantia de quê tua placa-mãe trabalhe dessa forma. e eu não trabalho com possibilidades, apenas com certezas.

se quiser dual channel, é o quê escrevi.

se quiser arriscar com tuas possibilidades, faça da forma que quiser.

• 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!