Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador dando estalos e "aceleradas"


Posts recomendados

Olá!
Recentemente meu computador começou a ter problemas de programas pararem de responder quando estou utilizando, e junto com isso, agora o computador fica meio que acelerando e diminuindo acompanhado de uns estalos bem baixos. As vezes, quando estou usando o PC com coisas aleatórias, ele da um apito de uns 3 segundos seguido de um estalo, que lembra bastante barulho de interruptores.

Meu HD, memórias e processador são "novos", tendo no máximo 2 anos de uso, ja a fonte esta com um problema na ventoinha, que pra rodar precisa dar um empurrãozinho, e mesmo assim fica rodando bem fraquinho.

Alguém saberia me orientar sobre o que pode ser o problema e se isso tudo pode ser a fonte mesmo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Filipe Candido Com acelerando e diminuindo você quer dizer a rotação do Cooler do processador?

 

Porque se você precisa forçar a ventoinha da fonte ela já deve ter visto dias melhores, e sendo ela um fonte genérica, deve estar comprometendo o desempenho do seu computador, oscilando a tensão que manda para as peças, principalmente para o processador, que com a demanda de processamento puxa mais potência,

 

Mande sua config e a marca e especificações da fonte, assim podemos constatar se ela é o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guga Pereira @Guga Pereira Sim, é o barulho do cooler do processador que fica dando essas acelerada.
A fonte é uma genericona de 100 conto, tem a mesma idade das outras peças, já até postei aqui sobre esse problema de não estar rodando a ventoinha e me falaram que essa fonte é muito ruim, mas seria ela que ta gerando esse problema todo mesmo sendo só a ventoinha o problema dela?
Obs: Minhas config's estão no meu perfil, se quiser dar uma olhada.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Filipe Candido

 

agora vi ali bom, a fonte pode ser a orgiem do problema sim, pois o FX-6300 tem um TDP razoavelmente alto, considerando que você tem uma placa da AMD também, ela puxa energia da placa-mãe direto (do slot PCIx16), não tem conexão auxiliar de 6 pinos, mesmo que ela seja uma placa pequena em termos de shaders, toda a energia necessária saindo da placa-mãe sobrecarrega esse setor da fonte (o que não seria problema se fosse uma fonte sem defeito) somando isso, quando você demanda desempenho da placa (pode ser até em 2º plano, não precisa acessar nada necessariamente) a tensão fornecida pela fonte despenca, o que justifica a rotação do cooler da fonte diminuir.

 

Sua placa-mãe tem boa qualidade, não seria ali a primeira hipótese de problema, seria bom testar uma outra fonte, sem precisar comprar,

 

Somente para complementar, apesar de eu não ter feito testes com essa fonte, o TecLab a condenou em uma análise, então novamente, somando os fatores, tente testar com outra fonte, se puder gastar eu recomendo uma thermaltake 430w 80 plus white smart, caso não possa, uma Aerocool 400W 80 Plus White KCAS, ambas são ótimas em reviews

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guga Pereira Entendi, vou ver se consigo testar uma fonte nova de alguma forma.
O problema é que meu gabinete, a entrada da fonte fica em cima, então pra não bloquear a entrada de ar da fonte, eu tenho que colocar ela de ponta cabeça, pra ventoinha ficar pra baixo.
Acha que isso pode diminuir a vida util da fonte, ou até mesmo causar um defeito nela?
Inclusive essa fonte desde quando eu comprei ela fica de ponta cabeça no gabinete por causa disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Filipe Candido as fontes precisam ficar com a ventoinha para baixo, o cooler expele ar e não suga, sendo assim, o ar quente que sai da fonte tende a subir quando expelido pelo cooler, isso não danifica a fonte de primeiro momento, mas quanto mais quente um hardware fica, menos desempenho ele fornece, alguns componentes eletrônicos até trabalham quentes, mas têm limite, até porque se o gabinete não tem saída de ar para esse tipo de fonte, o ar ficaria dento dele de qualquer forma, mas coloque o cooler para baixo sempre, na pior das hipóteses o ar expelido pelo cooler (dentro do gabinete) seria jogado para fora pela saída traseira (que todos os gabinetes têm) e não ficara na parte de cima dele.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!