Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, Boa tarde ou Boa noite

Recorro a algum tipo de ajuda pois já procurei em todos os lugares da internet e nada resolveu meu problema

Esse ano herdei um notebook da Acer modelo E1-531

Ele funciona sem problemas, entretanto, meses atrás enquanto meu pai o utilizava, a entrada de fone de ouvido simplesmente parou de funcionar

Não há sujeira dentro e nenhum dano físico aparente

Eu já tentei formatar com Windows7, 8.1 e 10, atualizei drivers, e nada resolveu

O único jeito que consegui fazer a entrada funcionar foi instalar Linux e instalar o Sound Switch Indicator, por meio dele consegui marcar a entrada como sempre ativa e a selecionar pelo menu

Porém, necessito de permanecer no Windows e não acho jeito de fazer a entrada funcionar

Grato desde já

Postado
44 minutos atrás, Lucas Felsky disse:

Bom dia, Boa tarde ou Boa noite

Recorro a algum tipo de ajuda pois já procurei em todos os lugares da internet e nada resolveu meu problema

Esse ano herdei um notebook da Acer modelo E1-531

Ele funciona sem problemas, entretanto, meses atrás enquanto meu pai o utilizava, a entrada de fone de ouvido simplesmente parou de funcionar

Não há sujeira dentro e nenhum dano físico aparente

Eu já tentei formatar com Windows7, 8.1 e 10, atualizei drivers, e nada resolveu

O único jeito que consegui fazer a entrada funcionar foi instalar Linux e instalar o Sound Switch Indicator, por meio dele consegui marcar a entrada como sempre ativa e a selecionar pelo menu

Porém, necessito de permanecer no Windows e não acho jeito de fazer a entrada funcionar

Grato desde já

Nas opções de bios, em dispositivos onboard, tem um item  que você escolhe qual dispositivo de áudio escolher e também ativá-lo e desativá-lo. Verifique isso.

Postado
33 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Nas opções de bios, em dispositivos onboard, tem um item  que você escolhe qual dispositivo de áudio escolher e também ativá-lo e desativá-lo. Verifique isso.

acho que se fosse por isso o sist operacional nao faria diferença...

Postado
2 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Eu verifiquei e essa opção nem existe na bios do meu notebook

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Reset2020 disse:

Tem áudio nos alto falantes ?

O áudio nos alto falantes funciona normalmente e a entrada de microfone também

adicionado 7 minutos depois
3 horas atrás, Eder Neumann disse:

testei com esse driver e o erro continua

o sistema nem detecta o fone conectado

Postado
2 horas atrás, Lucas Felsky disse:

O áudio nos alto falantes funciona normalmente e a entrada de microfone também

Pode testar com outro fone de ouvido.

Caso o defeito persista, pode ser trilha rompida na placa-mãe, ou solda trincada no conector de saída do fone.

Postado
2 minutos atrás, Reset2020 disse:

Caso o defeito persista, pode ser trilha rompida na placa-mãe, ou solda trincada no conector de saída do fone.

ou o pino de reconhecimento de dispositivo conectado pode estar torto.

Postado
5 horas atrás, Eder Neumann disse:

ou o pino de reconhecimento de dispositivo conectado pode estar torto.

existe alguma maneira de se arrumar isso?

adicionado 0 minutos depois
5 horas atrás, Reset2020 disse:

Pode testar com outro fone de ouvido.

mas a questão é que ao marcá-la como sempre ativa no linux e conectar um fone ela funciona

Postado
3 horas atrás, Lucas Felsky disse:

marcá-la como sempre ativa no linux e conectar um fone ela funciona

Pode dar um spray com limpa contatos no conector do fone, a fim de limpar possível oxidação nos contatos.

Tambem, por uma questão de teste, caso tenha, teste com outro fone.

Postado
3 horas atrás, Lucas Felsky disse:

mas a questão é que ao marcá-la como sempre ativa no linux e conectar um fone ela funciona

Se no Linux funciona, não há razão pra acreditar que é problema físico e que limpando resolve. Verifique no gerenciador de dispositivos se o driver está instalado ou se tem algum problema.

Postado
4 horas atrás, Lucas Felsky disse:

mas a questão é que ao marcá-la como sempre ativa

Conforme esquema elétrico, o plugue do fone, deve enviar um sinal de aterramento HP_PLUG#, quando conectado, ao circuito de controle do áudio.

Podemos concluir que :

O plugue ao ser conectado, não está enviando sinal de aterramento, por isto deve ser testado com outro fone.

O conector interno, pode estar com oxidação, e desta forma não envia o sinal de aterramento para o circuito sensor que faz a ativação no chip interno de controle de áudio.

1573012977_acere1531pluguefone.thumb.png.1c5f165c3706d100bf4adcca1caa2d85.png

915954482_acere1531sinalpluguefone.thumb.png.4044da7b06868d4a9281133471994331.png

E por ultimo, defeito no mosfet de comutação do sinal lógico, conforme esquema elétrico.

1326770664_acere1531pluguefonesinallgico.png.779bcac36efe9ac0ee23d0e41fcf2120.png

Postado
8 horas atrás, Reset2020 disse:

Conforme esquema elétrico, o plugue do fone, deve enviar um sinal de aterramento HP_PLUG#, quando conectado, ao circuito de controle do áudio.

Podemos concluir que :

O plugue ao ser conectado, não está enviando sinal de aterramento, por isto deve ser testado com outro fone.

O conector interno, pode estar com oxidação, e desta forma não envia o sinal de aterramento para o circuito sensor que faz a ativação no chip interno de controle de áudio.

1573012977_acere1531pluguefone.thumb.png.1c5f165c3706d100bf4adcca1caa2d85.png

915954482_acere1531sinalpluguefone.thumb.png.4044da7b06868d4a9281133471994331.png

E por ultimo, defeito no mosfet de comutação do sinal lógico, conforme esquema elétrico.

1326770664_acere1531pluguefonesinallgico.png.779bcac36efe9ac0ee23d0e41fcf2120.png

E existe algum jeito de arrumar esses problemas em casa?

Postado
2 horas atrás, Lucas Felsky disse:

E existe algum jeito de arrumar esses problemas em casa?

Coloque a foto do pino de encaixe do fone, a fim de verificar se é compatível com o NB.

Postado
18 minutos atrás, Reset2020 disse:

Coloque a foto do pino de encaixe do fone, a fim de verificar se é compatível com o NB.

Seria a parte externa onde se conecta o fone?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...