Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Asus A320m-k/br fazendo CPU atingir clocks indesejados


Ir à solução Resolvido por brunorossii,

Posts recomendados

Olá,

 

Montei recentemente mais um computador, minha primeira plataforma AM4, nela incluí uma placa-mãe temporária para o meu também temporário processador - uma Asus A320m-k/br e um R5 1600 af, respectivamente. Certo, o que acontece é que esta mb não suporta overclock, o que faz total sentido. Entretanto o meu problema é o oposto, ela aparenta fazer automativamente overclock no meu processador! Como assim?:

 

Em teoria o clock máximo do R5 1600af, em turbo é de 3,6ghz, a placa o faz alcançar 3,7ghz... E eu não quero isso, pois isso sobrecarrega o meu EDC (Ryzen Master). Minha ideia é saber se há alguma maneira de manter o processador no limite de 3,6ghz.

 

Descobri que se eu deixo o 'core boost' da BIOS ativado é o que faz o meu processador atingir 3,7ghz, mas se eu desativo essa função, o meu clock não passa de 3,2ghz... Não tem nenhuma forma de limitar o clock para até 3,6ghz ou algo do gênero? (o que seria perfeito pra mim)

 

Não sei ou não consigo fazer isso na BIOS, e não sei ou não consigo fazer isso no Ryzen Master da AMD.

 

Agradeço desde já a atenção pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, brunorossii disse:

Olá,

 

Montei recentemente mais um computador, minha primeira plataforma AM4, nela incluí uma placa-mãe temporária para o meu também temporário processador - uma Asus A320m-k/br e um R5 1600 af, respectivamente. Certo, o que acontece é que esta mb não suporta overclock, o que faz total sentido. Entretanto o meu problema é o oposto, ela aparenta fazer automativamente overclock no meu processador! Como assim?:

 

Em teoria o clock máximo do R5 1600af, em turbo é de 3600ghz, a placa o faz alcançar 3700ghz... E eu não quero isso, pois além de sobrecarregar a temperatura das VRMs, dispõe de 100% do meu TDC. A minha ideia é saber se há alguma maneira de manter o processador no limite de 3600ghz.

 

Não sei ou não consigo fazer isso na BIOS, e não sei ou não consigo fazer isso no Ryzen Master da AMD.

 

É algo que era tão simples de se fazer! Mas não sei como fazer, nunca tive problema em limitar o multiplicador da CPU ou algo do gênero, só tive isso com essa mb, que inclusive está com a BIOS mais atual.

 

Agradeço desde já a atenção pessoal!

 

Ta procurando chifre na cabeça de cavalo amigo.
Se ele está subindo a 3.7 isso é ótimo, sinal que está melhor que deveria.
Esses 100mhz de frequência a mais não vão sobrecarregar em absolutamente nada o VRM nem qualquer outra peça do pc.

No seu lugar deixaria tudo como está e seria feliz com a configuração que tem que é excelente por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Fiz uma modificação no meu plano de energia, estava o mínimo de uso da CPU 100% e o máximo 100% (eficiência energética), eu alterei para 5/100 e resolveu o meu problema com o TDC, agora o meu problema é com o EDC, que está ainda atingindo os 100%, mesmo que agora com um pouco mais de demora.

Andei pesquisando e vi que tem relação com o PBO da minha placa-mãe... Agora parece que é uma questão de identificar a configuração correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Resolvido, podem fechar.

 

Infelizmente essa placa-mãe possui enormes limitações para qualquer processador que não seja APU. A minha solução foi instalar o pacote de drivers AMD mais recentes, o qual contém o perfil de energia AMD. Setando esse perfil de energia, o problema foi amenizado em 70%, melhor que isso só partindo para uma b350 ou b450.

 

Podem fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!