Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Win 98 SE - Comportamento Estranho


ecarli

Posts recomendados

Ao pessoal do Forum,

Recentemente percebi algo de muito estranho em meu PC rodando win98se: imediatamente após meu PC finalizar seu boot, abro o windows explorer e começo a navegar pelos meus diretórios, volta e meia dando um refresh no conteúdo dos mesmos (opção view -- refresh). Meu micro faz isso consideravelmente de modo rápido, até aqui sem nenhum problema.

Entretanto, após algum tempo (coisa de minutos) fazendo essa operação, é gritante o aumento de tempo que me leva a ver o conteúdo dos diretórios. Ao clicar em um diretório ou sub-diretório, meu PC leva um tempo até me mostrar o conteúdo dos mesmos. Dar refresh então é outra coisa que até pouco tempo atrás era de imediato, agora já leva um tempo razoável...

Pensei logo de início que pudesse ser meu HD. Desconsiderei logo essa hipótese porque, se eu der novamente um boot no PC, a situação volta ao normal!

Alguém sabe porque isso acontece? Já li aqui mesmo no forum alguns relatos de que depois de algum tempo ligado, um PC com win98 instalado fica lento demais.

A pergunta chave é: existe alguma forma de se corrigir isso? Já li aqui também no fórum várias dicas de como mexer no registro, fazer isso, fazer aquilo, mas acho que todas essas mexidas são mais válidas para pcs com pouca memória.

Meu PC é um Duron 1.2Ghz, com 256M RAM DDR 266, e HD Seagate Barracuda 40GB, placa mãe ASUS A7N266-VM.

Alguém teria alguma dica de como contornar isso? Existe truques ou dicas de melhorar esse comportamento do win98?

Um grande abraço a todos,

Ecarli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única forma de contornar isso é formatando... infelizmente. O windows 98 tem um comportamento imprevisivel, de forma que até a MS reconhece isso... mudou totalmente a estrutura de seus sistemas operacionais da geração pós 98/ME justamente porque a fama de que seus SO's necessitavam de formats periódicos correu mundo e deu origem ao termo (pejorativissimo) Windows ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao contrário, de configuração você tem mais que o suficiente pro xp, já vi rodando em processador 700 (lento, mas sem problema nenhum), só pra lembrar, a configuração mínima do xp corre em torno de proc. 300 com 128 de memória (a menos que te enganaram, teu processador ta bem acima dele). Isso do explorer ficar lento tem a ver com a memória, ele acaba jogando muita coisa lá e depois de um tempo ele começa a prejudicar o funcionamento do computador, o que se resolve desligando ele por um tempo ou reiniciando.

Em primeiro lugar, se você usa o w98 e tem 256Mb de memória, esquece, o w98 só reconhece 128Mb, o restante fica sem uso, procura no Baixaki o programa x-teq x-setup que ele faz com que o w98 reconheça o restante, só isso ja diminuiria o problema, o wXP não tem esse problema, ele reconhece o que você tiver.

Do restante do hardware, não tem problema nenhum...

Senão, coloca o wXP que você não vai se arrepender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ecarli@29 out 2004, 21:28

Oi N-TEK,

        Pois é, já pensei nisso mas como o XP é bem mais pesado, vai acabar deixando minha máquina mais lenta.... O XP exigiria fazer um upgrade de processador para Athlon XP 2400+ ou coisa parecida.

        O que voce acha?

Não precisa fazer ugrade.Eu uso o xp na minha configuração da assinatura,roda tranquilo.Pode instalar em sua máquina numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Czar_Bruno Postado em 30 out 2004, 00:55

  Ao contrário, de configuração você tem mais que o suficiente pro xp, já vi rodando em processador 700 (lento, mas sem problema nenhum), só pra lembrar, a configuração mínima do xp corre em torno de proc. 300 com 128 de memória (a menos que te enganaram, teu processador ta bem acima dele). Isso do explorer ficar lento tem a ver com a memória, ele acaba jogando muita coisa lá e depois de um tempo ele começa a prejudicar o funcionamento do computador, o que se resolve desligando ele por um tempo ou reiniciando.

Em primeiro lugar, se você usa o w98 e tem 256Mb de memória, esquece, o w98 só reconhece 128Mb, o restante fica sem uso, procura no Baixaki o programa x-teq x-setup que ele faz com que o w98 reconheça o restante, só isso ja diminuiria o problema, o wXP não tem esse problema, ele reconhece o que você tiver.

Do restante do hardware, não tem problema nenhum...

Senão, coloca o wXP que você não vai se arrepender.

Aqui eu tenho que discordar do nosso amigo. Já foi criada muita polêmica sobre esse limite de memória do windows 98, mas vejam o que foi descoberto neste tópico. E se for pra colocar o XP então não vai mudar muita coisa em matéria de velocidade. Prefira um sistema Linux, que gerencia muitíssimo melhor a memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ecarli@31 out 2004, 21:12

Fala pessoal,

Obrigado a todos pelas respostas. Sydney, o que exatamente essa entrada no system.ini faz? Melhora o desempenho da máq?

Abraços,

Ecarli

heheheh, sei que não so o sidney mas parea sua resposta mais rápida.

essa entrada no system.ini faz com que a memoria de troca, a bendita lenta que o windows gosta de usar sem necessidade e que fica no hd seja usada só mesmo quando a memo física do sistema se esgotar. :devil:

Ao contrário, de configuração você tem mais que o suficiente pro xp, já vi rodando em processador 700 (lento, mas sem problema nenhum), só pra lembrar, a configuração mínima do xp corre em torno de proc. 300 com 128 de memória (a menos que te enganaram, teu processador ta bem acima dele). Isso do explorer ficar lento tem a ver com a memória, ele acaba jogando muita coisa lá e depois de um tempo ele começa a prejudicar o funcionamento do computador, o que se resolve desligando ele por um tempo ou reiniciando.

Em primeiro lugar, se você usa o w98 e tem 256Mb de memória, esquece, o w98 só reconhece 128Mb, o restante fica sem uso, procura no Baixaki o programa x-teq x-setup que ele faz com que o w98 reconheça o restante, só isso ja diminuiria o problema, o wXP não tem esse problema, ele reconhece o que você tiver.

como disse o colega o windows 98 comprovadamente já foi testado com um programa que mostra o uso da memo e le gerencia até 512Mb, certo que não é tão bem quanto o 2k e XP, mas se for por uma coisa melhor vai pra linux (que não tem serviço porco 2). o windows xp com 192 de memo roda bem com 64mb sobrando para outros programas (excencialmente ele usa 128MB só para si), eu instalei o windowsXp na máquina daassinatura e ficaram algumas coisas mais rápidas, como o acesso a memo (comprovado por teste no everest), mas por falta de drivers e por problemas com aplicações 3d (que ficavam estranhamente piscando) eu o retirei e coloquei o 98, o qual eu posso de uma forma ou de outra usar um dia todo sem precisar reiniciar com a memo que tenho.

Mas não posso deixar de falar que a questão do diretório realmente ocorre, mas, pelo menos comigo, basta que se feche a pasta para que fique normal. não é nada com formatação pois meu sistema está bem redondo e foi instalado a menos de um mês. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!